11/10/2022 às 17h01min - Atualizada em 12/10/2022 às 00h04min

Performance em Cubatão e Ilhabela convida população a refletir sobre relação com a cidade

Multi-artista rio-pretense Elissa Pomponio promove, em outubro, as duas últimas apresentações de ‘Influente: cartografias subjetivas’

SALA DA NOTÍCIA HARLEN FELIX
https://www.instagram.com/elisacomdoiss/
Vinicius Dall'Acqua/Divulgação
A artista plástica e performer Elissa Pomponio, do coletivo Robo.art, de São José do Rio Preto, promove, neste mês de outubro, as duas últimas apresentações de seu projeto “Influente: cartografias subjetivas”, uma obra de site specific que já circulou por quatro cidades paulistas por meio de fomento viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Elas serão realizadas nas cidades de Cubatão (16/10) e Ilhabela (21/10).

As performances de Elissa nas duas cidades são antecedidas pela captação de imagens, depoimentos de moradores e sons do espaço urbano de cada uma delas, que são realizados pelos artistas Vinícius Dall’Acqua (Robo.art) e Jeff Telles (Agrupamento Núcleo 2). O material coletado em cada cidade serve de base para a performance da multi-artista rio-pretense.


Na performance, Elissa desenha de olhos vendados sobre um rolo de papel, de forma contínua, criando uma obra que remete às conexões que ela e os outros artistas estabeleceram com cada cidade. Também integram o projeto Gustavo Arão (desenvolvedor tecnológico e programador) e Leonardo Bauab (cenógrafo).

“Influente: cartografias subjetivas” convida a população de Cubatão e Ilhabela a refletir sobre o espaço em que vive, resgatando dados e marcos históricos importantes, mas que, muitas vezes, são esquecidos e ignorados pela maioria dos moradores.

Em Cubatão e Ilhabela, os locais das performances serão definidos a partir da captação do material de cada cidade. A divulgação será feita no perfil da multi-artista no Instagram (@elisacomdoiss).

Resgate da memória
A multi-artista rio-pretense utiliza a arte como elemento de reconstituição das memórias urbanas e da própria relação da população com a cidade. Entre os acontecimentos que levaram Elissa a escolher Cubatão está a disseminação pela mídia de problemas ambientais e sanitários vivenciados pela sua população. Tida como um território em que poluição e desmatamento eram problemas centrais, a cidade é vista como um espaço a refletir sobre formas de urbanidade e de inserção humana.

Ilhabela foi escolhida pela artista por se mostrar um espaço tanto de disseminação cultural quanto de preservação ambiental. A ideia de contraponto dos sons e imagens naturais do munícipio-ilha, voltado à preservação ambiental, com as outras cidades, é um traço importante que a multiartista destaca.     

“Influente: cartografias subjetivas” já circulou pelas cidades de Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bauru e São José do Rio Preto, onde foi apresentada dentro da programação do FIT (Festival Internacional de Teatro) na recente edição realizada em julho.

Sobre a artista
Elissa Pomponio é multi-artista (artista visual, designer gráfica autodidata e produtora cultural). Desde 2018 integra o coletivo artístico Robo.art, fundado por Vinícius Dall’Acqua em São José do Rio Preto (SP). Participou de inúmeros trabalhos do coletivo rio-pretense, entre eles “Silva por aí”, “Mosaic_arte: intervenções urbanas”, “Loop – Galeria Digital”, “Invisíveis” e o espetáculo “Corpomáquina”. O projeto “Influente: cartografias subjetivas” é seu primeiro trabalho solo.

“Influente: cartografias subjetivas” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio do Edital Expresso Direto 38/2021 - Fomento direto a Projetos Culturais - modalidade 13 - Projetos especiais (primeiras obras, experimentações e publicações).

Serviço:

Influente: cartografias subjetivas – Bauru
De ElissaPomponio

Cubatão
Captação de sons e imagens: 13 a 16 de outubro
Performance ao vivo: 16 de outubro (domingo), a partir das 16h
Onde: divulgação do local no Instagram @elisacomdoiss
Grátis

Ilha Bela
Captação de sons e imagens: 18 a 21 de outubro
Performance ao vivo: 21 de outubro (sexta-feira), a partir das 16h
Onde: divulgação do local no Instagram @elisacomdoiss
Grátis

Mais informações no Instagram: @elisacomdoiss e @robo.art.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia