13/10/2022 às 16h46min - Atualizada em 14/10/2022 às 02h00min

Conheça os cuidados da piscina de fibra desde a fabricação a instalação da peça

A fibra é conhecida pelas pessoas que prezam pelo custo-benefício, com isso, a franquia Solário Piscinas conta sobre as práticas essenciais na hora de escolher uma piscina

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Quem não quer se refrescar nos dias de calor, não é mesmo?! Com as temperaturas altas em quase todo o ano, em boa parte dos estados brasileiros, a distração na água beneficia crianças e adultos em um momento de lazer com toda a família.

Comparada a outras opções, a piscina de fibra tem um custo menor e é vantajoso para muitos bolsos, inclusive com economia na manutenção. Mas engana-se quem pensa que basta escolher a peça e levar para casa. O cuidado continua no local onde será instalada essa piscina, que mantendo os cuidados básicos pode se manter intacta por cerca de 10 anos.

Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário Piscinas (rede com mais de 30 anos de mercado), explica que a matéria-prima utilizada na fabricação dessas peças é fundamental para garantir anos e anos de diversão com essa mesma piscina.

O empresário conta que apesar de serem conhecidas como piscinas de fibra de vidro, seu nome real é Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV). Isso porque durante o processo de fabricação a fibra de vidro é misturada com a resina poliéster, o que torna esse material extremamente leve, resistente e flexível. Essa união resulta em peças que possuem longa duração, resistência e alta qualidade.

Além dessas duas matérias-primas, um terceiro elemento é adicionado na fabricação de piscinas de fibra de vidro, o gel-coat. Esse material é utilizado para dar acabamento a superfície interna, além de ser responsável por dar cor e brilho.

“Um dos diferenciais da Solário é a utilização de um quarto elemento: a barreira química ou resina ester-vinilica, esse elemento é responsável por inibir a aparição recente de bolhas no gel-coat, chamadas de bolhas de osmose. Apesar de ser considerada uma reação normal no gel, a utilização dessa barreira química aumenta a longevidade do gel”, explica Martinez.

 

 Fabricação

Na Solário, toda piscina de fibra é fabricada a partir de um molde pré-fabricado composto por seis etapas: pintura; aplicação de gel-coat mais barreira química e fibra de vidro; aplicação de resina mais a fibra de vidro; posicionamento dos reforços estruturais; aplicação da última camada de resina mais a fibra de vidro, e por último o desmolde da peça.

Todo esse processo leva em média 3 horas. Após a fabricação, essa piscina precisa permanecer em estoque por, no mínimo, dois dias para que ocorra o processo de “cura” do material.

“Pelo fato de trabalharmos com um estoque regulador, conseguimos acelerar o prazo de entrega até o cliente final. A partir do pedido do nosso franqueado, a piscina estará na unidade dele em até sete dias, pronta para comercialização ou entrega para o cliente final”, revela Martinez.

Hoje, a Solário está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em São Paulo, Bahia e Goiás.

 

Risco de adulteração na matéria-prima

 

As piscinas de fibra devem ser produzidas com materiais de boa qualidade para garantir o resultado esperado, principalmente na hora de instalar a peça. Quando a matéria-prima utilizada não atende bons padrões, a piscina fica mais dura e não aguenta a micro movimentação.

Felipe explica que, infelizmente, há empresas no mercado que adulteram a matéria-prima na fabricação desse tipo de piscinas. “O fato de a resina ser um material caro, algumas indústrias adulteram essa matéria-prima misturando a ela um composto chamado de “carga mineral”, em uma quantidade além do recomendado, de 5%. Quanto maior a quantidade desse material misturada à resina, mais rígida fica a estrutura da piscina, diminuindo sua flexibilidade. Esse composto quando misturado a resina dá volume a esta matéria-prima, diminuindo assim, a quantidade necessária de resina utilizada na fabricação da piscina e barateando o custo de fabricação, já que o valor da “carga mineral” é significativamente inferior ao da resina”, diz.

Essa mistura torna a resina, que é um material flexível e resistente, um material rígido e fraco, tornando mais propensa a trincos e fissuras. “Como toda piscina de fibra é instalada diretamente no solo, ao longo do tempo, ela sofre pequenas movimentações, processo chamado de acomodação. Sendo assim, piscinas que sofreram adulterações durante o processo de fabricação, não suportam essas micro movimentações e podem a vir a trincar”, reforça o empresário.

 

Instalação delicada

O processo de instalação da piscina de fibra é quase artesanal. A equipe que fará esse trabalho precisa ser altamente especializada e seguir corretamente o passo-a-passo, sem imprevistos indesejados. Pelo fato de a peça ser instalada diretamente ao solo, durante o processo de compactação a estrutura da piscina precisa ser capaz de suportar forças internas e externas, impostas pelo solo e pela água no interior da piscina. Portanto, é fundamental que a piscina seja flexível o suficiente para suportar qualquer tipo de forças impostas a ela sem trincar ou fissurar.

 

Tecnologia e aprimoramento

Felipe pontua que a Solário está constantemente estudando o mercado de piscinas de fibra e observando as novas tendências. Para isso, a franquia conta com profissionais em campo, visitando as operações e ouvindo dos lojistas em busca de conhecer melhor as necessidades dos consumidores.

O empresário revela que atualmente estão em desenvolvimento duas novas linhas de piscinas que surgiram justamente dessa nova pesquisa de mercado. Esta nova linha está prevista para ser lançada ainda neste mês de outubro, e deverá atender o público que procura uma piscina com conforto e preço acessível. 

Além de utilizar matéria-prima com alto padrão de qualidade na fabricação das piscinas, as peças ainda passam constantemente por testes de qualidade dentro e fora da empresa. “Nossos funcionários recebem constantemente treinamentos e cursos de nossos fornecedores para estarem sempre atualizados quanto ao manuseio de equipamentos, estocagem e manipulação de matéria-prima. Tudo isso para que, tanto o franqueado como também o cliente, receba sua piscina com o mais alto padrão de qualidade que prezamos”, finaliza o diretor executivo.

 

Diferenciais no produto

As linhas de piscinas da Solário foram o resultado de um amplo estudo dos modelos que já existiam no mercado. A marca observou os modelos que tinham uma maior aceitação pelo público em geral e adicionou algumas melhorias, como: 

- Borda anti-infiltração: Este tipo de borda evita infiltrações que possam ocorrer em torno da piscina.

- Pequena inclinação das paredes: as piscinas apresentam a menor inclinação possível, garantindo assim uma área de aproveitamento interno maior e consequentemente um aumento na litragem da piscina.

- Garantia: Todos os produtos apresentam 10 anos de garantia na estrutura do casco.

- Paredes lisas: São totalmente lisas, não contendo frisos na sua lateral. Os frisos são pontos mais frágeis, sendo lugares mais propensos a trincos e rachaduras. Além disso, paredes lisas são mais fáceis para limpeza, não apresentando pontos para acúmulo de sujeiras em sua superfície.

- Filtro de areia: Esse tipo de elemento filtrante está no mercado há anos, sendo utilizado por clubes, condomínios e residências. Por se tratar de um filtro com fácil manuseio, baixa manutenção e alta durabilidade ele é utilizado mundialmente.

 

Sobre a Solário Piscinas

Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 157.500,00 e prazo de retorno estimado em 18 meses - www.solario.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 - [email protected]


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia