13/10/2022 às 19h07min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h53min

Empresas nordestinas foram as que mais regularizaram dívidas inadimplentes no primeiro semestre de 2022, revela Serasa Experian

Os nove estados da região marcaram percentuais acima da média nacional de recuperação, que foi de 44,4%

SALA DA NOTÍCIA Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Entre janeiro e junho deste ano, a média de dívidas recuperadas em até 60 dias de negativação por empresas inadimplentes do Nordeste foi de 51,8% segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Todos os Estados da região marcaram percentuais de recuperação acima da média nacional (44,4%), com destaque para o Piauí, que alcançou 59,6%. Os empreendimentos do Sul do país também performaram bem, com 47,7% das contas em vermelho regularizadas. Em sequência ficaram o Sudeste (42,6%), Centro-Oeste (38,7%) e Norte (37,8%). Veja no gráfico a abaixo as informações de todas as unidades federativas (UFs) do país. 

Ainda na análise da média semestral, que considera todas as regiões do país, o número nacional alcançou percentual de 44,4%. Feita a comparação com o mesmo período do ano anterior foi registrada uma queda, pois de janeiro a junho de 2021 o índice atingiu média de 47,2%. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “os recursos governamentais destinados ao combate da pandemia no ano anterior foram de grande auxílio para que as empresas colocassem as contas em dia. Além disso, se olharmos para o comparativo dos setores vemos que no primeiro semestre de 2021 as contas mais ressarcidas foram de Utilities, que são serviços básicos e podem ter custos mais leves. Nos primeiros seis meses deste ano, já com a economia mais estabilizada, os fornecedores e indústrias conseguiram recuperar mais dívidas inadimplentes com a queda da necessidade de renegociação, já que provavelmente os empresários tiveram melhor desempenho em seus fluxos de caixa e conseguiram honrar com os compromissos financeiros acordados com esses parceiros”. 

O setor que mais recuperou dívidas negativadas de empresas inadimplentes foi aquele intitulado de “Outros”, que engloba fornecedores e indústrias, marcando percentual de 52,1%. A seguir estava o Varejo (50,5%), o segmento de Utilities (50,0%) e o de Bancos e Cartões (44,3%). Confira na tabela a seguir a comparação semestral da quitação de contas. 

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

Metodologia 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia