13/10/2022 às 13h26min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h01min

De engenheiro a desenvolvedor de roupas de performance esportiva, conheça a trajetória do CEO da Authen

Americano desenvolve marca de vestuário especializado em corrida para melhorar o desempenho esportivo de corredoras brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Luiza Menezes
Crédito Guilherme Leporace

Porque um engenheiro, ex-atleta está desenhando roupas de performance para corredoras? Talvez essa seja a pergunta que vem à cabeça quando conhecemos a história do empreendedor Christopher Spikes, que é fundador e CEO da Authen, primeira marca no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado de corrida para mulheres brasileiras. Com um olhar apurado, ele viu a oportunidade de melhorar o desempenho esportivo de corredoras brasileiras com peças de boa modelagem e projetadas para que o corpo tenha um menor desgaste. 

Nascido em Michigan, nos EUA, Christopher J. Spikes é formado em Engenharia Mecânica e possui MBA pela University of Chicago Booth School of Business. Já atuou como consultor de Private Equity e General Practice na Bain & Co e foi numa viagem de negócios que o americano encantou-se pelo Brasil. Após o seu retorno aos EUA, ainda ficou com o desejo de empreender no Brasil. Em 2012, deixou o emprego no país de origem e mudou-se para São Paulo, aprendeu o Português e foi diretor geral do site de compras coletivas Groupon, vivência que o levou a conhecer e entender um pouco do mercado e dos hábitos de consumo dos brasileiros. Morou em SP até 2014, depois, foi para o Rio de Janeiro onde criou a Authen.

Sua relação com o esporte vem desde a faculdade, quando fez parte de um dos times mais vitoriosos de futebol universitário da NCAA, o Grand Valley State. E foi também com a vinda dele para o Brasil que Spikes voltou a praticar esportes. 

Com esse olhar estrangeiro, ele enxergou um espaço no mercado brasiliero. “Na minha rotina, eu via um crescente interesse das pessoas por corrida de rua e isso me fez ver uma oportunidade de resolver uma necessidade para as mulheres, pois eu via as roupas esportivas não se adequavam as brasileiras, e ao mesmo tempo em aplicar o meu conhecimento em um mercado que é novo no Brasil”. 

Christopher conta que antes da Authen só existiam duas opções de roupa para atividades físicas para as mulheres brasileiras. “Ou ela comprava de uma marca multinacional de alto desempenho ou de uma marca nacional de fitness com modelagem perfeita e estilo, mas sem desempenho. Não havia uma fusão dessas duas coisas. Não tinha uma marca com alto desempenho adequada para o corpo da mulher brasileira”.

Determinado a criar um vestuário especializado em corrida para melhorar o desempenho esportivo, com tecidos tecnológicos e modelagens especiais, Spikes criou a Authen em 2015: a primeira marca a produzir uma linha de vestuário especializado de corrida para mulheres brasileiras e a única no mundo que projeta roupas para as cinco etapas da corrida como o Marathon Cycle™: treinos de quilometragem base (linha Signature), de longas distâncias (linha Grit), de tiro intervalado (linha Sprint), de musculação (linha Fortalecimento) e para recuperar (linha Recuperação Infravermelho).

 

Assim, bermudas, tops e leggings com tecnologia de alta compressão, proteção solar e secagem rápida no corpo foram criados. “Um trabalho construído em parceria com tecelagens do Brasil, com algumas estrangeiras, designers e, principalmente, com a participação da consumidora, que está no centro do desenvolvimento de cada um dos nosso produtos”, ressalta o CEO. Após sete anos, já estão em uma nova geração de produtos com a Authen +7 New Generation para as linhas Signature e a Grit.

A aplicação do design thinking, uma ferramenta que integra habilidades, inovação e a mentalidade das pessoas que estão participando, faz com que a marca entregue produtos que resolvam necessidades específicas e se adequam perfeitamente ao corpo da brasileira. “Tudo o que fazemos é pensado a partir da experiência delas com os produtos. Com base nas ‘dores’ e desejos que elas nos trazem, nós trabalhamos para criar equipamentos que colaborem com o treino e com a jornada delas na busca da sua melhor versão”, destaca o CEO da Authen.

A filosofia de vida do Christopher, que também guia a Authen tem como fonte a palavra autenticidade, do grego ‘authentikos’, “algo que age por si mesmo”. “Authenticidade é sempre se tornar e nunca simplesmente ser. É estar em um processo de constante auto destruição e recriação que possibilita que você se torne a melhor versão de si mesma. É nisso que eu acredito e quero incentivar as mulheres corredoras a pensarem dessa forma para que elas superem os obstáculos e descubram a sua força interior”, finaliza o CEO.

Hoje, a Authen segue expandindo a sua presença, em 2021 ela teve um crescimento de 103% comparado ao ano anterior. Além do e-commerce próprio, a marca está presente em lojas físicas passando de 346 lojas em 2020 para 413 no início deste ano, incluindo grandes nomes como Decathlon, Centauro, Velocità, e as regionais Procorrer, Free Corner, Cadiles e Rhio Store.


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