17/10/2022 às 14h29min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h11min

Viação Cometa e IJCA abrem hoje o calendário gratuito de cultura no Parque Vila Maria, em São Paulo

Cerca de 3.500 estudantes serão beneficiados com atividades em diversos dias e horários, dentro das instituições de ensino pré-selecionadas

SALA DA NOTÍCIA Landa Araújo
https://www.viacaocometa.com.br/
Divulgação
Risos, gargalhadas, consciência ambiental e muita interação. Os meses de outubro e novembro serão de pura alegria para crianças e jovens da rede pública de ensino de algumas escolas do Parque Vila Maria, zona norte do município de São Paulo. As atividades fazem parte do calendário sociocultural da Viação Cometa, que ajudou a construir o bairro no qual está inserida há mais de 70 anos, e conta o apoio estratégico do Instituto JCA que irá apoiar a programação cultural gratuita para alunos da rede pública do Parque Vila Maria.

Cerca de 3.500 estudantes serão beneficiados com atividades em diversos dias e horários, dentro das instituições de ensino pré-selecionadas: CCA Cidade Nova, EMEF Paulo Carneiro, EMEF Coronel Ary Gomes, CEU Parque Novo Mundo, EMEF Profa. Celia Regina e CCA Solid Rock.


Duas companhias de arte fazem parte do calendário cultural, que vai até o dia 11 de novembro. O teatro Parafernália com o projeto: "Água nosso bem mais precioso", que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o uso da água, as mudanças climáticas e o comportamento humano relacionado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. E a "Contando e Cantando Histórias" que visa o incentivo à leitura, por meio de cenários lúdicos e canções icônicas a personagem Carla desenvolve a trama com ajuda da graciosa e divertida corujinha Chouette, de sua boneca, Emília, e personagens de manipulação.

O espetáculo "Água nosso bem mais precioso", será apresentado no dia 22 de outubro, em duas sessões, às 10h e 14h, no equipamento cultural CEU Parque Novo Mundo para o público em geral. Haverá distribuição de cartilhas e revistas interativas (com atividades pedagógicas sobre a água e meio ambiente).

Para a coordenadora executiva do Instituto JCA, Maysa Gil, poder retomar as atividades após o período de pandemia é motivo de muita alegria e satisfação. "Esta iniciativa faz parte da estratégia da Viação Cometa de direcionar recursos para o território, contribuindo para o desenvolvimento cultural e educativo dos jovens e seus familiares, fortalecendo as parcerias e promovendo trocas e vivências. O Instituto é uma ponte nesse processo e desejamos participar dele por muito tempo", afirma.  

A Vila Maria é um distrito localizado na zona norte do município de São Paulo, com uma população de 107.395 habitantes, de acordo com o censo do IBGE de 2010 e que possui muitas empresas relacionadas à transportes de cargas e ferrovias, como a própria Viação Cometa que patrocina o calendário cultural e esportivo desde 2016. Ao longo desses sete anos de atividades, 19 mil pessoas foram impactadas e foram patrocinadas 33 iniciativas, 28 organizações e 11 produtoras com um total de R$4,49 milhões de recursos mobilizados.

Sobre o Realizador e o apoiador estratégico
Há mais de sete décadas, a Viação Cometa ajuda a escrever histórias de muitas pessoas e regiões. A empresa completou 74 anos e segue se reinventando, mas sem deixar de lado a tradição que vai desde os icônicos ônibus Flecha Azul aos mais modernos. Nos últimos três anos, a empresa transportou mais de 20 milhões de passageiros, atendendo a 123 cidades das regiões Sul e Sudeste.

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) trabalha com o objetivo de superar as desigualdades sociais e constituir uma sociedade melhor. Desde 2004 atua nas áreas de educação e cultura, com projetos para melhorar as oportunidades para jovens que vivem em Niterói e municípios do entorno (São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) contabilizando mais de 4 mil beneficiados. O Instituto também lidera e participa, junto a outras organizações sociais que buscam qualificar as políticas públicas de Educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua, nos últimos sete anos na expansão de projetos incentivados conectados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria, em parceria estratégica com a Viação Cometa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia