Estoque, logística e negociação. Essas três palavras definem bem o que os comerciantes que trabalham com comércio eletrônico ou físico precisam para se preparar para um dos meses mais importante para as vendas: a Black Friday. A data dos descontos acontece no Brasil numa sexta feira, dia 25 de novembro, e costuma ser uma boa pedida para vender muito mais, mas também carrega erros que depois rendem dor de cabeça tanto aos comerciantes quanto aos clientes. Rafael Henriques, diretor geral da assessoria de marketing Mamba, explica que muitos comerciantes subestimam o consumidor final: "O consumidor é inteligente, pesquisa informações, comentários, avaliações e compara preços, por isso é preciso seguir uma regra básica". Abaixo, listamos as dicas chamadas pelo especialista de "premissa ou fórmula básica" para que os comerciantes não tenham prejuízo na Black Friday.
1. Estoque Não adianta anunciar e o produto acabar. Frequentemente acontece o seguinte: o cliente clica para comprar, faz o pagamento e o produto não chega. Ou ainda clica no anúncio e o estoque está zerado. "O conceito básico, a premissa de tudo é ter estoque pra atender a demanda da Black Friday", diz o especialista.
2. Logística Produto comprado, produto entregue. Precisa ser assim. Além de pensar em estoque, os donos de lojas físicas e virtuais precisam pensar na logística - na entrega do produto. Vale tanto para a loja física que compra e precisa enviar ou ainda para comércios virtuais que vão enviar para todo o Brasil. "Hoje em dia é assim, precisa entregar rápido!", diz Rafael.
3. Negociação O pequeno, médio ou grande empresário que sabe negociar bem com o fornecedor consegue preços e condições melhores. Quem se adianta, consegue montar estoque com preço mais acessível, atender melhor os clientes e ainda garantir credibilidade e estoque junto a eles.
Esquenta Black Friday O especialista explica que, em termos de redes sociais, o anúncio pago funciona como leilão: "Quanto mais gente anunciando, mais caro fica. Se o comerciante anuncia na última hora, vai pagar um preço mais alto. Por isso, quem faz o chamado 'Esquenta Black Friday' sai na frente". Ele também cita que grandes marcas como Magazine Luíza, por exemplo, treinam vendedores de market place por meio de uma campanha específica.
Black Friday deve vender mais em 2022 que no ano passado Após um faturamento de R$5,4 bilhões na Black Friday de 2021, crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior, o comércio eletrônico se mantém como a preferência de 90,4% dos usuários ouvidos numa pesquisa feita pela Méliuz, startup brasileira que disponibiliza descontos. O estudo mostra que 69,1% dos entrevistados devem comprar exclusivamente em lojas online na Black Friday 2022. Com base em mais de 25 milhões de usuários, a pesquisa inédita revela que 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na data, número 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021. A pesquisa também aponta que o brasileiro deve gastar mais na Black Friday deste ano. Afinal, 39% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar um valor maior e 26,6% não têm orçamento estipulado. Portanto, o cenário de inflação no país não desanima a maioria dos consumidores. Ponto para os pequenos e médios lojistas, que têm a data como fundamental para o faturamento anual. Ao comparar o comportamento dos compradores online ao das lojas físicas, é possível perceber uma disposição maior de compras entre os usuários do e-commerce.
Black Friday + Copa do Mundo Este ano reserva um diferencial para a data: a semana da Black Friday será também a semana de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. 70% dos entrevistados não sabiam que o primeiro jogo do Brasil na competição está marcado para a véspera da Black Friday, dia 24/11, às 16h. Sabendo da informação, 28,5% dos usuários demonstraram intenção de mudar a data planejada para compras. A maioria deste grupo (que antes havia afirmado preferência por comprar durante a semana) passou a considerar comprar na madrugada da Black Friday após saber do horário do jogo.
O especialista Formado em Logística, começou a trabalhar na área comercial do Grupo China Link Trading. Ao longo do tempo, tornou-se diretor na área comercial e assumiu responsabilidades de campanhas digitais de tráfego. Ao se tornar diretor de marketing do grupo, tomou a frente de toda comunicação. Em 2021, fundou a assessoria de marketing Mamba Digital no qual é diretor. Hoje, a Mamba é referência em marketing de performance para e-commerce e parceria oficial de grandes softwares do mercado.
A Mamba Localizada em Santos, litoral paulista, e atuando para clientes nacionais e internacionais, a assessoria de marketing tem como objetivo inserir e também performar vendas de empresas que trabalham através do e-commerce. Por meio da comunicação integrada e ferramentas técnicas, o primeiro passo é construir uma estratégia personalizada para o modelo de negócio do cliente. Entre as especialidades, estão a implementação, gestão de e-commerce, tráfego pago e orgânico da loja virtual, e a avaliação do resultado financeiro. Além disso, a Mamba Digital trabalha com o posicionamento, através de conteúdos e parceria com influencers, gerando maior autoridade e confiança com o público e consumidor. A assessoria contabiliza mais de 300 clientes dentro do pacote de assessoria.
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