18/10/2022 às 09h50min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h01min

Como amenizar a picada de mosquito borrachudo?

*Por Guto Cunha, gerente de Marketing da FreeBrands

SALA DA NOTÍCIA NB Press
Pequeninos, silenciosos e mais eficientes do que deveriam. Os borrachudos incomodam muita gente. Na verdade, a sua picada é a grande vilã da história. Os sintomas iniciais são irritações, coceiras e inchaço no local, mas, a depender da sensibilidade da pessoa, as consequências podem ser mais graves.
Além dos sintomas desagradáveis que a picada desse mosquito pode desencadear, ainda há o risco de transmissão da oncocercose e da febre oropouche: doenças que causam febre alta, lesões na pele e dores em todo o corpo. Quando avançam para casos mais graves, também podem provocar meningite e até mesmo cegueira.
Para evitar danos maiores, o melhor a se fazer é não coçar as picadas para conter a proliferação de bactérias na região. Difícil? Muito! Então, que tal algumas dicas para ajudar a amenizar as consequências de um visitante voador nada agradável?

 
Como parar de coçar?
Para conseguir resistir à tentação, a lavagem da região com água e sabão é indicada. Após a limpeza, é necessário secar a pele e mantê-la hidratada com cremes e pomadas específicas. Também é possível conter o desejo de coçar com a aplicação de géis pós-picada, que ajudam a aliviar os sintomas e ainda podem refrescar o local; algumas opções disponíveis no mercado também deixam um aroma suave e agradável na pele.
 
Evite!
Como já mencionado, é de suma importância evitar a coceira após a picada, uma vez que a unha vai espalhar bactérias no local, o que pode prejudicar a recuperação ou aumentar o processo inflamatório.
Espremer a região picada na tentativa de remover as bactérias também é uma ação repreendida por dermatologistas. Isso porque corre-se o risco de lesionar a pele e retardar o processo de recuperação.
 
Checklist pós-picada de borrachudo
Eis as medidas que você pode tomar para não coçar a picada de borrachudo – com algumas dicas extras direcionadas para picadas de mosquito no geral:
 
1 - Fazer a limpeza da região com água e sabão neutro.
2 - Passar pomadas ou géis para picada de inseto.
3 - Aplicar uma gota de mel no machucado devido as suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
4 - Fazer uma compressa fria por cinco a dez minutos – o gelo entorpece a área afetada, ajudando a reduzir a coceira e a acalmar a pele.
5 - Passar gel de Aloe vera, planta anti-inflamatória.
6 - Espalhar óleos essenciais diluídos em água para alívios temporários. Alecrim, lavanda, neem e cedro funcionam bem nesses casos.
 
*Guto Cunha é gerente de marketing da FreeBrands, empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô (primeiro bloqueador de odores sanitários do país), Free Wipes (lenços umedecidos antissépticos), Free Bite (para alívio da coceira e desconforto causado por picadas de insetos), Kissu (spray bucal para mau hálito) e Beta (hidratante labial).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia