18/10/2022 às 17h14min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h02min

Peça Teatral infantil destaca a importância da água para a vida em Paraíbuna

Projeto “Planeta Água em Cena 4” fará quatro apresentações gratuitas no mês de outubro na cidade

SALA DA NOTÍCIA Letícia Herenyi
Divulgação
 

Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil por meio de arte e literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega ao município de Paraibuna no mês de outubro. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.

 

As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” são realizadas na EMEF "Irmã Irene Alves Lopes - Irmã Zoé" no dia 25 de outubro, com sessões às 08h00, 10h30, 13h30 e 16h00. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.

Em 15 de outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente em todo o Brasil, data instituída em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que o consumo excessivo dos recursos naturais causa, e alertar os consumidores para fazerem escolhas mais sustentáveis, evitando o desperdício de água e energia.

A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.

‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Paraibuna conta com patrocínio da Caepa.

Sobre a CAEPA:  Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município paulista de Paraibuna, no Vale do Paraíba.  Contratada pelo prazo de 30 anos para atender a população de cerca de 18 mil habitantes, a CAEPA é controlada pela GS Inima Brasil e pela Enersul Saneamento. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade, que incluiu a substituição da rede no Centro de Paraibuna com mais de 60 anos, e na construção do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já realizados a CAEPA reduziu as perdas de água tratada no município de 60 para 31%. 

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

 

Serviço:

“Planeta Água em Cena 4” em Paraibuna (SP)

25/10 - 08h00, 10h30, 13h30 e 16h00

EMEF "Irmã Irene Alves Lopes - Irmã Zoé" - R. Geraldo Santana, s/n - Paraibuna

 


Evento Gratuito


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia