30/09/2022 às 06h24min - Atualizada em 30/09/2022 às 12h02min

Rei Charles III: as novas moedas com efígie do monarca que devem entrar em circulação no Reino Unido

As novas moedas seguem séculos de tradição, com o monarca retratado agora virado para a esquerda — lado oposto da rainha Elizabeth.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/30/rei-charles-iii-as-novas-moedas-com-efigie-do-monarca-que-devem-entrar-em-circulacao-no-reino-unido.ghtml

As novas moedas seguem séculos de tradição, com o monarca retratado agora virado para a esquerda — lado oposto da rainha Elizabeth. Novas moedas com o rosto do rei Charles III começarão a circular no Reino Unido.
Alastair Grant/ AP
Novas moedas com o retrato do rei Charles III foram reveladas no Reino Unido — a de 50 centavos de libra esterlina, moeda local, entra em circulação geral dentro de algumas semanas.

A BBC News deu uma espiada na moeda de 50 centavos e também na edição comemorativa de 5 libras, que exibem uma imagem do rei criada pelo escultor britânico Martin Jennings.
As moedas seguem séculos de tradição, com o monarca retratado agora virado para a esquerda — lado oposto ao que estava virado o antecessor, a rainha Elizabeth 2ª.
Tal como os reis britânicos passados, e diferentemente da rainha, ele não é retratado usando coroa.
O rei Charles aprovou pessoalmente a efígie — e ficou satisfeito com a semelhança.
As moedas comemorativas serão vendidas para colecionadores pela The Royal Mint, a Casa da Moeda britânica, a partir do início da próxima semana.
Já a moeda de 50 pence (50 centavos de libra) estará disponível para uso geral bem antes do fim do ano, sendo distribuída de acordo com a demanda de bancos, sociedades de crédito imobiliário e postos de correio.
Elas vão circular em paralelo com as 27 bilhões de moedas do reinado da falecida rainha Elizabeth 2ª, que ainda serão aceitas no comércio.
Anne Jessopp, executiva-chefe da The Royal Mint, afirma que as moedas geralmente duram 20 anos, então as moedas da rainha Elizabeth e do rei Charles vão ficar em circulação juntas por muitos anos.
A partir do início do ano que vem, serão cunhadas moedas de 1 centavo a 2 libras, que os britânicos usam no dia a dia, com a mesma imagem do rei Charles 3º. Elas serão emitidas quando necessário para substituir moedas antigas danificadas e desgastadas — e para cobrir qualquer demanda extra.
"As pessoas não devem se preocupar se tiverem moedas com a rainha. Vamos manter essas moedas em circulação", diz Jessopp.
"Estamos vendo gente mudando para diferentes formas de pagamento, mas as pessoas também gostam de usar moedas por vários motivos diferentes".
O retrato oficial foi concebido para dar uma aparência acessível ao rei, e o mesmo vale para a inscrição.
Monarcas britânicos anteriores foram designados na inscrição da moeda usando a versão em latim do seu nome. No entanto, as novas moedas exibem Charles III, em vez de Carolus.
A inscrição completa em torno da efígie é: "CHARLES III • D • G • REX • F • D • 5 POUNDS • 2022", abreviado do latim, que pode ser traduzido como "Rei Charles 3º, pela graça de Deus, defensor da fé" .
O reverso da nova moeda comemorativa de 5 libras mostra dois novos retratos da rainha — de jovem monarca a longeva chefe de Estado.
Na moeda de 50 centavos, o reverso é uma cópia do desenho usado na moeda de 1953 para comemorar a coroação de Elizabeth 2ª.
O retrato do rei Charles é o primeiro desenho de moeda criado por Martin Jennings, mas suas esculturas públicas incluem os poetas John Betjeman, na estação St Pancras, em Londres, e Philip Larkin, em Hull.
Ele usou fotografias para criar o design, em vez do rei posar para um retrato específico.
"É o menor trabalho que já criei, mas é uma honra saber que será visto e mantido por pessoas de todo o mundo nos próximos séculos", afirma.
As moedas serão cunhadas na sede da Royal Mint, em Llantrisant, no País de Gales, para onde a Casa da Moeda — a empresa mais antiga da Grã-Bretanha — se mudou em 1967 para atender o processo de decimalização.
Antes da decimalização, era comum que as pessoas tivessem moedas com diferentes monarcas em seus bolsos.
Uma série de moedas para celebrar a vida e o legado da rainha Elizabeth, incluindo a de 5 libras, será colocada à venda pela Royal Mint na segunda-feira.
O que é a Royal Mint?
É uma das empresas mais antigas do mundo, tendo lançado sua primeira moeda no final do século 9, durante o reinado de Alfred, o Grande;
A Casa da Moeda funcionou dentro da Torre de Londres durante a maior parte de sua existência, mas desde o final da década de 1960 tem como sede Llantrisant, em Rhondda Cynon Taf, no País de Gales;
A instalação atual foi inaugurada pela rainha Elizabeth 2ª em 17 de dezembro de 1968, bem a tempo da enorme tarefa de substituir as bilhões de moedas em circulação diante da decimalização;
Existem mais de 27 bilhões de moedas em circulação no Reino Unido, com a Casa da Moeda emitindo cerca de um bilhão de novas moedas todos os anos — embora esse número flutue.
Separadamente, as pessoas estão sendo orientadas a verificar se têm algumas notas de dinheiro antigas em casa, uma vez que serão retiradas de circulação neste fim de semana.
A partir de sábado, as lojas não podem mais aceitar cédulas de 20 libras com o retrato de Adam Smith; e de 50 libras com Matthew Boulton e James Watt.
Além dessas notas do Bank of England, o banco central britânico, notas de 20 e 50 libras emitidas pelo Clydesdale Bank, Royal Bank of Scotland e Bank of Scotland também serão retiradas de circulação na mesma data.
As notas de 20 libras emitidas pelo Bank of Ireland, AIB Group, Danske Bank e Ulster Bank na Irlanda do Norte também vão sair de circulação.
Quem perder o prazo ainda poderá trocar as notas antigas no banco.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/30/rei-charles-iii-as-novas-moedas-com-efigie-do-monarca-que-devem-entrar-em-circulacao-no-reino-unido.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia