30/09/2022 às 11h58min - Atualizada em 30/09/2022 às 20h00min

Escolas brasileiras alcançam bons resultados em avaliação internacional que mede qualidade do ensino

Escolas da Inspira Rede de Educadores apresentam resultados positivos no PISA-S e são comparadas aos dez primeiros colocados no ranking global do PISA

SALA DA NOTÍCIA Priscila Nishimori
Pexel
A Inspira Rede de Educadores, principal rede de escolas e a que mais cresce no país, participou do exame PISA para Escolas (PISA-S), que avaliou doze instituições de ensino da rede.
Na análise por escolas, as unidades avaliadas ficaram majoritariamente à frente de países desenvolvidos como Noruega, Estados Unidos e França, sendo que a escola com maior pontuação ficaria em segundo lugar no ranking global do PISA junto de Singapura. Se considerarmos a rede como um país, a Inspira ficaria entre os 10 primeiros colocados, passando Finlândia, Reino Unido e Holanda. 
Com poucos dados públicos que ajudem os responsáveis a avaliarem as escolas e com pouquíssimos exames que apresentem uma avaliação real sobre a qualidade de ensino e aprendizagem na educação privada, o PISA-S é referência de uma avaliação detalhada sobre a temática.

“Entendemos que toda comparação precisa de parâmetros e diretrizes semelhantes para que a análise possa ser mais precisa. Por esse motivo, escolhemos participar do PISA-S”, afirma Marcelo Xavier, Diretor Pedagógico de Integração da Inspira Rede de Educadores. “Outro fator decisivo para a escolha foi o formato da avaliação, pois acreditamos que o conhecimento é construído de forma integrada e o ensino não pode ter foco apenas em conteúdo didático. Devemos despertar o interesse do aluno para que o aprendizado seja natural e dinâmico, de acordo com as exigências do mundo atual”.
Atualmente, a rede de educadores possui unidades em todas as regiões do país, cada qual com uma linha pedagógica própria. Ao participar do exame, as escolas da Inspira têm condições de avaliar o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado. Outro benefício está na transparência da informação, pois os responsáveis dos alunos terão um dado legítimo que comprova a qualidade do ensino prestado.
“A Inspira tem como objetivo principal reunir as melhores escolas do país, sendo elas dos diferentes posicionamentos, como escolas de aprovação, tradicionais, humanistas e internacionais. E a nossa colocação entre os 10 primeiros países se deve à excelência e qualidade das escolas que integram a nossa rede. Além disso, acreditamos que um bom projeto pedagógico não pode ser focado apenas nos resultados de fim de linha, como os vestibulares, por exemplo, mas principalmente em todo o caminho, que pode ser prazeroso, de construção do saber”, afirma Xavier.

PISA-S
O PISA para Escolas é um projeto da OCDE e, assim como o exame global, avalia três áreas de domínio principais: Leitura, Matemática e Ciências, além das habilidades socioemocionais. A prova considera o quanto o aluno consegue aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais, pondera a capacidade deles de analisar, raciocinar e comunicar e, por esse motivo, não são cobradas informações que precisam ser decoradas.
O exame tem o mesmo rigor técnico e usa as matrizes de referência de avaliação idênticas à aplicação internacional. Além disso, ambos os exames utilizam testes de múltipla escolha para possibilitar a mensuração e a análise sólida e científica dos dados levantados. No caso da avaliação para as escolas, o teste pode ser realizado anualmente pelas instituições interessadas e ele fornece um relatório com o desempenho médio da escola em relação às médias do PISA para o seu país e para a OCDE.

Exames Nacionais
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nasceu com objetivos semelhantes ao do PISA-S, pois avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio (enquanto o PISA e o PISA-S avaliam estudantes entrando no Ensino Médio). Contudo, sua matriz de avaliação apresenta formato diferente e traz recorte mais amplo e com foco no aluno.
Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresenta um conjunto de avaliações em larga escala, com foco principal na rede pública, sendo recolhida apenas uma amostra da rede privada. Os resultados visam a apresentar os níveis de aprendizagem com base em uma série de informações contextuais que podem interferir no desempenho do estudante.
O levantamento desses dados tem colaborado com o monitoramento e a análise de desempenho da qualidade de ensino do país. Com o auxílio desses indicadores, passa a ser possível a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas educacionais baseada em evidência. Com a instauração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Saeb tem realizado ajustes e se espera que o ENEM também seja alterado com a instituição do Novo Ensino Médio.
 
Sobre a Inspira Rede de Educadores
Presente em todas as regiões do Brasil, a Inspira Rede de Educadores é a principal rede de escolas do país com mais de 55 mil alunos e cerca de 100 escolas integradas à rede. A companhia segue em pleno processo de crescimento e reúne um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, e instituições de ensino básico conhecidas por sua excelência acadêmica e com forte reputação. Com o compromisso de respeitar e perpetuar o legado pedagógico de cada instituição, a Inspira contribui com o propósito de oferecer educação de referência contribuindo com a expansão das escolas e com investimentos em gestão, tecnologia e formação continuada das equipes que integram a rede.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia