19/10/2022 às 13h02min - Atualizada em 19/10/2022 às 14h01min

Como a tecnologia ajuda na governança fiscal corporativa?

Uso de software evita erros na gestão tributária que podem gerar desde multas até denúncia de sonegação

SALA DA NOTÍCIA Maíra Gioia
Divulgação
É fato que o sistema tributário brasileiro é complexo e que as empresas devem dispor de equipes especializadas para enfrentar as especificidades e evitar desgastes com o fisco. A boa notícia é que a tecnologia ajuda a driblar o desafio e, consequentemente, favorece a governança corporativa evitando erros na gestão tributária que podem gerar desde multas até denúncia por sonegação fiscal.
Tais riscos podem ser evitados com a inserção de software fiscal na rotina da empresa. O uso de uma plataforma automatiza o processo de gerar, apurar e enviar a comprovação de pagamento ao Fisco o que,  atualmente, está diretamente ligado às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), no português: responsabilidade ambiental, social e governança. É que os pilares da governança dependem de organização e o uso de software fiscal automatiza o processo de gerar, apurar e enviar a comprovação de pagamento ao Fisco.
É o caso do software fiscal GUEPARDO, da NTT DATA Business Solutions, que permite uma rotina tributária mais ágil, eficaz e segura. O gerente de produto Diogo Brito conta que a plataforma foi desenvolvida para controlar e reduzir custos e riscos em aspectos tributários e que é preciso ter uma equipe atenta às diferentes situações impostas pela legislação e as necessidades específicas de cada setor. 

Em poucos cliques, é possível registrar informações, conferir os documentos e enviá-los – isso sem contar que tudo é salvo de forma organizada, podendo ser encontrado rapidamente, se for necessário. É preciso falar ainda da questão da satisfação dos colaboradores, que podem usar o tempo que antes era gasto em atividades burocráticas e repetitivas em tarefas de maior complexidade e valor.

“Nosso objetivo principal é facilitar a vida do usuário final. Sabemos que todas as esferas tributárias brasileiras são complexas, seja federal, estadual ou municipal. Estamos há 10 anos conseguindo atualizar todo o sistema para garantir que as empresas foquem na governança tributária”, afirma. “Estar em dia com os critérios ESG é uma demanda frequente entre nossos clientes. Para isso, nossa equipe está atenta às Notas Técnicas das esferas governamentais para que a plataforma fique sempre atualizada”, complementa.
A procura pela plataforma está em alta desde a primeira versão, o que mostra o interesse dos setores atendidos, que vão do energético ao varejista, passando pelo agronegócio, por manter a entrega fiscal em dia. O GUEPARDO é responsável por realizar a entrega tributária de 8% do PIB brasileiro.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia