24/10/2022 às 17h20min - Atualizada em 24/10/2022 às 17h20min

O marido põe empecilhos nos planos profissionais da esposa

AB Notícias News
Universal
Getty Images

No programa Escola do Amor Responde, uma aluna, casada há cinco anos, disse que seu relacionamento está difícil, pois o marido coloca empecilhos em todos os planos profissionais dela, inclusive, no projeto de voltar a estudar. Com isso, ela deixa suas vontades de lado para fazer as do companheiro. A aluna perguntou aos professores Renato e Cristiane Cardoso como ela deve agir diante dessa situação.

ALUNA – Estou casada há cinco anos e meu marido coloca empecilho em tudo o que quero fazer e que esteja relacionado à vida profissional. Quero estudar, mas ele fala que não dará certo. Sempre deixo os meus desejos de lado e faço os dele. Como reagir diante deste cenário?

RENATO – Quando seu marido coloca obstáculos para que você estude e diz que não dará certo, ele não está revelando o verdadeiro temor dele. Ele tem um desassossego que pode ser, por exemplo, por medo de que você vá para a faculdade e se envolver com outros homens. Ele também pode ter medo de você deixar os filhos com outra pessoa, caso vocês tenham filhos. Pode ser que ele tenha receio de que você receba mais do que ele no futuro, porque terá mais formação, ou simplesmente ele é um daqueles homens acomodados, com um pensamento derrotista, que não pensa de forma ambiciosa. O que você precisa descobrir é qual o real temor dele. Não faça isso por meio de uma briga ou de uma reclamação, mas recorrendo a uma conversa franca. Pergunte a ele: “amor, do que você tem medo se eu for estudar?”

CRISTIANE – De qualquer forma, o medo dele é um sinal de que você precisa de ajuda. Seu marido não quer vê-la crescer, seja por medo de que você tenha mais dinheiro, seja por temer que você o traia. Isso demonstra que ele não está bem, pois o certo é que, no casamento, um torça pelo outro. Não deveria ser um problema para o homem se a mulher ganhar mais do que ele. Se ela vai usar isso para querer mandar no relacionamento, são outros quinhentos. Contudo o fato de a esposa ter um diploma ou crescer na carreira não deveria ser um problema para ele. Por ser parceiro, ele deveria estar feliz por ela. Se não existe felicidade pelo crescimento do outro, isso demonstra que seu marido tem um problema interno. Mesmo que seja medo, é um problema. Você precisa ajudá-lo a entender essa questão e ela pode ser delicada. Quando o homem é inseguro, ele tem muita dificuldade de ouvir a mulher, pois julga que ela está querendo mandar nele. Ao expor seu medo, ele acha que está se diminuindo, então é algo complicado. O número de homens inseguros cresceu muito. As mulheres estão crescendo na área acadêmica e eles não sabem lidar com isso.

RENATO – Por outro lado, há mulheres que não sabem lidar com o crescimento na carreira, deixam isso subir à cabeça e fazem com que o homem se sinta inseguro. Você precisa entender o temor dele e passar segurança, ou seja, fazê-lo entender que essa busca por aprimoramento é benéfico para os dois, é para melhorar a vida de vocês. Se ele pensar que você quer isso apenas para você, esse medo pode ser justificado. É importante que você faça isso, caso contrário, terá um marido ressentido. O que adianta estudar e terminar o casamento? Entenda o verdadeiro temor dele e deixe claro que esse crescimento será favorável para os dois.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia