30/09/2022 às 18h29min - Atualizada em 30/09/2022 às 18h29min

Ex-líderes europeus apoiam candidatura de Lula à Presidência do Brasil

Além do ex-presidente socialista François Hollande, o ex-primeiro-ministro de direita francês Dominique de Villepin assinou o texto de apoio

AB Notícias News
Correio Braziliense
MAURO PIMENTEL
Vários ex-chefes do Estado e de Governo europeus de esquerda e de direita declararam apoio nesta sexta-feira (30/9) à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do Brasil contra Jair Bolsonaro nas eleições de domingo.

"O resultado da eleição presidencial brasileira terá um impacto decisivo, que irá muito além das suas fronteiras. Quando a democracia está em perigo, é preciso juntar os divergentes para vencer os antagônicos. É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de Governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula", segundo o texto enviado à AFP por aliados do ex-presidente francês François Hollande, um dos signatários.

"O mundo precisa de um Brasil democrático e justo. Só um estadista como Lula pode tomar conta desse desafio", acrescenta.
Além do ex-presidente socialista François Hollande, o ex-primeiro-ministro de direita francês Dominique de Villepin assinou o texto.
 

Os demais signatários são José Luis Rodríguez Zapatero, ex-presidente do Governo espanhol, Massimo d'Alema e Enrico Letta, ex-chefes de Governo da Itália, Micheline Calmy Rey, ex-presidente da Confederação Suíça, e Elio di Rupo, ex-primeiro-ministro da Bélgica.

Lula, presidente entre 2003 e 2011, foi durante dois mandatos um aliado fiel e construtivo, afirmou Hollande à AFP.

Hollande também destacou que a América Latina necessita de estabilidade e confiança na política e que Lula é uma figura importante nas negociações internacionais e relações entre Brasil e Europa.

O político francês também criticou Jair Bolsonaro em relação aos compromissos climáticos, acusando-o de negacionismo e de tomar decisões desastrosas para a Amazônia.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia