29/09/2022 às 10h13min - Atualizada em 30/09/2022 às 00h01min

Cerca de 90% dos casos de cegueira podem ser evitados

Dia Mundial da Retina acontece em 29 de setembro e alerta para cuidados com a saúde ocular. Retinopatia diabética e edema macular diabético são doenças que ocorrem na retina podem ser controlados, com diagnóstico e tratamento precoces1-5

SALA DA NOTÍCIA SPMJ Comunicação
Google
Setembro de 2022 - Pesquisa do Datafolha (*) encomendada pela Allergan, uma empresa AbbVie, aponta que a maioria da população brasileira com 16 anos ou mais (58%) não tem o hábito de consultar-se com um oftalmologista anualmente e 10% afirmam ter diabetes, principal causa de retinopatia diabética, doença ocular que pode levar à cegueira se não diagnosticada precocemente e tratada. 

Diabetes, Retina e Cegueira

O diabetes é uma doença crônica1 que atinge 7,4% da população brasileira2. Uma de suas complicações mais comuns é a retinopatia diabética, que pode afetar um terço da população acima dos 40 anos. Apesar dessa alta incidência, cerca de 25% das pessoas que vivem com diabetes não conversam com o seu médico sobre esta condição, mesmo quando alguns problemas de visão ocorrem1-5. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 90% dos casos de cegueira causados por diabetes poderiam ser evitados com diagnóstico e tratamento precoce1-5.
A retinopatia diabética se caracteriza por uma lesão nos vasos sanguíneos que nutrem a retina. A pessoa passa a ver pontos ou manchas fluentes, tem dificuldade de distinguir cores e de enxergar à noite3-5. Nos casos leves, a doença pode ser tratada com o controle do diabetes, por meio da reeducação alimentar e o uso de insulina, conforme recomendação médica. Em casos mais graves, o especialista pode indicar tratamentos que visam restaurar a função ou diminuir o resultado dos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina.   Se você desenvolver a retinopatia diabética, o tratamento precoce pode interromper o dano e prevenir a cegueira. Tratando o diabetes, a perda de visão tem chance de ser evitada”, alerta o oftalmologista e gerente médico de Oftalmologia da AbbVie, Mirko Babic.

Metade da população brasileira tem dificuldade de enxergar
Metade da população brasileira com 16 anos ou mais afirma ter alguma dificuldade para enxergar. A maioria (58%) não tem o hábito de consultar-se com especialista anualmente e 10% afirmam ter diabetes, principal causa de cegueira evitável.    É o que aponta a Pesquisa Datafolha “Saúde Ocular”, que indica ainda que quase a totalidade (95%) das pessoas que visitam um oftalmologista realizam o “teste de letrinha”, para medir grau de correção visual; outros exames – como mapeamento de retina – são realizadas por 4 em cada 10 pacientes e 5% dos que se consultam com especialistas não realizam nenhum teste.

"A exemplo do diabetes, a retinopatia e o edema macular diabéticos são doenças
silenciosas. O paciente deve fazer exames oftalmológicos regulares e procurar um
especialista caso tenha o diagnóstico de diabetes. “Ao enxergar imagens deformadas, ter sensibilidade ao contraste e alterações no campo de visão, a retinopatia já está instalada”, afirma Babic. 

Para informações sobre saúde ocular e doenças da retina, acesse www.visaoemdia.com.br

Referências
(*) - A pesquisa  sobre Saúde Ocular foi realizada presencialmente em outubro de 2021, pelo Instituto Datafolha, com 2088 brasileiros com 16 anos ou mais, entre todas as regiões brasileiras (a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos)

1. SBD (https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes);
2. UNASUS (https://www.unasus.gov.br/noticia/diabetes-hipertensao-e-obesidade-avancam-entre-os-brasileiros);
3. IBP (https://www.iapb.org/news/landmark-study-reveals-adults-with-diabetes-at-unnecessary-risk-of-vision-loss/);
4. SBD (https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/diagnostico-e-tratamento)
5. https://visaoemdia.com.br/abra-os-olhos/
6. Projects we fund (moorfieldseyecharity.org.uk)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia