17/10/2022 às 15h16min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h09min

Escolas de Crixás voltam a receber ações do ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’

Escolas que receberam as estruturas em outubro do ano passado se preparam para uma nova experiência cultural com oficinas de teatro

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Rodrigo Carneiro

O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” fez sua primeira parada em Crixás em outubro do ano passado, quando entregou as estruturas do armarinho para seis escolas. Na época, por conta das restrições impostas pela pandemia, a presença de público foi extremamente reduzida para evitar riscos de contágio e transmissão, fazendo com que parte das ações fossem proteladas. Agora, frente a um cenário mais normalizado, cerca de 450 crianças vão poder experienciar as oficinas de artes cênicas também gratuitas.

No próximo dia 17, a Creche Nair Maciel abre caminho para as ações, que acontecem às 14h e 15h. No dia seguinte, às 13h30 e 14h30, é a vez da Escola de Tempo Integral Ursulino Tavares Leão. Quarta-feira é dia de acervo físico e oficinas na Escola Municipal Aurita Pereira da Silva. A Escola Polo Rural Chico Mendes recebe o projeto no dia 20 e a Escola Polo Rural Sebastião Machado de Azevedo no dia 21. Por fim, a Escola Arlindo do Carmo Ribeiro também será contemplada na segunda, 24.


Cada armarinho foi entregue com brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. “A ideia é que os educadores utilizem esse material na preparação das atividades que serão realizadas com as crianças quando as aulas presenciais forem retomadas. Uma forma lúdica de educar e estimular a imaginação dos pequenos, com o objetivo de ampliar e aguçar o repertório cultural dos estudantes, impactando diretamente na construção da subjetividade de cada ser”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto. 

Cada instituição vai receber duas oficinas culturais que completam a experiência. “Essas oficinas servem como demonstração de uso do armarinho, além de convidar as crianças para uma imersão participativa que explora os principais elementos do teatro”, pontua Ewerton Silveira, supervisor de eventos da proponente. Ele também explica que a atividade estimula o improviso, a expressão corporal, a oralidade e a criatividade dos pequenos.

A produtora de ouro AngloGold Ashanti, indústria de maior longevidade do Brasil, com operações em Goiás e Minas Gerais, tem orgulho de patrocinar as ações do projeto em Crixás. “A valorização da leitura é um elemento base da nossa formação. É o orgulho, portanto, para a empresa, pode apoiar investimentos na educação das nossas crianças”, destaca Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da empresa. 

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

SERVIÇO: “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Crixás
Creche Nair Maciel
Endereço: Av. das Oliveiras, s/nº., Qd. 23, Lt. 1C, Novo Horizonte – Crixás/GO
Data e Hora: Segunda-feira, 17 de outubro de 2022, às 14h e 15h 

Escola de Tempo Integram Ursulino Tavares Leão
Endereço: R. 14 A, esquina com a R. 05, Setor Morada do Sol II – Crixás/GO
Data e Hora: Terça-feira, 18 de outubro de 2022, às 13h30 e 14h30

Escola Municipal Aurita Pereira da Silva
Endereço: Rua Brasilia, s/nº., - QD. J LT. 13 - Auriverde - Crixás/GO
Data e Hora: Quarta-feira, 19 de outubro de 2022, às 13h e 14h

Escola Polo Rural Chico Mendes
Endereço: Rua Prudêncio F. Farias, Centro - Crixás/GO
Data e Hora: Quinta-feira, 20 de outubro de 2022, às 10h e 11h

Escola Polo Rural Sebastião Machado de Azevedo
Endereço: Rua Prudêncio F. Farias, Centro - Crixás/GO
Data e Hora: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022, às 10h e 11h

Escola Arlindo do Carmo Ribeiro
Endereço: Rua Prudêncio F. Farias, Centro - Crixás/GO
Data e Hora: Segunda-feira, 24 de outubro de 2022, às 10h e 11h

---

Sobre a AngloGold Ashanti: A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do país, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 15 toneladas em 2020 – o que corresponde a 15% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil colaboradores diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 18 milhões em ações sociais apenas em 2020, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em oito países com dez operações. Mais informações em www.anglogoldashanti.com.br.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia