07/10/2022 às 18h48min - Atualizada em 10/10/2022 às 18h02min

No Dia da Criança, 12 de outubro, Jundiaí recebe o espetáculo infantil “Procurando Luiz”, inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga

Serão duas sessões no Teatro Polytheama desta montagem que já foi vista por mais de 25 mil pessoas

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O público de Jundiaí e região terá uma ótima opção de cultura para toda a família no feriado de 12 de Outubro, em que é celebrado o Dia das Crianças. Trata-se do espetáculo infantil “Procurando Luiz”, montagem que já foi vista e aplaudida por mais de 25 mil espectadores desde a sua estreia em 2014, que está de volta aos palcos para o reencontro presencial com o público, após uma temporada realizada inteiramente no formato on-line em 2021.

Inspirada na obra de Luiz Gonzaga (1912-1989), a peça chega a Jundiaí – depois de passar por São José do Rio Preto, Praia Grande e Ribeirão Preto – para duas sessões no Teatro Polytheama, às 11h e às 16h. O espetáculo percorrerá ainda mais duas cidades do estado de São Paulo: Pindamonhangaba e Jacareí.


A circulação da peça é viabilizada por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com os patrocínios das empresas Tenda Atacado, Alfa - Tennant, Escala 7, Foxconn e Pochet do Brasil.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone brasileiro.

O espetáculo recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

“É uma alegria imensa poder reencontrar o público presencialmente e mais ainda em podermos nos apresentar em Jundiaí, cidade com muita tradição em receber projetos culturais”, enfatiza Roberto Haathner, ator e idealizador do projeto.

Ele completa, destacando que “já estávamos com saudades de ver a reação da plateia às canções deste universo rico e incrível criado pelo Gonzagão”.

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

Sinopse - Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Perillo (jovem), Iris Yazbek (Das Dores) e Roberto Haathner (João)
Direção artística e musical: Gustavo Kurlat
Dramaturgia: Paulo Rogerio Lopes
Cenários/figurinos e adereços: Marco Lima
Design de luz: Kleber Montanheiro
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Suzana Rebelov
Produção Executiva e Administração: 12 por 8 Produções Artísticas
Assistente administrativo: João Gabriel Ferreira Hathner
Assistentes de produção: Rosangela Roberta Oliveira Pereira
Designer gráfico: Josiel Bastos
Fotografia: João Caldas
Operador de som: Jorge Eluiz
Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Patrocínio: ProAC ICMS - Tenda Atacado, Alfa – Tennant, Escala 7, Foxconn, Pochet do Brasil (Group Pochet)

Realização: Governo do Estado de São Paulo e 12 por 8 Produções Artísticas

SERVIÇO
PROCURANDO LUIZ
Dia: 12 de outubro, às 11h e às 16h
Local: Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176, Jundiaí
Capacidade: 682 lugares
Classificação Etária: A partir de 06 anos
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Polytheama
Informações: (11) 4586-2472 e (11) 4522-0770


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia