13/10/2022 às 13h22min - Atualizada em 13/10/2022 às 18h01min

Roca Brasil compartilha case de superação com a retomada das atividades fabris na unidade de Recife (PE)

Após sofrer danos na fábrica por conta das fortes chuvas que atingiram a região, em maio, o grupo compartilha sua experiência em gerir a crise e retomar a produção

SALA DA NOTÍCIA Dc33 Comunicação
https://dc33.com.br/
Divulgação Roca Brasil

Foto: Divulgação Roca Brasil
 

Cases de superação merecem ser compartilhados. E é com essa premissa que a Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, conta como o polo fabril superou os desafios trazidos pelos danos das fortes chuvas que atingiram Recife em 28 de maio deste ano. “Assim como muitos outros locais da cidade, nós também sofremos com as inundações após as chuvas torrenciais que atingiram todo município de Recife e seu entorno. A água chegou a atingir uma altura de 60 cm nos galpões industriais. Foi uma situação nunca antes vista”, comenta Francisco Cino, Diretor Industrial da Roca Brasil.
 
Foto: Divulgação Roca Brasil
 
Contabilizando 140 equipamentos e 70 painéis atingidos, a enchente envolveu 17 setores da fábrica. A partir daí, houve o início de uma grande mobilização interna para o gerenciamento da crise desta situação inédita. “Unindo o esforço de toda a equipe e superando todos os desafios que a natureza nos impôs, a empresa conseguiu retomar as suas atividades totais em agosto”, comemora Cino.

O diretor ainda reforça que a retomada completa da fábrica, em apenas 35 dias, só foi possível por conta da união da equipe de Recife e do apoio dos outros polos fabris que fazem parte do grupo Roca no Brasil. “Os efeitos da paralização da fábrica em Recife não chegaram aos nossos consumidores graças a todo o auxílio que recebemos das demais unidades. Honramos com todos os nossos pedidos e continuamos a oferecer peças com altíssima qualidade no prazo correto”, continua.

Gerenciando a crise

As primeiras ações tomadas pelo Grupo para gerir a crise foram garantir a segurança dos colaboradores, graças a um eficiente processo de evacuação de todas as áreas por risco de eletrocussão, desligamento de equipamentos e fornos, montagem de um comitê de crise e envolvimento de profissionais altamente capacitados, entre eles, eletricistas, técnicos de segurança e supervisores de produção.
 

Foto: Divulgação Roca Brasil
 
Para o plano de retomada industrial, foram criadas equipes multidisciplinares responsáveis pela limpeza, organização e revisão de setores e equipamentos. A fábrica também fez um levantamento detalhado das perdas e de quais eram as necessidades de reposição tanto em equipamentos, como em materiais. Para auxiliar na volta mais rápida da operação, a empresa também alugou alguns equipamentos que haviam sido danificados de maneira permanente e desenhou um plano de recuperação da produção, implementação e acompanhamento junto a seus especialistas.
 
A celebração da retomada completa da produção na fábrica aconteceu em agosto e foi celebrada com muita alegria em um almoço de boas-vindas com a participação de todos os funcionários.

Apoio aos funcionários

Tendo em vista que as chuvas atingiram toda a região, a Roca desenvolveu também um comitê de apoio, junto ao setor de Recursos Humanos, para auxiliar os funcionários que tiveram as suas casas atingidas pela enchente. Com férias coletivas para cerca de 75% dos funcionários, a Roca também criou um canal de comunicação exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, identificação e suporte aos funcionários diretamente atingidos, o #SomosRoca.
 

Foto: Divulgação Roca Brasil 
 
Os funcionários diretamente atingidos receberam apoio psicológico da unidade e doações de roupas, calçados, brinquedos e alimentos para superarem o momento de dificuldade ao lado de suas famílias.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia