30/09/2022 às 14h40min - Atualizada em 30/09/2022 às 20h02min

Comunicação e estilo? Saiba como a forma de se vestir é capaz de definir personalidades

As especialistas em moda e podcasters à frente do primeiro podcast feminino sobre empreendedorismo, Scheila Sanntos e Bebbel Rendeiro, tiram as principais dúvidas a respeito do assunto que chama atenção e faz diferença no dia a dia

SALA DA NOTÍCIA Larissa Geovanna
Divulgação

Não dá mais para negar que a roupa diz muito sobre a pessoa. Nos últimos anos, foi possível perceber uma mudança de comportamento em relação aos looks e a forma de usá-los em diferentes ocasiões e de acordo com cada gosto e estilo. Com o crescimento da internet e a oportunidade da descoberta de referências ao redor do mundo, muitas pessoas se sentiram cada vez mais abertas para ousar e se divertir no visual. A roupa, assim como a linguagem verbal, é parte fundamental para o que se deseja comunicar. Por isso, é importante prestar atenção à mensagem que deseja passar por meio do que se veste. 

“A maneira de se vestir pode representar coisas boas ou ruins sobre cada personalidade. Isso impacta no âmbito profissional e pessoal. Por isso a importância de ter um estilo único e de acordo com o que te deixa bem e transmite quem você é e o que se quer. Isso impactará em toda a sua comunicação”, comenta Bebbel Rendeiro, co-host do POWERCast, primeiro podcast sobre empreendedorismo apresentado por mulheres no Brasil, e expert em Comunicação no mundo fashion, tendo em seu currículo e bagagem o trabalho de produção em revistas como Wish Report, Wish Casa e Bordo da Azul linhas aéreas, além de empresas da indústria da moda como Thelure, Lauf e Vanda Jacintho.

Apesar de parecer difícil ao olhar as peças espalhadas pelo guarda-roupa, no mundo atual existem diversas formas de aprender sobre o assunto. “Você pode consumir conteúdo na internet, fazer cursos ou contratar um stylist ou uma empresa que faça isso. O mais importante estar 100% confortável e feliz com aquilo que está vestindo, assim fica mais fácil transmitir a energia e mensagem que se busca”, complementa Scheila Sanntos, que além de nome à frente do POWERCast, de CEO da marca de jeans Moscova e fundadora da agência de comunicação Ask, é advogada, modelo, fashionista, digital influencer e participante do reality “Saúde Integrada”, programa do “É De Casa” da Rede Globo.

Unindo forças sobre o tema, as duas apresentadoras fashionistas que reúnem mais de 100 mil ouvintes mensalmente, responderam as principais dúvidas sobre como equilibrar estilo e personalidade. Confira, abaixo, quais são elas.

Como construir um estilo?
“Busque referências em pessoas que você se identifica, porém, sem perder a sua originalidade. Apesar de tirar a inspiração, tenha sempre os seus toques especiais - seja um acessório ou um truque que você goste de utilizar em suas roupas -, construindo uma característica sua”, explica Bebbel. 

Consigo me expressar por meio da roupa? 
“Sim, é sempre possível falar por meio da roupa e a moda é incrível porque é possível ser vários personagens. Eu, por exemplo, me expresso muito por meio da roupa, tem horas que quero ousar mais e usar roupas com mais personalidade, e outras que quero incluir mais estilo para ir nas reuniões”, explica Scheila. 

Existem cores que falem mais do que as outras?
“Sim, toda a pessoa tem uma cartela de cor que combina melhor com o seu tipo de pele e cabelo. Atualmente, existem profissionais que realizam esse tipo de serviço, além de testes que já estão na internet para auxiliar neste momento de descoberta”, aponta Sanntos. A cor também pode refletir e estar associada ao nosso humor e a atitude de cada pessoa, que é o que fala mais alto. Assim, se você é do tipo que se sente poderosa com uma cor neutra, vão te ver como alguém poderosa”, complementa Rendeiro.

Qual a peça essencial que não pode faltar no guarda roupa de qualquer pessoa?
Para as apresentadoras, a resposta é unânime: “Jeans e camisa branca, com certeza”, comentam.

É possível construir estilos diferentes de acordo com o ambiente? 
“Todo estilo é único, mas você pode se adaptar aos ambientes sempre com o seu diferencial para deixar sua marca. Aqui no PowerCast, adaptamos nossos looks de acordo com o local que estaremos gravando, dessa forma conseguimos passar uma mensagem direcionada ao que gostaríamos de comunicar”, explica Bebbel.

Por fim, qual a importância da roupa na construção de uma imagem profissional e pessoal?
“Em qualquer trabalho, e até na vida pessoal, é importante ter uma comunicação com o visual. Isso não quer dizer que é preciso ter uma seriedade e seguir um padrão pré-estabelecido. Hoje, a moda é livre e as pessoas também. Não é só colocar um terninho de cor neutra, mas ter sua personalidade estampada onde você passar”, finaliza Sheila. 

Sheila Sanntos e Bebbel Rendeiro
Sheila Sanntos e Bebbel Rendeiro
Sheila Sanntos e Bebbel Rendeiro
 

Sobre o POWERCast
Apresentado por Scheila Sanntos e Bebbel Rendeiro,  POWERCast é um canal de entrevistas, com os principais empreendedores brasileiros da atualidade. Com conteúdo voltado para o mundo dos negócios, o programa é ideal para empreendedores de primeira viagem, para quem busca desenvolver seu negócio ou para quem quer aprender boas práticas por meio de insights e lições dos maiores nomes do empreendedorismo. No microfone do programa já passaram vozes como a de Felipe Titto (Titanium), Georgios Frangulis (Oakberry), Felipe Massa (Piloto), Leo Picon (Just Approve), João Appolinário Neto (Mega Studio Be Emotion), Marcella Kanner (Riachuelo), Sônia Hess (Dudalina), Cris Dios (Laces and Hair) e muitos outros. 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia