11/10/2022 às 15h01min - Atualizada em 12/10/2022 às 00h00min

ProChile participa do Seafood Show Latin America 2022 com lideranças da cadeia produtiva de pescado

Entre a ampla oferta de produtos do mar chileno estão salmão e trutas que representam 99% do total exportado para o Brasil

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Motta
A Seafood Show Latin America 2022, evento pensado para intensificar o intercâmbio comercial de pescado entre os países da região e que acontece de forma presencial entre os dias 17 e 19 de outubro, das 13h às 20h, no Centro de Eventos Pro Magno, terá entre seus expositores a participação de quatro empresas chilenas por meio do ProChile. A instituição faz parte do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover as relações comerciais entre Brasil e Chile. O evento é aberto aos profissionais que atuam na indústria e comercialização de pescados e frutos do mar.

No evento, as companhias do país andino vão apresentar uma ampla oferta de produtos do mar chileno, que vão além do salmão e truta. Serão ofertados mexilhão, merluza, cavala, reineta, jurel, lula, polvo, entre outros pescados e frutos do mar. As opções estarão disponíveis na categoria fresco, congelado, em conserva, filés, porções, entre outros.


Segundo o ProChile, desde 2009, o país lidera o mercado brasileiro de produtos do mar importados. Em 2021, a participação chilena havia alcançado 58,2%. E em 2022, considerado o período de janeiro a setembro, passou para 61,2%.

Já os salmões e trutas, frescos, congelados, em filés e defumados representam, neste ano, 99% do total exportado de produtos do mar do Chile para o Brasil. O 1% restante é formado por caranguejos, lulas e filés de merluza congelados. Além disso, só no primeiro semestre deste ano, as exportações chilenas de salmão e truta para o Brasil somaram US$ 478 milhões, um crescimento de 29,3%, em relação ao mesmo período do ano passado.

“O salmão chileno se destaca, fundamentalmente, por essas características que atraem a confiança do consumidor brasileiro que está atrelada a manutenção da boa relação comercial entre os dois países. Essa confiabilidade e credibilidade que oferecemos ao consumidor brasileiro faz do salmão chileno o seu preferido para compor as refeições”, afirma Hugo Corales, diretor comercial do ProChile no Brasil.

No entanto, Corales destaca ainda que um dos objetivos da participação de empresas chilenas na feira é apoiar a diversificação dos produtos do mar que o Chile comercializa no mercado brasileiro e que vão muito além do salmão. “Nós temos uma oferta variada de pescados e mariscos que o consumidor brasileiro conhece e aprecia, como as merluzas, lulas, caranguejos, vieiras e outros”, completa.

Além de sua experiência em fornecer para diversos países, o Chile é um parceiro comercial estratégico para o Brasil pela proximidade geográfica que permite o recebimento de mercadorias em poucos dias no trajeto rodoviário e em poucas horas no aéreo, sem contar que o desembaraço aduaneiro de produtos perecíveis detém prioridade nas alfândegas.

SERVIÇO 
Feira: Seafood Show Latin America 
Data: de 17 a 19 de outubro, das 13 às 20h
Local: Centro de Eventos Pro Magno - Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP, 02518-000
Credenciamento:
https://seafoodshow.com.br/credenciamento/ 

O evento é aberto ao público e à indústria e setor de pescados 


Companhias chilenas:

Mar de Lagos – www.mardelagos.cl;
Isam Chile – www.isamchile.com;
Orizon Seafood – www.orizon.cl;
Landes – www.landes.cl

Sobre ProChile 
  
ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover o fornecimento exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo. 
 
https://www.prochile.gob.cl/ 
https://www.instagram.com/prochilebr/ 
https://pt-br.facebook.com/brasilprochile/ 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia