30/09/2022 às 13h18min - Atualizada em 01/10/2022 às 00h01min

Investimentos: ano eleitoral exige cautela e diversificar continua sendo uma boa receita, segundo especialista

Economista-chefe da TM3 Capital aponta que, apesar de cenário incerto, existem boas perspectivas no mercado nacional e internacional

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik

Disciplina e paciência são características essenciais para todo bom investidor e utilizá-las em ano eleitoral é ainda mais importante. Mesmo com a divulgação das pesquisas de intenção de voto, é fato que é impossível prever o resultado das eleições e quais propostas econômicas serão levadas adiante. Por isso, independentemente dos rumos que o país irá tomar no próximo ano, diversificar a carteira de investimentos é uma receita adotada por investidores experientes e que quase nunca dá errado. 

“Apesar do período de incertezas e de uma tensão maior pela proximidade das eleições, o Brasil não tem um cenário tão pessimista quando o assunto é investimento. A começar pela valorização do real frente ao dólar, algumas perspectivas são positivas. O real acumula uma apreciação  de cerca de 6%. Além disso, o ETF EWZ – cesta de papéis de empresas brasileiras negociada na bolsa de Nova York - acumula ganho de 8% em 2022. Isso significa que o mercado internacional está aberto para boas possibilidades”, destaca Lucas Dezordi, economista-chefe da TM3 Capital

Além de diversificar os investimentos, outra recomendação é ter uma parte dos recursos direcionados à renda fixa, pois isso traz estabilidade, mesmo que com ganhos mais comedidos. “Este ano tivemos um crescimento das aplicações em produtos de renda fixa, justamente porque os investidores têm tido um pouco mais de cautela em face dos acontecimentos econômicos, não somente no Brasil, mas no mundo. Eles são importantes, principalmente para compor a reserva de emergência e se segurar nesse momento de transição e de volatilidade”, indica o economista. 

Dezordi ressalta que é preciso estabelecer um rol de investimentos pujante, alinhado com os objetivos e perfil de risco, principalmente nesta fase, com um equilíbrio de investimentos de renda fixa e renda variável. “Seguindo esses preceitos e com paciência e bastante análise, é possível passar pelo período eleitoral sem grandes sustos. Talvez os ganhos não sejam tão altos, mas se o investidor apostar nessa diversificação, com sabedoria e cautela, também não terá perdas”, finaliza. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia