19/10/2022 às 10h04min - Atualizada em 20/10/2022 às 00h07min

Anna May Wong será primeira mulher de ascendência asiática a estampar moedas nos EUA

Ação faz parte do programa American Women Quarters, que coloca mulheres importantes da história dos EUA em moedas.

G1
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/19/anna-may-wong-sera-rimeira-mulher-de-ascendencia-asiatica-a-estampar-moedas-nos-eua.ghtml

Ação faz parte do programa American Women Quarters, que coloca mulheres importantes da história dos EUA em moedas. Projeto da moeda que levará o rosto de Anna May Wong
Divulgação Casa da Moeda dos EUA
Os Estados Unidos terão, pela primeira vez, uma mulher de origem asiática estampada em suas moedas. Anna May Wong, a primeira americana filha de imigrantes chineses a estrelar filmes de Hollywood, passará a estampar moedas de 25 centavos de dólar a partir da próxima semana.

A iniciativa é do programa American Women Quarters, da Casa da Moeda dos EUA, que coloca mulheres importantes para a história do país em moedas. Wong é a quinta personagem a ser homenageada pelo programa.
Segundo a instituição, a fabricação das moedas com o rosto da atriz começa na segunda-feira (24) e a previsão é que, pelo menos, 300 milhões de unidades circulem pelo país.
Quem foi Anna May Wong?
Anna May Wong é o nome ocidental de Wong Liu Tsong, que nasceu em 3 de janeiro de 1905, na cidade de Los Angeles. De família de imigrantes, os relatos sobre sua vida contam que ela sempre foi apaixonada por cinema.
O primeiro papel da atriz foi como figurante no filme de 1919 "The Red Lantern" (A Lanterna Vermelha, na tradução). Depois de mais uma série de papéis menores ao longo de três anos, Wong conseguiu seu primeiro protagonismo em 1922, no longa "The Toll of the Sea" (O Pedágio do Mar).
"Sua carreira abrangeu filmes, televisão e teatro. Ela apareceu em mais de 60 filmes, incluindo filmes mudos e um dos primeiros filmes feitos com Technicolor. Wong também foi a primeira americana de ascendência asiática a protagonizar um programa de televisão nos EUA, com seu papel em 'The Gallery of Madame Liu-Tsong' (A Galeria de Madame Liu-Tsong), em 1951", destacou a Casa da Moeda dos EUA.
Apesar de seu talento, a atriz sofreu com a discriminação em Hollywood e, por isso, passou uma temporada na Europa para trabalhar. Ela atuou em filmes em inglês, francês e alemão.
Em 1960, Wong ganhou uma estrela na Calçada da Fama. Ela morreu em 3 de fevereiro de 1961.
O programa American Women Quarters
O programa American Women Quarters teve início no começo de 2022 e se estenderá até 2025, homenageando mulheres da história americana em moedas de 25 centavos. A proposta da Casa da Moeda dos EUA é lançar cinco novos desenhos por ano.
Já foram homenageadas pelo programa Maya Angelou, escritora, artista e ativista social; Dra. Sally Ride, física, astronauta, educadora e primeira mulher americana a ir para o espaço; Wilma Mankiller, a primeira mulher americana eleita como principal executiva da Nação Cherokee; e Nina Otero-Warren, líder sufragista no Novo México e a primeira mulher superintendente das escolas públicas de Santa Fé.
Para 2023, a Casa da Moeda dos EUA também já definiu quem serão as homenageadas:
Bessie Coleman: de origem afro-americana, foi a primeira pilota dos EUA;
Edith Kanaka'ole: compositora de origem havaiana;
Eleanor Roosevelt: ex-primeira dama, autora e ativista por direitos civis;
Jovita Idar: jornalista, ativista, professora e sufragista de ascendência mexicana;
Maria Tallchief: Primeira pessoa a ocupar o papel de primeira bailarina nos EUA.

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/19/anna-may-wong-sera-rimeira-mulher-de-ascendencia-asiatica-a-estampar-moedas-nos-eua.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia