13/10/2022 às 14h25min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h01min

RAFAEL RINCÓN VENCE O ICON AWARD 2022, COM A VOLVO – PARTE DE LATIN AMERICA’S 50 BEST RESTAURANTS 

Rincón é um pioneiro da gastronomia social no Chile e fundador da Fundación Gastronomía Social

SALA DA NOTÍCIA Latin America's 50 Best Restaurants

13 de outubro de 2022 – Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 anunciou Rafael Rincón como vencedor do Icon Award 2022, com a Volvo. Rincón é o fundador da Fundación Gastronomía Social, uma organização sem fins lucrativos que utiliza a gastronomia para promover a inclusão social, a segurança alimentar, a formação culinária e os cuidados ambientais através da colaboração multissetorial. É também o criador de Comida Para Todos Chile, uma rede de solidariedade fundada para alimentar as comunidades durante a pandemia, e co-fundador do Ñam, o maior festival de culinária do Chile. O prestigiado reconhecimento celebra um indivíduo que deu uma contribuição excepcional para a indústria de restaurantes e reflete o compromisso de Rincón em promover o movimento de gastronomia social na região.

Em comemoração a suas conquistas, Rincón será homenageado na terça-feira, 15 de novembro, em Mérida, Yucatán, na cerimônia de entrega presencial de prêmios dos Latin America's 50 Best Restaurants, patrocinada pela S.Pellegrino & Acqua Panna – o primeiro encontro de toda a comunidade gastronômica da América Latina desde 2019. O prêmio segue o anúncio de Manoella "Manu" Buffara como Latin America’s Best Female Chef e precede o anúncio do American Express One To Watch Award em 25 de outubro.

Rincón diz: “Na Fundação Gastronomía Social, acreditamos que a gastronomia é uma linguagem universal com um poder incrível para mudar a sociedade, trabalhando com as comunidades – e não apenas para elas. Sinto-me honrado por ser reconhecido pela indústria e entusiasmado por partilhar a nossa história de sucesso com o mundo, provando que podemos realmente mudar o mundo com comida.” 

William Drew, Diretor de Conteúdos dos Latin America’s 50 Best Restaurants, acrescenta: “A visão de Rafael sobre a gastronomia social teve um imenso impacto na cultura gastronómica no Chile e não só, e certamente ajudará a moldar o futuro da paisagem culinária da região. Através do seu trabalho sem fins lucrativos, demonstrou que, com colaboração e educação, a alimentação pode ter um efeito imediato na sociedade e no planeta. Para nós, na 50 Best, é um privilégio ajudar a chamar a atenção para o trabalho positivo que ele fez na região.” 

Rincón nasceu em Madrid, com pais que acreditavam em usar a gastronomia para promover a justiça social, e incentivaram nele a importância da segurança alimentar. Em 2005, mudou-se para o Chile com a sua esposa, onde mais tarde fundou a Fundação Gastronomía Social como uma organização sem fins lucrativos, através da qual os atuais e futuros funcionários de hotelaria, empreendedores gastronômicos, empresas e acadêmicos podem aceder à formação em consciencialização ambiental, social e de saúde, e que também promove ativamente a segurança alimentar, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental através dos seus programas e iniciativas. 

Durante a pandemia, Rincón liderou o Comida Para Todos, um programa que cresceu para colaborar com 60 organizações diferentes e que foi fundamental para apoiar não apenas a população faminta do Chile, mas também os restaurantes durante estes tempos difíceis. Ao recolher doações de "refeições solidárias" vendidas online, a iniciativa social Comida Para Todos empregou restaurantes para cozinhar para comunidades vulneráveis. A iniciativa ainda está ativa no Chile, Espanha e Peru, e durante a pandemia foi replicada no Equador e na Argentina. Continua a evoluir com outros programas emergentes, como escolas físicas e virtuais e bootcamps, ou programas de emprego para jovens, especialmente mulheres. 

Rincón é também um dos fundadores do Ñam, o maior festival gastronômico do Chile, realizado anualmente desde 2011 para celebrar e dar visibilidade ao patrimônio alimentar chileno e ibero-americano. Depois do conceito bem-sucedido ter sido exportado para a Bolívia em 2019, foi forçado a fazer uma pausa devido à pandemia global, mas está programado para voltar a Santiago em 2023. Com Rincón no comando, o Ñam desenvolveu novos apoios, incluindo a Academia Ñam, a primeira plataforma social do Chile para a formação gastronômica; o Ñam Talentos, um portal de emprego especializado para os interessados em gastronomia social; e – em breve – a Ñam App, uma rede social que visa ligar e unir esta comunidade influente. 

Raymundo Cavazos, Diretor Geral da Volvo Car México, diz: “Estamos orgulhosos de conceder o Icon Award com a Volvo a Rafael Rincón pelo excelente trabalho realizado com a iniciativa Comida Para Todos e a Fundação Gastronomia Social, que nos mostram como essa cozinha não só pode, como deve ser inclusiva e consciente. Queremos celebrar essa filosofia compartilhada de criar um futuro melhor para todos e parabenizar Rafael pelo impacto que está gerando”.

Em 2021, Rincón foi anunciado como parte da pré-seleção para o Icon Award of Latin America's Best Restaurants 2021: Passado e Futuro, uma edição especial dos prêmios. Atualmente, Rincón junta-se a um grupo selecionado de personalidades culinárias reconhecidas pela sua inestimável contribuição para a gastronomia, desde a introdução do Icon Award nos Latin America's 50 Best Restaurants em 2019. Os anteriores vencedores do Icon Award incluem Rodrigo Oliveira e Adriana Salay, Janaina Rueda e Pedro Miguel Schiaffino. 

Este ano, a 50 Best celebrará mais restaurantes do que nunca com a introdução de uma nova lista com os restaurantes classificados entre a 51.ª e a 100.ª posição na América Latina. A lista 51-100 será anunciada em 3 de novembro, dando um merecido lugar de destaque a um maior número de estabelecimentos hoteleiros e às diversas culturas culinárias da região. O anúncio será seguido pela revelação da lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants, em 15 de novembro.

A 50 Best trabalha com a consultora de serviços profissionais Deloitte como parceira de adjudicação independente oficial para auxiliar a proteger a integridade e a autenticidade do processo de votação e a lista resultante dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2022. Veja mais informações sobre o processo de votação aqui.

***

Contato da comunicação social:

Miranda Rincón, JeffreyGroup

[email protected]; +1 (305) 860-1000

 

Para encontrar o centro de comunicação social, visite:

Link

 

Siga a 50 Best: 

 

Sobre os Latin America’s 50 Best Restaurants

O Latin America’s 50 Best Restaurants foi lançado em 2013 para celebrar a gastronomia em toda a região e oferecer aos clientes de todo o mundo descobertas locais e recomendações culinárias. A lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants é criada pela Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, um grupo influente de 300 líderes na indústria de restaurantes em toda a América Latina, cada um selecionado pela sua opinião especializada no âmbito dos restaurantes da América Latina. A lista dos 50 Best Restaurantes da América Latina é publicada por William Reed, que também publica os 50 Best Restaurantes do Mundo, lançados em 2002; os 50 Best Restaurantes da Ásia, lançados em 2013; e os 50 Best Restaurantes do Médio Oriente e Norte de África, lançados em 2022.

 

Sobre o patrocinador do prêmio: Volvo Car Mexico

A Volvo Car Mexico é uma marca que procura revolucionar a indústria automóvel como líder em segurança, sustentabilidade, tecnologia e negócios online. Todos os veículos Volvo são concebidos para pessoas que se preocupam com o mundo em que vivemos e com as pessoas à nossa volta. A missão da Volvo Car Mexico é criar um caminho mais seguro para o futuro de todos - a marca quer dar aos seus utilizadores a liberdade de se moverem de forma pessoal, responsável e segura. É, também, líder no segmento crescente de veículos elétricos premium; parte dessa estratégia procura proteger o mundo que partilhamos. O compromisso da Volvo é claro num futuro próximo: repensar a sustentabilidade nas suas operações, nos seus automóveis e com a sociedade.

 

Sobre o Parceiro de Destino Anfitrião: Estado de Yucatán

Yucatán é rico em atrações naturais, culturais e patrimoniais, com 377 quilômetros de belíssimas praias de areia branca banhadas por águas esmeralda e turquesa. Possui vida selvagem ampla e variada, tem locais arqueológicos de relevância mundial, como Chichén Itza e Uxmal, e é um mosaico onde a cultura viva dos maias se destaca e oferece uma gastronomia vasta e requintada. Caminhe pela dualidade dos restaurantes e locais tradicionais que oferecem as mais recentes opções de fusão. A capital de Yucatán, Mérida, é a única cidade do mundo a ser reconhecida duas vezes como Capital Americana da Cultura. Mérida é também a única cidade do México nomeada como uma das 10 Melhores Cidades do Mundo pela Condé Nast Traveler na categoria de grandes cidades. Para mais informações, visite o site

 

Sobre o principal patrocinador: S.Pellegrino & Acqua Panna

S.Pellegrino & Acqua Panna são os principais patrocinadores dos Latin America’s 50 Best Restaurants. S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais águas minerais naturais do mundo da gastronomia. Juntos, interpretam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.

 

Outros parceiros

  • Estrella Damm – Parceiro Oficial da Cerveja; patrocinadora do Estrella Damm Chefs' Choice Award
  • American Express Resy - Cartão de Crédito Oficial e Parceiro da Plataforma de Reservas (Resy); patrocinador do Prémio American Express One To Watch
  • República del Cacao – Parceiro Oficial do Chocolate; patrocinador do Prémio Latin America's Best Pastry Chef
  • Gin Mare – Parceiro Oficial do Gin; patrocinador do Prémio Gin Mare Art Of Hospitality
  • Beronia – Parceiro Oficial de Vinhos; patrocinador do Prémio Beronia Latin America's Best Sommelier
  • Flor de Caña - Parceiro Oficial do Rum; patrocinadora do Prémio Flor de Caña Sustainable Restaurant
  • Tequila Ocho – Parceiro Oficial de Tequila
  • Hyatt Regency Merida – Parceiro Oficial de Hotel


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia