14/10/2022 às 10h14min - Atualizada em 17/10/2022 às 00h01min

No Dia Mundial da Alimentação, estudantes da Una orientam a população de Uberlândia sobre PANCs

Plantas Alimentícias Não Convencionais serão tema de orientação nutricional na Feira do Bairro Aparecida, neste domingo (16); ação integra atividades realizadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas em diversas cidades de Minas Gerais.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Assessora de imprensa da Una Uberlândia | Rede Comunicação
Foto: Pixabay.

Os estudantes do curso de Nutrição da Una Uberlândia, que integra o Ecossistema Ânima, vão realizar uma orientação nutricional à população, no próximo domingo (16), entre 9 e 12 horas, na Feira do Bairro Aparecida, na Avenida Monsenhor Eduardo. Com exposição de cartazes e distribuição de materiais impressos, como fôlderes e cartilhas, eles vão esclarecer a comunidade sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

 

A ação faz parte de uma série de atividades realizada pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região de Minas Gerais (CRN9), em parceria com o Sindicato dos Nutricionistas de Minas Gerais e com os cursos de Nutrição das Instituições de Ensino Superior (IES), para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente em 16 de outubro. As ações ocorrem em diversas cidades de Minas Gerais, como Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga e Juiz de Fora.

 

Em Uberlândia, a orientação dos estudantes do Centro Universitário Una será voltada para as PANCs. As Plantas Alimentícias Não Convencionais são folhas, verduras, frutas e raízes com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, mas pouco consumidas ou utilizadas apenas em determinada região. Alguns exemplos são ora-pro-nobis, inhame, taioba, araçá, azedinha, chicória-do-campo, pequi e mangaba. 

 

“A maioria das PANCs são alimentos funcionais, com enormes valores nutricionais, de vitaminas, fibras e minerais, que trazem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, explica a professora do curso de Nutrição da Una Uberlândia, Cristiana Araújo Gontijo. “Só que, embora elas tragam vários benefícios para a saúde, a maior parte da população desconhece esses alimentos e não os incrementa no dia-a-dia, o que torna a orientação essencial”.

 

Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação traz à tona temas como fome, acesso ao alimento de qualidade e alimentação saudável. Este ano, para refletir sobre o cenário de insegurança alimentar no Brasil, o tema da campanha é “Ninguém é deixado para trás”, uma vez que, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. Ações semelhantes serão realizadas em Juiz de Fora, Ipatinga e Montes Claros.


Sobre a Una


Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade. 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia