06/10/2022 às 12h52min - Atualizada em 06/10/2022 às 18h00min

A eficácia das campanhas de saúde nas empresas para o combate ao câncer de mama

Tipo que mais acomete mulheres no mundo - mais de 66 mil novos casos no Brasil no ano passado, o câncer de mama precisa ser tratado dentro das empresas com campanhas de conscientização e facilitação ao diagnóstico precoce, que aumenta exponencialmente as chances de cura

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
Dr. Ricardo Pacheco, médico, presidente da Oncare Saúde e da ABRESST

A eficácia das campanhas de saúde nas empresas para o combate ao câncer de mama
Tipo que mais acomete mulheres no mundo - mais de 66 mil novos casos no Brasil no ano passado, o câncer de mama precisa ser tratado dentro das empresas com campanhas de conscientização e facilitação ao diagnóstico precoce, que aumenta exponencialmente as chances de cura

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo – 2,3 milhões de casos estimados em 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com os maiores índices nos países desenvolvidos.
Para o Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
         É nesse cenário que o movimento Outubro Rosa ganha destaque, fortalecendo a luta contra a doença, dando visibilidade a programas de prevenção e conscientizando a sociedade.

O papel das campanhas nas empresas para o aumento do índice de cura, que chega a 95% dos casos

         O Outubro Rosa nas empresas vem, a cada ano, ganhando mais espaço, por meio de campanhas de conscientização que além de trazerem mais saúde e bem-estar as suas colaboradoras, também promovem melhores resultados na performance.
         Para Ricardo Pacheco, médico e presidente da Oncare Saúde e da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho), as campanhas de saúde como o Outubro Rosa têm um papel social. “O Movimento surgiu nos anos 90 nos EUA e ganhou o mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama. As empresas têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nessa luta, pois realizando essa campanha no ambiente de trabalho, fazem com que a lembrança da prevenção permaneça na rotina das pessoas, já que passamos a maior parte do tempo nas organizações. As informações são replicadas, as mulheres se conscientizam da importância do autoexame e do diagnóstico precoce e os homens incentivam suas esposas, mães, irmãs e amigas a fazerem o mesmo. É uma corrente do bem”.
         O gestor lembra que o diagnóstico precoce é preponderante para a cura da doença, por isso o engajamento do mundo corporativo na causa precisa ser incentivado. “A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente. Por isso o movimento é tão importante e deve ser cada vez mais difundido e adotado também pelas empresas”, ressalta. 

Como funcionam, na prática, as campanhas de saúde nas empresas

         Como vimos, as campanhas de saúde nas empresas tem como objetivo conscientizar e lembrar os colaboradores da importância do cuidado com o bem-estar físico, mental e social.
Para o médico e gestor em saúde, atividades simples já fazem a diferença. “Para que toda a empresa entre no clima da conscientização do Outubro Rosa, por exemplo, diversas ações podem ser aplicadas, até mesmo sem que sejam necessários grandes investimentos. A empresa pode definir um dia para que todos trabalhem com alguma peça de roupa ou acessório rosa. Com essa ação, os colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha. Também podem ser distribuídos laços rosa, para serem presos à vestimenta de cada colaborador durante o mês de Outubro. Também vale decorar os ambientes com itens que remetam a cor da campanha, como balões rosa, cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços rosa nos monitores e distribuir flyers com informações sobre sintomas, disponibilidade de médicos especialistas e de como realizar o autoexame”, elenca Pacheco.
Vale lembrar que mesmo os trabalhadores em home office podem ser engajados na campanha. “Neste caso as empresas podem enviar kits aos seus profissionais em operação remota, contendo itens como materiais informativos, balões rosa, adesivos, camisetas e canetas. É uma ação relativamente simples que leva para a casa do colaborador o clima de campanha da empresa”, ensina o médico.
As empresas também podem realizar eventos internos, que conscientizam, quebram a rotina, movimentam os funcionários e mudam o foco do dia para o que está acontecendo na campanha.
O presidente da Oncare Saúde lembra que a empresa sempre promove palestras com especialistas para conscientizar seus colaboradores (e de seus parceiros) sobre a importância das campanhas de saúde. “Mais recentemente realizamos palestras in company sobre saúde emocional, ação que fez parte da Campanha Setembro Amarelo, e já estamos organizando mais um ciclo de eventos voltado para conscientizar todos sobre o papel da prevenção e diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa”.
Para ele, as campanhas de saúde trazem benefícios para os trabalhadores e para as empresas. “Para os colaboradores, além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, diminuem o estresse, trazem mais qualidade de vida, maior satisfação com o trabalho e menor risco de desenvolver doenças. Para as empresas, reduzem o absenteísmo, tornam a equipe mais produtiva e engajada, reduzem as despesas com saúde e o turnover, e melhoram a imagem com reconhecimento positivo. Todos só têm a ganhar”, completa Ricardo Pacheco.

Sobre a Oncare Saúde
A Oncare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Inclui assistência médica, assistência integral social e assistência à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Dessa forma, contribui para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.

Mais informações para a imprensa
Sandra Cunha, jornalista
Mtb 26.095
[email protected]
www.sandracunha.com.br
(11) 99694.8607 (WhatsApp)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia