26/10/2022 às 14h06min - Atualizada em 27/10/2022 às 00h04min

Maersk realiza evento para discutir o futuro da logística

Conferência reuniu especialistas e clientes em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Mariana Moya
https://www.maersk.com/
Maersk

A conferência, realizada pelo grupo Maersk, com o tema Go Further Brazil – Logistics for the future, aconteceu em São Paulo, no início de outubro, e teve diversos temas em torno da cadeia de suprimentos. Mais de 140 clientes participaram do evento que discutiu as últimas tendências logísticas no Brasil e no mundo.

Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul, fez o discurso de boas-vindas ao público e enfatizou como o mundo está em constante mudança e como o comércio eletrônico está se acelerando em diferentes setores, tornando desafiador acompanhar o desejo do consumidor por entregas mais rápidas e produtos de mais qualidade. Ela também falou sobre o impacto das decisões de compra no meio ambiente, levando as empresas a tomar medidas para reduzir a pegada de carbono em sua produção e cadeia de suprimentos. 

Quanto à tecnologia, Schoner afirmou que esta é uma prioridade fundamental para gerenciar melhor a cadeia de suprimentos, acelerando a transformação digital. “Empresas de diferentes setores estão reavaliando a dinâmica de sua cadeia de suprimentos, buscando adicionar resiliência, melhor conexão e flexibilidade em um mercado altamente fragmentado”.

 

O ex-presidente do Banco Central do Brasil, com mais de 20 anos na área econômica e eleito como economista do ano em 2014, Gustavo Loyola, foi o palestrante da noite. Ele destacou os desafios e oportunidades que precisam ser considerados pelas empresas nos próximos anos.

Em relação à cadeia de suprimentos, Loyola ressaltou como o equilíbrio entre cabotagem, trem e transporte aquaviário contribui para a logística do Brasil. “A economia mostra um desempenho mais forte do que o esperado na primeira parte do ano. As importações e exportações brasileiras estão movimentando o país em direção à sustentabilidade”, afirmou ele.

Painel Logística para o Futuro

O painel que discutiu a logística para o futuro reuniu grandes nomes: Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul; Marcus Voloch, diretor Administrativo da Aliança; Thiago do Nascimento, diretor de Logística da Decathlon Brasil; Rodrigo Medina, diretor de Operações e Supply Chain da Procter & Gamble, e Clovis Wessling; Gerente Executivo de Logística e Mercado Externo da JBS.

Eles falaram sobre a importância da parceria para a integração logística de ponta a ponta, a visibilidade e flexibilidade da cadeia de suprimentos e a adaptabilidade da cadeia de suprimentos e nearshoring.

Os painelistas concordaram que os consumidores estão cada vez mais focados na parte sustentável das marcas e escolhendo produtos que adotam práticas mais sustentáveis para produzir, transportar e distribuir seus produtos. Além disso, a digitalização desempenha um papel fundamental na transformação da logística, e melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos é crucial para ser ágil e resiliente.

Experiência Imersiva

 

Durante o evento, os participantes receberam óculos de realidade virtual e puderam viver uma experiência imersiva no mundo da logística. O vídeo mostrou como o trabalho da Maersk começa nas fábricas ou fazendas, passando pelo oceano, armazenamento, distribuição, carga aérea, depósitos , e termina nas lojas ou mesmo na mesa dos clientes.

Ricardo Rocha, diretor regional de Logística e Serviços da Maersk na América Latina, encerrou a experiência imersiva mostrando a jornada de integrador e como isso tem ganhado vida no Brasil.  “A Maersk iniciou uma jornada de transformação na América Latina em 2017; implicou diversas ações organizacionais, ampliando nosso portfólio. O grupo passou de um conglomerado de negócios com diferentes interesses para um fornecedor integrado de soluções end-to-end. A sustentabilidade como parte do novo normal da Maersk em direção a uma logística circular e verde para a América Latina”.

Ricardo descreveu cinco fatores que estão afetando a logística para o futuro:

  • Risco e interrupção das operações
  • Tecnologia e inovação
  • Fornecimento e demanda
  • Pessoas
  • Sustentabilidade

A conferência Go Further Brazil – Logistics for the future abriu uma nova era para a logística, ressaltando a sustentabilidade como parte do novo normal, as tendências para a região da América Latina e como começou a transformação para o mercado brasileiro.


Sobre A.P. Moller - Maersk

A.P. Moller - Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços de transporte, a empresa opera em mais de 130 países e emprega mais de 100.000 pessoas em todo o mundo. A Maersk pretende atingir zero emissões líquidas até 2040 em todo o negócio com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis verdes.

https://www.maersk.com/

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia