17/10/2022 às 10h22min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h17min

Outubro Rosa: saiba quais são os cânceres que mais atingem as brasileiras

Para promover a saúde da mulher e o diagnóstico precoce de cânceres, laboratórios do Grupo Alliar realizarão exames com condições especiais

SALA DA NOTÍCIA FSB Comunicação

Reconhecido como mês de conscientização a respeito do câncer de mama, outubro tornou-se o período no qual a saúde da mulher está no foco das atenções. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a enfermidade é a de maior incidência em mulheres brasileiras. O órgão estima que, até o final de 2022, a doença deve chegar a 66.280 novos casos. Os registros do INCA também apontam os cânceres de ovário e de colo de útero como o segundo e o terceiro, respectivamente, que mais ocorrem nessa parcela da população brasileira.

Nódulos na mama podem ser detectados com autoexame, que deve ser feito levantando o braço esquerdo, apoiando-o sobre a cabeça e utilizando a mão direita para apalpar o seio devagar, com movimentos circulares de cima para baixo, processo que deve ser repetido o na outra mama. Ao notar algum caroço, geralmente fixo e indolor, é indicado procurar um médico imediatamente. Outros sintomas são pele avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, como descamação da pele, e saída espontânea de líquido por ele. “Contudo, o autoexame não substitui a mamografia, que deve ser realizada aos 35 anos para pacientes do grupo de risco e a partir dos 40, a cada dois anos. Sendo a recomendação de rastreio pelo INCAfazer o exame com intervalo de dois anos na faixa dos 50 aos 69 anos”, afirma a Dra. Raquel Coelho, ginecologista e Coordenadora Médica do CDB, marca de laboratórios do Grupo Alliar, em São Paulo.

O câncer de ovário é mais difícil de detectar. Silencioso, o inchaço abdominal é o principal sintoma da doença. “Por isso, é muito importante que as mulheres consultem um ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Através da consulta médica e dos exames de rotina, é possível realizar diagnósticos precoces que salvam vidas. Para se ter uma ideia, o câncer de ovário tem letalidade de 80%, segundo a Febrasco (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia)”, completa a médica.

Causado por alguns tipos do vírus do HPV, o câncer de colo de útero deve atingir 16.710 mulheres no Brasil até o final de 2022, segundo o INCA. Entre os sintomas da doença estão dor na pélvis, dor durante a relação sexual, menstruação irregular e sangramento pela vagina. “A melhor maneira de prevenir essa enfermidade é a vacinação, aplicada a partir dos nove anos em meninos e meninas. As mulheres que têm o vírus devem fazer exames de Papanicolau, seguindo as recomendações de seu ginecologista. Importante informar também que portadores de HPV podem tomar a vacina contra o vírus”, explica Dra. Raquel.

 

Para promover a saúde da mulher e o diagnóstico precoce de cânceres e outras

doenças, durante a campanha Outubro Rosa, as clínicas do Grupo Alliar, CDB (São Paulo), Axial (Minas Gerais), Delfin (Bahia), Multiscan (Espírito Santo), Multilab (Mato Grosso do Sul) e CSD (Pará) oferecerão pacote check-up com 13 exames, colposcopia e imunização contra o HPV com condições especiais. Além disso, todos os laboratórios da Companhia terão condições diferenciadas para a realização de exames de mamografia.

 

Sobre a Alliar

O Grupo Alliar foi fundado em 2011 com a fusão de quatro empresas líderes do setor de diagnóstico médico por imagem nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos. Com mais de 5 mil colaboradores e cerca de 1,2 mil médicos parceiros, a Companhia está presente em 10 estados brasileiros: São Paulo (CDB e Plani), Espírito Santo (Multiscan), Minas Gerais (Axial, Nuclear, São Judas Tadeu e Cedimagem), Mato Grosso do Sul (DI Imagem e Multilab), Pará (CSD), Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte (Delfin), Paraná (Sabedotti) e Resende, no Rio de Janeiro (Cedimagem).

A Companhia conta com mais de 100 unidades de atendimento ambulatorial, atendendo com excelência na realização de exames diagnóstico por imagem, análises clínicas, medicina nuclear e vacinas, além de soluções corporativas, remotas e presenciais, para hospitais e centros de diagnóstico dos setores privado e público, sendo a primeira empresa a firmar uma parceria público-privada no estado da Bahia.

Em 2020, a Alliar trouxe para o mercado de saúde o conceito de marketplace, com o lançamento do Cartão Aliança. Com uma assinatura mensal de apenas R$ 19,90 no plano anual, os clientes têm acesso a estabelecimentos credenciados em todo o Brasil que oferecem acesso a exames, consultas e outros serviços de saúde e bem-estar a preços acessíveis para a população não coberta pela saúde suplementar.

A Companhia conta ainda com uma healthtech B2B, o iDR, pioneira na operação remota de equipamentos de diagnósticos por imagem (Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada) – uma plataforma de tecnologia que aprimora a qualidade em medicina diagnóstica ao incorporar inteligência artificial e eficiência ao longo da jornada do paciente. O iDR oferece serviços de saúde de forma remota, incluindo telerradiologia, métodos gráficos e operação de equipamentos de diagnóstico por imagem, para dezenas de hospitais e clínicas em todo o Brasil, tornando a medicina diagnóstica precisa e de qualidade acessível às mais diversas regiões do país.

Ao longo de seus 11 anos, o Grupo Alliar consolidou-se como um dos mais importantes players da medicina diagnóstica do Brasil, tendo como pilares o atendimento humanizado, a valorização do corpo médico e o investimento em tecnologia e inovação.

 

Informações à imprensa - FSB    

Celina Cardoso [email protected] | (11) 98517-7203    

Joana Fróes [email protected] | (21) 99855-2363 


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