13/10/2022 às 11h06min - Atualizada em 13/10/2022 às 18h01min

Dia Nacional da Leitura: 5 formas práticas de promover a literacia familiar em casa

Especialista aponta como pais e familiares podem, de forma simples, desenvolver o interesse das crianças pela leitura

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik

O primeiro contato das crianças com a leitura costuma acontecer em casa. Pais e familiares, junto às escolas, são os primeiros educadores responsáveis pelo desenvolvimento e interesse dos pequenos pelos livros. Nesta fase, é importante, portanto, aprender e praticar a literacia familiar, a promoção do desenvolvimento da linguagem e do interesse da criança pela leitura, feita pelos pais.

“A literacia familiar traz diversos benefícios ligados à alfabetização e ao letramento. Melhora a capacidade cognitiva dos pequenos, o desenvolvimento da oralidade, escrita, capacidade criativa e da interpretação de texto”, explica Pedro Gigante, co-fundador do SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. 

Segundo o especialista, o grande desafio é promover uma maior interação entre escola e família, para que a criança tenha uma educação continuada em casa e otimize ainda mais seu processo de aprendizado. 

Pensando nisso, Gigante indica cinco atividades práticas que ajudam pais e familiares a praticar literacia familiar. Confira: 

1- Explore músicas infantis: A maioria das músicas infantis são compostas por elementos parecidos. Muitas delas são repetições silábicas, que promovem o reconhecimento dos sons das letras. Isso pode ajudar no processo de conhecimento, aprendizado e captação.  “A musicalidade ajuda na memorização de palavras e sons. Por isso, é muito importante que a música seja introduzida na rotina da criança desde os primeiros meses de vida. Assim, ela poderá se divertir, aprender, ter contato com arte e ainda aumentar sua capacidade linguística”, comenta o co-fundador do SuperAutor.  

2- Use elementos do cotidiano para letrar: A literacia está por toda parte no ambiente familiar. Não é necessário fazer nada tão mirabolante para atrair a atenção da criança e conseguir promovê-la. “Basta estar atento e aproveitar as oportunidades à volta. Os pais podem, por exemplo, usar o momento das refeições para falar sobre o nome de cada alimento, fazer lista de compras de mercado com a criança, ler rótulos de embalagens ou encartes de supermercado, soletrar o nome de objetos pela casa, entre outros estímulos”, sugere Gigante. 

3 - Estimule a criação de desenhos: Com os desenhos, as crianças desenvolvem o poder de criação e imaginação e adquirem conhecimento de palavras, objetos, cores, entre outros elementos. “O interesse em desenhar também pode ser o pontapé inicial para avançar processos de alfabetização, desenvolvendo a facilidade para criar e escrever histórias e imaginar a partir das figuras criadas”, explica o especialista.

4- Contação de histórias: Atividades de contação são muito eficientes na promoção do interesse pela leitura. Isso porque a criança tem o adulto como referência e, quando ela vê que ele se interessa pelos livros e está disposto a contar uma história, a leitura se torna um exemplo a ser seguido. “Separar 10 a 15 minutos do dia para ler para a criança torna isso uma rotina e dessa forma ela vai naturalizar o hábito da leitura em sua vida”, garante Gigante.

5- Escrever o próprio livro: Um caminho para incentivar o interesse pela leitura é transformar as crianças em autoras de suas próprias histórias, escrevendo seus próprios livrinhos. Aposte em plataformas digitais, como a do projeto SuperAutor, que permite que as crianças escrevam e ilustrem suas histórias e montem seus livros, podendo depois recebê-los impressos em casa para lerem quantas vezes quiserem. “Esse tipo de atividade, além de ajudar na alfabetização e no letramento, incentiva o protagonismo e fortalece a autoestima das crianças”, finaliza o co-fundador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia