17/10/2022 às 10h14min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h17min

Como trabalhar a ansiedade matemática com as crianças?

Livro pode ser usado como ferramenta de apoio por pais, professores e terapeutas

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Simoni da Silva
Divulgação

A Matemática é uma disciplina considerada difícil para muita gente, e é bem comum sentir frustração e apreensão na hora de resolver problemas matemáticos. Tanto é que há um nome específico para essa sensação que surge diante dos números e equações: ansiedade matemática. O problema pode surgir na forma de pensamentos, como “sou ruim em Matemática, vou errar tudo”; em reações fisiológicas, como coração acelerado, mãos suadas e frio na barriga; e em comportamentos, como evitar ou se apressar para terminar as atividades. Esse tipo de ansieadade prejudica o desempenho do aluno, à medida em que os pensamentos e reações fisiológicas roubam a atenção da tarefa, dando o famoso “branco”. Além disso, faz com que a criança deixe de treinar suas habilidades matemáticas tanto quanto seus colegas, o que lhe impede de absorver melhor o conteúdo ensinado em sala de aula. 

A questão é o tema central do livro Aventuras na Escola: Marcela e o Medo da Matemática (Arte em Livros, 2020), escrito pelas psicológas Amanda Lobo Guimarães e Carmem Beatriz Neufeld e pelo neurologista Vitor Geraldi Haase. A obra conta a história da estudante Marcela. Ao descobrir que sua ansiedade de matemática tem atrapalhado seu desempenho nas provas, a menina decide resolver o problema perguntando para cada um de seus professores como lidar com este sentimento. 

O livro pode ser usado por pais, professores e terapeutas para trabalhar o conceito de ansiedade matemática com as crianças. “A ideia é que seja um auxílio extra aos alunos para lidarem com os desafios, regularem sua ansiedade e alcançarem suas capacidades máximas na disciplina, além de se tornarem mais motivadas a aprender”, destacam os autores. Em meio à narrativa, o livro propõe exercícios e questionamentos a serem feitos para os estudantes, como falar sobre sua rotina na escola, identificar emoções da personagem e relatar as suas próprias emoções.

 

Serviço

Aventuras na Escola: Marcela e o Medo da Matemática (Arte em Livros, 2020)

Amanda Lobo Guimarães, Vitor Geraldi Haase & Carmem Beatriz Neufeld

Ilustrações: Babi Wrobel

59 páginas

R$ 60

 

Sobre os autores

Amanda Paola Lobo Guimarães é psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociências (UFMG), membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG) e do Ambulatório de Pesquisa das Dificuldades Matemáticas e Síndromes Genéticas. É coautora do livro Aventuras na Escola: Marcela e o Medo da Matemática (Arte em Livros, 2020).

Vitor Geraldi Haase é neurologista, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS) e doutor em Psicologia Médica pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (LDMU), na Alemanha. Haase também é fundador e Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) e professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coautor do livro Aventuras na Escola: Marcela e o Medo da Matemática (Arte em Livros, 2020).

Carmem Beatriz Neufeld possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mestrado em Psicologia Social e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e livre-docência em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da FFCLRP, onde atua na área da terapia cognitivo-comportamental e na área de psicopatologia da infância e da adolescência. É coautora do livro Aventuras na Escola: Marcela e o Medo da Matemática (Arte em Livros, 2020).

 

Sobre a Arte em Livros

A editora Arte em Livros foi fundada em 2014, em Porto Alegre, pelos psicólogos Daniel Martins e Adriana Zanonato e pelo psiquiatra Luiz Carlos Prado, voltada para a publicação de obras escritas por e para psicoterapeutas. A Arte em Livros é especializada em livros, baralhos, jogos terapêuticos e demais instrumentos utilizados por psicólogos, médicos, terapeutas, pedagogos, psicopedagogos e assistentes sociais no trabalho com crianças, adolescentes e mesmo adultos.

A loja física da Arte em Livros está localizada na Avenida Plínio Brasil Milano, 232, bairro Higienópolis, em Porto Alegre, junto a uma das sedes do InTCC -  Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, clínica-escola de longa tradição no ensino e no atendimento na área das terapias cognitivo-comportamentais e da terapia familiar. Os livros da editora também estão disponíveis no e-commerce arteemlivroseditora.com.br e nos principais marketplaces: Amazon; Magazine Luiza e Mercado Livre. Em abril deste ano, a Arte em Livros firmou parceria com a Vetor Editora, de São Paulo, o que ampliou sua rede de vendas para 44 pontos em todo o país.

 

Onde encontrar

Loja física: Avenida Plínio Brasil Milano, 232, bairro Higienópolis, Porto Alegre/RS

Loja online:  arteemlivroseditora.com.br

Instagram: @arteemlivroseditora 

Facebook: Arte em Livros Editora 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia