29/09/2022 às 08h57min - Atualizada em 04/10/2022 às 00h02min

Como as healthtechs podem contribuir para redução dos custos de saúde?

Healthtechs são aliadas importantesda prevenção de doenças e na promoção do bem-estar

SALA DA NOTÍCIA Agência Maverick

Não há dúvidas que uma das grandes tendências da área da tecnologia está relacionada com a saúde. O avanço das healthtechs ficou ainda mais evidente durante a pandemia do COVID-19.

 

Entretanto, a verdade é que há muito tempo o mundo tem acompanhado o crescimento dessas startups focadas em desenvolver soluções para o setor. 

 

Apenas para se ter uma ideia, o número de healthtechs brasileiras cresceu 16% de 2019 a 2022, segundo uma pesquisa da Liga Ventures e PWC Brasil. E a tendência é esse fenômeno continuar, com alguns avanços obviamente.

 

Se antes o foco era auxiliar operadoras, hospitais, laboratórios farmacêuticos e centros de medicina diagnóstica, agora o objetivo é olhar com mais atenção para a saúde como um todo: física, mental, dental, financeira, entre outros.

 

Afinal, para diminuir o risco de enfermidades futuras, é preciso ter um olhar mais amplo, identificando pontos para mudanças de hábitos, com atitudes que levem a uma vida mais saudável e de qualidade. 

 

E, hoje as healthtechs são, sem dúvidas, aliadas importantes nessa tarefa de  prevenir doenças e na promoção do bem-estar das pessoas. 

 

Mas como utilizá-las de forma mais efetiva? 

 

A mudança para uma abordagem digital vem de diferentes formas e não existe um único caminho ou resposta. Mas, à medida que a necessidade de um olhar mais holístico para a saúde cresce, aumenta também a percepção de que a prevenção é a via mais assertiva.  

 

Essa é a principal lição apresentada pelas healthtechs: saúde na palma das mãos, tornando o paciente protagonista do seu próprio bem-estar, uma vez que ele pode acompanhar por meio de um clique o resultado de suas escolhas, e agente ativo no cuidado da própria saúde, identificando e mudando o que pode estar influenciando negativamente o caminho para uma vida mais saudável.

 

Tais empresas mostraram a importância de uma análise de dados mais personalizada, com foco nas questões individuais, para poderem ser, de fato, úteis para o usuário.

 

De todo modo, a implementação bem-sucedida dessas tecnologias e estratégias depende de uma visão ainda mais global, que vai muito além da relação médico/ paciente.

 

É preciso popularizar o acesso a elas, atingindo o maior número  possível de pessoas. Só assim se conseguirá reduzir os custos de saúde e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida dos usuários.

 

A tecnologia está presente em tudo, e nada melhor do que aplicá-la no incentivo de uma vida mais saudável. Essa, no entanto, é uma lição que ainda está sendo aprendida.

 

Artigo assinado por Lúcio Júnior, CEO da HSPW, uma plataforma de saúde integral e de mudança de hábitos que garante redução de custos nos seguros de saúde corporativos. 

  


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia