10/10/2022 às 21h32min - Atualizada em 12/10/2022 às 00h02min

2ª edição do festival A GENTE QUE FEZ! – Festival de Artes Feito COM e PARA Crianças será realizada de 12 a 29 de outubro

Programação inteiramente gratuita contará com 20 apresentações artísticas virtuais e 10 apresentações artísticas presenciais em Itupeva

SALA DA NOTÍCIA Adriana Monteiro/Ofíciodasletras
https://drive.google.com/drive/folders/1dMYHMw0TxBTgJVLZ_gQBnU6-7NdhoERI?usp=sharing

Com programação presencial e virtual, em formato híbrido, a segunda edição do  Festival A Gente que Fez – uma iniciativa da Catarsis - Arte para Infância e Juventude, que desde 2015 dedica grande parte de sua pesquisa à infância, tem o objetivo de estimular o protagonismo da criança na elaboração, criação  e realização de eventos artísticos que tenham como foco o público infantil.
Toda a produção do evento, da escolha das atrações à aprovação da identidade visual, se dá com a participação ativa de uma comissão formada por várias crianças. Além do ineditismo da ideia, um dos pontos mais relevantes do projeto é o protagonismo infantil. A criança está no centro do processo de criação, ativa na tomada de decisões, envolvida em sua autonomia e responsabilidade deixando de ser apenas espectadora para tornar-se autora e realizadora. No Festival, as crianças opinam, discutem, escolhem e desfrutam de um evento que realizou.

O Festival vai reunir trabalhos artísticos das linguagens de teatro, dança e música nos formatos virtual e presencial. A curadoria da programação foi feita pela Comissão de Crianças, formada por trinta crianças entre 9 e 12 anos, responsável pela escolha dos espetáculos e atividades formativas.
A programação do festival contará com 20 apresentações artísticas virtuais e 10 apresentações artísticas presenciais de grupos e/ou artistas do Estado de SP em linguagens de teatro, dança e música.
Estão também previstas realizações de 8 oficinas formativas presenciais e 2 rodas de conversas on-line.
Todas as apresentações artísticas, bem como as Rodas de Conversa terão tradução para LIBRAS.

A GENTE QUE FEZ! FESTIVAL DE ARTES FEITO COM E PARA CRIANÇAS – 2. Edição
Programação
Apresentações presenciais acontecem na cidade de Itupeva no
Cineteatro - 144 lugares
No Complexo Esportivo serão apenas duas apresentações com número limitado de pessoas em virtude da capacidade atendida pelos próprios espetáculos: Meu Jardim (para bebês) - 30 bebês acompanhados de um adulto e FLOU - 60 pessoas.

Programação dia a dia - https://www.catarsis.com.br/2%C2%BA-a-gente-que-fez

Dia 12/10, quarta-feira, das 9h30 às 11h, presencial
OFICINA KLANKE, OFICINA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Com Brenda Knetsch
Duração 90 min - idade 6 a 9 anos
N. vagas: 20
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala 2

Dia 12/10, quarta-feira, às 11h, presencial
MEU JARDIM com o GRUPO SOBREVENTO
Espetáculo de teatro para bebês – 50 min – 30 ingressos para bebês / sessão – Bebês de 6 meses a 3 anos
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala 1
Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil.
A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo. A estrutura do texto original - publicado em um livro que se lê em idioma ocidental da esquerda para a direita e que se lê em persa da direita para a esquerda, compondo duas histórias semelhantes porém diferentes - mantém-se nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, entretanto, uma semente como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós. Para o Grupo Sobrevento, criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, como o faz em seu espetáculo, como o fez Mandana Sadat ao escrever o seu livro, como fez o público ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale à pena.

Dia 12/10, quarta-feira, às 15h, on-line - ZOOM
OS FILHOS DE IAUARETÊ, A ONÇA REI com a CIA. PÉ DO OUVIDO
Espetáculo de teatro – 57 min – 160 ingressos / sessão – A partir 7 anos
Local: Zoom
Vamos contar a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da bela indígena Kamakuã. Juruá é um excelente caçador que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim, um solitário canoeiro, vive buscando o sol e caçando as estrelas, e por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, somos convidados a refletir sobre o bem viver entre nós e a Terra.

Dia 12/10, quarta-feira, às 18h, presencial
EM CANTOS DE MARIA com o GRUPO BATUQUE DAS MARIA
Espetáculo de música – 60 min – 140 ingressos / sessão – Para todas as idades
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Com a levada do Côco, as influências da cultura popular e com base nas resistências feministas, o Batuque das Maria traz sua mensagem. Formado por um grupo de mulheres, esse coletivo traz um repertório que mistura as referências tradicionais com temas atuais. Através de composições autorais e também de homenagens às mestras de Côco, o Batuque chega para realizar a arte do encontro e suas potentes transformações. Salve!

Dia 13/10, quinta-feira, às 14h, presencial (para escolas)
A BRUXA MALABÉ com a CIA. CORNUCÓPIA DE TEATRO
Espetáculo de teatro – 50 min – 140 ingressos / sessão – A partir 7 anos
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Uma mulher e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante, a recitar versos e a cantarolar canções. Decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos, que caem facilmente nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada, que com seu horrível bastão transforma crianças em trecos e cacarecos, consegue persuadir os pequeninos, enfeitiçando-os com sua magia. Antônia vira chaleira, João um penico! A mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para encontrar os filhos e tentar recuperá-los, antes que Malabé parta para outras bandas.

Dia 14/10, sexta-feira, às 14h, presencial (para escolas)
OTHELITO com a CIA. VAGALUM TUM TUM
Espetáculo de teatro – 60 min – 140 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Livremente inspirado em Otelo de William Shakespeare, o espetáculo conta a história do general Othelito, ciumento e covarde, que vive contando bravatas para conquistar o amor de Desdêmona, sob os protestos do seu pai, Brabâncio. Othelito nomeia o Cássio de braço direito mais que direito, e Iago, por inveja, cria artimanhas para se vingar de Othelito.

Dia 15/10, sábado, às 11h, presencial
FLOU com o GRUPO ARTEFACTOS BASCOS
Espetáculo de dança – 60 min – 60 ingressos / sessão – A partir de 4 anos
N. pessoas: 1
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – quadra
FLOU! é uma performance interativa para crianças pequenas (2 até 8 anos) que sentados ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer para que “alguns desenhos depois” surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores. Essas formas [peças] tomam conta do espaço e são as crianças que brincam compondo novos desenhos e formas e re-significando o acontecimento. FLOU! é uma experiência coletiva, interativa e aberta que não fecha significados e que se propõe a brincar “seriamente” como toda criança faz.


Dia 15/10, sábado, às 15h, on-line - ZOOM
SHOW ESTREPOLIAS com o GRUPO MARUJO PRODUÇÕES
Espetáculo de música – 55 min – 160 ingressos / sessão – Todas as idades
Local: Zoom
“Show Estrepolias com Márcio Araújo” é o show musical alegre, vibrante e interativo, para pais e filhos. As músicas de Márcio falam de amor ao planeta, aceitação das diferenças, respeito à natureza, valorização do folclore, com muita delicadeza, inteligência e diversão. Márcio apresenta músicas de sucesso que criou durante a sua trajetória para inúmeras peças de teatro, programas de TV e dos seus CDs infantis, várias delas ganhadoras e indicadas a prêmios. Na playlist, os hits “Bicho e Homem”, “Brincadeiras” e “Dança do Universo” do CD “Brincadeiras”; “Guarda-Roupa de Histórias” da peça homônima; “Onde Mora o Medo?” do espetáculo “Quem Tem Medo do Escuro?”; “Baratas” da peça “Cãofusão Gatonômica”; “Boitatá” da peça “Floresta dos Mistérios” e “Heróis à Vista” da peça homônima, além das ultradivertidas “Pum!”, “Ciranda Estelar”, “Amigo ET” e “Xô, Tristeza!” feitas especialmente para o show, lançadas no seu novo CD “Estrepolias” de 2019. Um show pra ninguém ficar parado! Os músicos: Márcio Araújo (voz, violão e ukulele), Gabriel Moreira (violão, violão tenor, clarinete, saxofone, flauta e banjo) que também assina a direção musical, Breno Barros (contrabaixo acústico e de arco), Marcelino Ziggy (bateria e percussões) usam adereços, bonecos e coreografias que envolvem a plateia fazendo todo mundo cantar e dançar. Duas manipuladoras de bonecos, Neusa de Souza, do Cocoricó e Dani Schittini, alegram e interagem, além de fazer backing vocals, usando 10 bonecos durante as músicas: gatos, cachorros, baratas, ET, Boitatá e até um monstro.

Dia 15/10, sábado, às 18h, presencial
A CAIXA ENCANTADA com a CIA. PAIDEIA DE TEATRO
Espetáculo de teatro – 50 min – 140 ingressos / sessão – A partir 5 anos
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
"É muito triste ter que ir para a escola todos os dias”, diz Aline. Um dia sua professora lhe revela um canto esquecido na escola, onde se encontram todos os livros que não cabem na sala de leitura. Ali ela irá se deparar com uma pequena parte do tesouro da humanidade. Como que por acidente, como que por encanto, ela encontra personagens saídos de lendas, histórias e contos de fadas. Nesses encontros ela vai conhecendo novos mundos, novas fronteiras e a si mesma; descobre o poder de sua imaginação e do que sai dos livros. Tempos distintos se entrecruzam e se iluminam – como a realidade da escola pública de Aline e a vida dura de João e Maria, que se desvelam no encontro dos personagens. A Caixa Encantada conta a história da vida de uma menina solitária, vivendo em um universo de adultos onde não é percebida e muito menos necessária. Nesse espetáculo, a realidade se manifesta através de releituras de contos clássicos da literatura; a protagonista, com toda a sua pureza, interfere na vida desses personagens clássicos, revelando que precisa de quem lhe ouça. E que esse simples gesto é um modo de amar.

Dia 16/10, domingo, das 9h30 às 10h20, presencial
OFICINA MEU PRIMEIRO QUADRO, VIVÊNCIA SENSORIAL PARA BEBÊS
Com Cynthia Arcangelo
Duração 50 min - bebês 8 meses a 3 anos
N. vagas: 15
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala multiuso
Na vivência Meu Primeiro quadro queremos incentivar o fazer artístico de crianças pequenas através do contato com diferentes texturas e aromas de pigmentos naturais, estimulando o desenvolvimento dos sentidos, a criatividade, expressão corporal, autonomia e espontaneidade de movimento e gestos.

Dia 16/10, domingo, das 9h30 às 11h30, presencial
OFICINA DE TEATRO O VOO DO PÁSSARO
Com André Farias
Duração 120 min - idade 8 a 12 anos
N. vagas: 20
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Nessa oficina de teatro, o aprendiz é conduzido através de jogos lúdicos e atividades de improvisação onde darão vazão para a experimentação do corpo, da voz, e a liberdade à imaginação.

Dia 18/10, terça-feira, às 19h, on-line - ZOOM
MONSTRO DA PORTA DA FRENTE com o COLETIVO TEATRAL A DIGNA
Espetáculo de teatro – 75 min – 160 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Zoom
Laurinha brinca de criar filmes em um antigo cinema desativado de seu bairro, quando percebe que esse cinema e grande parte de sua vizinhança foi vendida para os Srs Compasso e Descompassado. Laurinha conhece um personagem que atravessou os tempos, o Lanterninha, e juntos criam um filme para evitar que todos os antigos moradores do bairro tenham que mudar de suas casas.

Dia 19/10, quarta-feira, às 19h, on-line - ZOOM
QUASE DE VERDADE com a TRUPE LOS LOBOS BOBOS
Espetáculo de teatro – 45 min – 160 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Zoom
“Quase de verdade” é uma aventura muito bem latida pelo cachorro Ulisses para Clarice, sua dona que compreende o significado de seus latidos e escreve tudo. O sabido e afetuoso cachorro conta o que está rolando lá no quintal do vizinho. Ulisses, é muito observador, tem olhar de gente de verdade e descobriu que da união entre o sentimento de inveja e as ideias de más companhias só sai fruto ruim. Foi o que ele viu acontecer com uma grande Figueira que dividia o belo e fértil terreno perto de sua casa, onde havia galos, galinhas, pintinhos e minhocas. O cão Ulisses e as galinhas desta história, como os bichinhos que povoam os demais livros infantis de Clarice Lispector, foram realmente parte de sua vida, nas diferentes casas em que morou no Brasil, na Itália, na Suíça e na Inglaterra. É muito interessante como Clarice aborda numa história para crianças as lutas das classes trabalhadoras, através de uma lúdica analogia em que uma figueira opressora explora o trabalho das galinhas. Esse universo infanto-juvenil, transborda para o universo adulto, pois, cada idade terá sua leitura, deleite. Referências literárias da própria autora apresentam-se de forma despretensiosa como nomes desses animais: O Galo chama-se Ovidio, a Galinha, Odisseia, o Cachorro é Ulisses e outros que povoam essa rica aventura.

Dia 20/10, quinta-feira, às 19h, on-line - ZOOM
A MENINA SEM HISTÓRIA com a CIA. AS CLÊS
Espetáculo de teatro – 45 min – 80 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Zoom
A peça conta a história de uma menina que quer conhecer o nosso passado, mas por razões que ela não entende, é impedida de fazê-lo. Partindo de pequenas informações sobre grandes figuras da História, ela decide conhecer mais do que lhe é contado. Nessa busca, enfrenta um vilão que tenta promover o apagão da memória coletiva e fará de tudo para que ela não pense, não lembre e não sonhe, nunca. Chiquinha Gonzaga, Pagu, Violeta Parra virão em seu socorro e permitirão que a menina e sua mãe redescubram suas próprias histórias.

Dia 21/10, sexta-feira, às 14h, presencial (para escolas)
O DIA EM QUE MINHA VIDA MUDOU POR CAUSA DE UM CHOCOLATE COMPRADO NAS ILHAS MALDIVAS com a SEGUNDA CASA PRODUÇÕES
Espetáculo de teatro – 55 min – 140 ingressos / sessão – A partir 7 anos
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Parecia um dia comum. Bom, pelo menos um dia comum do sexto ano. Até que, no meio da aula de ciências, Mia recebeu um embrulho inesperado. Um chocolate Pura Magia Aquele chocolate trazia as melhores lembranças de seu pai, e há anos ela não encontrava mais para vender. Junto com o chocolate, um bilhete "Quer sentar do meu lado hoje na perua?", com a letra do Bereba. E agora? Eles não eram só amigos. Por que tudo estava ficando estranho de repente? O pessoal tinha começado a passar o dia inteiro no celular e a chamar o recreio de intervalo, os adultos só queriam ter conversas sérias, não dava mais para comprar roupa na seção infantil. Como sobreviver a tudo isso e ainda decidir como responder o bilhete.


Dia 22/10, sábado, das 8h30 às 10h, presencial
O PALHAÇO O QUE É?
Com Montanha Carvalho
Duração 90 min - idade 4 a 11 anos
N. vagas: 24
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala multiuso
Para responder a essa pergunta convidamos vocês a participarem de uma vivência no mundo lúdico do circo, em especial o do palhaço. A oficina é para as crianças mergulharem em algo novo, se conhecer mais e entender os princípios básicos da palhaçaria. Aqui o erro e os imprevistos são bem-vindos. Através de um ambiente de acolhimento e confiança e por meio de jogos, brincadeiras, exercícios e improvisações, as crianças poderão acessar o seu lado bem-humorado.

Dia 22/10, sábado, das 10h30 às 12h, presencial
OFICINA DE CANTO PARA CRIANÇA
Com Silmara Drezza
Duração 90 min - idade 8 a 11 anos
N. vagas: 30
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala multiuso

Dia 22/10, sábado, às 15h, on-line - ZOOM
MARIA E OS INSETOS com a CIA. DELAS
Espetáculo de teatro – 60 min – 160 ingressos / sessão – A partir 5 anos
Local: Zoom
“Maria e os insetos” é o segundo espetáculo da trilogia “Mulheres e Ciência”. Dirigido por Thais Medeiros (uma das integrantes da companhia!) o espetáculo conta a história de Maria Sybilla Merian, ilustradora e entomóloga alemã, que no início do século XVII decide explorar as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e... insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.

Dia 22/10, sábado, às 18h, presencial
CAFUNÉ com a CIA. TEMPO DE BRINCAR
Espetáculo de dança – 50 min – 140 ingressos / sessão – Para todas as idades
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Novo espetáculo e CD da Cia Tempo de Brincar, CAFUNÉ é dedicado à primeira infância e mistura música, danças, artes visuais e cultura popular brasileira. Criado de forma artesanal, Cafuné é um convite a uma troca de experiências sensoriais, estéticas e afetivas.

Dia 23/10, domingo, das 9h30 às 11h, presencial
OFICINA A TAL DA DANÇA CRIATIVA
Com Andressa Rondon
Duração 90 min - idade 6 a 12 anos
N. vagas: 20
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala multiuso
“A tal Dança Criativa” é uma rápida imersão na dança contemporânea para o público infanto-juvenil com muita ludicidade e também com um conteúdo técnico de dança que utiliza do brincar como ferramenta de aquisição de conhecimento, contribuindo para formação de crianças como indivíduos e pequenos artistas.

Dia 23/10, domingo, das 15h às 16h30, presencial
O teatro que está em mim, o teatro que está em você, o teatro que está em nós
Oficina - Com Paula Zurawski
Duração 90 min - a partir 5 anos
N. vagas: 20
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Por que o teatro é importante? Para que serve o teatro? Como seria um mundo sem teatro? Por meio de conversas e atividades práticas, a oficina discutirá estas e outras questões de forma lúdica e interativa. Crianças e adultos podem descobrir juntas o que torna o teatro uma arte tão fundamental para a humanidade, desde o início dos tempos...

Dia 24/10, segunda-feira, das 19h às 20h, on-line - ZOOM
RODA DE CONVERSA – Instituições engajadas na promoção de arte para infância.
Debate – 60 min – 160 ingressos / sessão – A partir 9 anos
Local: Zoom

Dia 25/10, terça-feira, às 19h, on-line - ZOOM
FLORBELA E TODAS AS PALAVRAS DO MUNDO com a CIA. TEATRO DE ROMANCE
Espetáculo de teatro – 45 min – 160 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Zoom
Repleto de musicalidade e poesia, a peça faz das memórias da infância um lugar cheio de aventuras e descobertas. Com seu pai, Florbela aprende todas as palavras do mundo e ao conhecer Renê e Clarinha, ela as vivencia. Juntos, enfrentam as descobertas da humanidade: o amor, a família, a perda, o tempo e a amizade.

Dia 26/10, quarta-feira, às 19h, on-line - ZOOM
MÚSICA É ÁGUA com o GRUPO IN’FORME INSTRUMENTAL
Espetáculo de música – 70 min – 160 ingressos / sessão – Todas as idades
Local: Zoom
Intitulado "Música é água" o workshow do Duo instrumental In´Forme apresenta a música instrumental autoral de maneira inusitada e experimental, onde a união do instrumento convencional (guitarra) e os não convencionais ( máquina de escrever, caixa de pizza, garrafas pet, bacia com água, colheres) e as interações artistas/plateia procuram gerar reflexões importantes sobre: a Arte, sua conexão com a vida e com o meio e sua capacidade de apresentar ferramentas como a improvisação e a criatividade, que nos auxiliam a encontrar a saída para os problemas, complexos ou cotidianos e que a cada dia se tornam mais desafiadores e dependentes de nossas experiências e do nosso repertório de conhecimento; a Música, e a desmistificação da concepção musical-sonora e do estímulo à percepção auditiva por meio da descoberta de novas possibilidades timbrísticas; e a Sustentabilidade, através do reuso dos materiais para fins artísticos para a conscientização, despertando no indivíduo uma reflexão profunda enquanto cidadão e sua contribuição para o meio ambiente.

Dia 27/10, quinta-feira, às 14h, presencial (para escolas)
O JARDINEIRO DA LUA com o GRUPO O QUE DE QUE
Espetáculo de teatro – 50 min – 140 ingressos / sessão – Todas as idades
N. pessoas: 6
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
Seu Antonio narra a todos sua aventura de quando se tornou JARDINEIRO DA LUA aos 6 anos. Nesta história descobriremos que a Lua é repleta de flores luminosas, que precisam ser regadas por seu guardião do planeta Terra para manter sua luminosidade. Nesta aventura, o público viajará com o pequeno Toninho e seus amigos na descoberta de sua tarefa.

Dia 28/10, sexta-feira, às 19h, on-line - ZOOM
CABELEIRA DOIDA com a CIA. PARALADOSANJOS
Espetáculo de teatro – 40 min – 160 ingressos / sessão – A partir 4 anos
Local: Zoom
Nini tem um cabelo longo, encaracolado, embaraçado, louco e cheio de histórias: por entre suas madeixas vivem leões e piratas, há passeios de balões e subaquáticos, milhares de notas musicais e tantas outras fanfarras. Um universo mágico envolvente e cheio de aventuras, perigos e diversões. Tudo num emaranhado de cabelo, com caminhos desviantes e voltas embaraçadas. De maneira extremamente fantástica e visual a obra percorre os labirintos existenciais de um(a) jovem de cabelo muito doido. Sua relação com o mundo a sua volta e com o mundo surreal escondido em sua cabeleira. Com leveza, o espetáculo traz questionamentos sobre auto-imagem e estereótipos de beleza. Pondera sobre o cabelo como elemento identitário e faz um convite à reflexão sobre estas questões, utilizando depoimentos de pessoas reais que dão novas camadas de sentido às peripécias da personagem. A narrativa da cena é conduzida pela nossa personagem através de passeios por diferentes níveis do palco e de técnicas de rapel e acrobacias. Emaranhados de elásticos, uma enorme espiral de ferro e uma cortina de mais de 500 metros de cordas de algodão criam mundos para suas aventuras. Tudo se passa em uma grande Cabeleira Doida! Espetáculo livremente inspirado nos livros "Meu crespo é de Rainha" de Bell Hooks e "Cabelo Doido" de Neil Gaiman.

Dia 29/10, sábado, das 9h30 às 10h30, presencial
O QUE APRENDEMOS COM O BRINCAR
Oficina Com Renata Meirelles
Duração 60 min - adultos educadores
N. vagas:  40
Local: Complexo Esportivo Nei Marciano – sala multiuso
Para responder a essa pergunta convidamos vocês a participarem de uma vivência no mundo lúdico do circo, em especial o do palhaço. A oficina é para as crianças mergulharem em algo novo, se conhecer mais e entender os princípios básicos da palhaçaria. Aqui o erro e os imprevistos são bem-vindos. Através de um ambiente de acolhimento e confiança e por meio de jogos, brincadeiras, exercícios e improvisações, as crianças poderão acessar o seu lado bem-humorado.


Dia 29/10, sábado, às 15h, on-line - ZOOM
A PRINCESA DARA E O PRÍNCIPE QUE FALA com a CIA. KOKELINHA
Espetáculo de teatro – 53 min – 160 ingressos / sessão – A partir 6 anos
Local: Zoom
Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo. A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existem segredos envolvendo a história de um reino vizinho e um poderoso feiticeiro. Ao longo da festa, e em meio a muitas descobertas, a princesa Dara e o Sapo Que Fala vão embarcar juntos, em uma jornada de crescimento e amadurecimento. O espetáculo deixa ainda lições que envolvem o poder de se reinventar, do resgate as raízes familiares e do artista que está escondido dentro de cada um.

Dia 29/10, sábado, às 18h, presencial
PARA MENINOS E GAIVOTAS UM VOO RASANTE com a CIA. SYLVIA QUE TE AMA TANTO
Espetáculo de teatro – 50 min – 140 ingressos / sessão – Para todas as idades
Local: Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo
“Para Meninos e Gaivotas” é um sonho do qual fazem parte outros sonhos ambientados num lugar imaginário. O mar, que também é a casa dos avós, é o local onde tudo acontece. É nesse mar de memórias antigas de perguntas inquietantes e preocupação com o futuro que os sonhos se sucedem. O mar é retratado de várias formas: muito limpo (do passado), não tão limpo (do presente) e a desolação dos mares do futuro, que ainda pode ser evitada. As lembranças das personagens estão relacionadas a vivências junto à natureza.

AGRADECIMENTOS:
Idealização e Produção
Catarsis – Artes para Infância e Juventude
Realização
Proac – Programa de Ação Cultural
Governo do Estado de SP
Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Apoio
Prefeitura do Município de Itupeva
Sítio Sassáfraz – aberto também aos domingos até às 17h30

Assessoria de Imprensa do Festival| Ofício das Letras
Adriana Monteiro
(11) 9.9481-7953
[email protected]
 
Informações do Festival_ www.catarsis.com.br
Programação Completa dia a dia.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia