19/10/2022 às 09h11min - Atualizada em 19/10/2022 às 14h00min

Mais de 690 animais foram avaliados na 8ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Iturama (MG)

Mais de 690 animais foram avaliados na 8ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Iturama (MG)

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
A oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade – realizada no dia 29 de setembro, no frigorífico Friboi de Iturama (MG) – teve a avaliação de 694 machos, todos terminados em confinamento. Os 694 machos não castrados foram inscritos por sete pecuaristas participantes. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN). O Circuito Nelore de Qualidade 2022 tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Em Iturama tivemos uma etapa de grande sucesso, assim como foi em Ituiutaba. Minas Gerais tem o quarto maior rebanho estadual do Brasil. Com certeza tivemos boa participação e ótimos resultados de animais e pecuaristas”, diz Gustavo Callejón, assessor técnico da ACNB.
“Nesta etapa, o grande destaque entre os machos foi o fato de serem jovens e pesados, já que 90% dos animais possuíam o peso de mais de 18 arrobas. Além disso, 72% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes”, complementa o especialista.

Melhor Lote de Carcaças de Machos
Anselmo Martins de Almeida, da Fazenda Água Branca, localizada em Nova Serrana (MG), venceu o campeonato de machos nesta etapa de 2022, tendo recebido a Medalha de Ouro. Por sua vez, a Medalha de Prata foi entregue a Wesley Silva Rizzo, da Fazenda Beija Flor, de Campina Verde (MG). Por fim, a Medalha de Bronze foi entregue a Lucimar M. da Silva Oliveira, da Fazenda Seis Irmãos, de Campina Verde (MG).
Novo campeonato
Um dos destaques do Circuito Nelore de Qualidade 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito Nelore de Qualidade acontecem nas seguintes datas:
  • 20 de outubro – Friboi - Redenção (PA)
  • 25 de outubro – Friboi - Lins (SP)
  • 27 de outubro – Frisa - Nanuque (MG)
  • 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
  • 08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
  • 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
  • 17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
  • 18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
  • 18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
  • 22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
  • 24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN) com apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia