29/09/2022 às 11h30min - Atualizada em 30/09/2022 às 00h00min

7 de outubro | Dia do Sorriso - Tratamento estético com facetas dentais exige cuidados para evitar problemas graves e infecções

Investigação prévia para analisar a saúde da gengiva, dos dentes e da estrutura óssea garante melhores resultados e afasta riscos

SALA DA NOTÍCIA Agência Fibra
Divulgação

Bastante popular nas redes sociais, o tratamento estético com facetas para os dentes – também conhecido como lentes de contato dental ou laminados – caiu no gosto de homens e mulheres que buscam o sorriso perfeito. Mas, como todo procedimento que envolve a saúde oral, exige precauções para evitar problemas sérios, como infecções generalizadas, sequelas graves e até mesmo risco de morte. 

 

O termo é adotado em referência às lentes oculares, sendo também muito delicadas e bem finas. Trata-se de uma lâmina de cerâmica ou resina que complementa os dentes. Ao contrário das lentes de resina, as de cerâmica são mais resistentes ao desgaste e não envelhecem, ao passo que as de resina mudam de cor e se desgastam com mais velocidade. 

 

As facetas são indicadas para todos? 

“Como virou um modismo, é comum hoje os pacientes buscarem as facetas como opção para ter a aparência do sorriso que gostaria. Mas, antes de tudo, é preciso verificar se esse é um procedimento que deveria ser indicado para aquela pessoa”, explica o cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, Dr. Andreas Koren. “O primeiro fator é a idade. Não recomendamos para muito jovens, com menos de 20 anos, por exemplo, pois o sorriso ainda está em formação, principalmente nos homens, que têm um crescimento ósseo mais tardio, por volta dos 22 ou 23 anos”, diz.

 

Exames prévios 

Em complemento, o especialista explica que uma série de exames devem atestar a saúde oral, incluindo radiografias panorâmicas e até mesmo tomografias e escaneamentos 3D em determinados casos. “Precisamos saber se a gengiva está perfeita e se não há retração; se há uma boa ancoragem ou perdas ósseas; se os dentes estão alinhados; se não há lesões, cáries ou canais tratados. Enfim, é necessário fazer uma investigação realmente completa”, ressalta o Dr. Andreas. “É comum, inclusive, termos que realizar toda uma correção ortopédica antes do tratamento estético para a aplicação de forma adequada das facetas”.

 

Para o especialista, ter esse cuidado prévio e ser muito honesto, direto e coerente com o paciente e suas possibilidades é o que diferencia os bons profissionais no mercado. “Temos que mostrar, de forma clara e objetiva, se o melhor é fazermos esse tipo de tratamento estético ou se há outras opções. Frequentemente, apenas com a ortodontia, ou seja, com procedimentos para melhorar a posição dos dentes, já há um resultado incrível e que atende exatamente ao que a pessoa gostaria, sem nenhum tipo de desgaste nos dentes e a aplicação de resinas e porcelanas”, revela. 

 

Atenção ao pós

O diretor da Signature Clínica Boutique alerta ainda que qualquer reação adversa que não foi prevista pelo dentista, ou seja, informada ao paciente de que poderia ocorrer como sintoma comum após os procedimentos, deve ser imediatamente comunicada ao profissional para verificação. “Quando não há essa atenção inicial na investigação preliminar, pode acontecer, sim, do tratamento estético derivar em problemas. Como, por exemplo, o excesso de material utilizado que pode atingir mais profundamente a gengiva e inflamar o local, ou a falta do ajuste fino da mordida, com um lado ficando mais alto do que o outro. São vários os fatores de risco, e buscar um atendimento para nova avaliação é imprescindível e urgente”, recomenda o Dr. Andreas Koren. 

 

Sorriso bonito x sorriso saudável

Por conta do alto custo, pois são fabricadas artesanalmente, as lentes de contato dental de cerâmica têm, de fato, um resultado mais duradouro, mas o Dr. Andreas Koren esclarece que a utilidade inicial deve ser voltada aos que possuem algum tipo de problema de saúde, como uma má formação congênita dos dentes, por exemplo, antes de chegar ao aspecto estético.

 

“Às vezes, o dente não tem uma cor bonita, mesmo com clareamento. Por isso, utilizamos a lente de contato dental de cerâmica, que consegue uma cor mais clara e harmônica. Mas, nem todas as pessoas têm essa indicação”, alerta o cirurgião.

 

“Se a pessoa tem dentes lindos e sem desgaste, normalmente esse tipo de tratamento não é indicado, pois não há espaço para esse complemento, mesmo com a lâmina bem fininha”, pontua o dentista, antes de mencionar uma série de problemas que a pessoa pode ter, caso priorize o aspecto visual ante o de saúde:

 
  • Perda da estrutura saudável do dente no curto, médio e longo prazo;
  • Desgaste não recomendado pode ocasionar danos à gengiva;
  • Sem o devido tratamento, pode levar à perda do dente;
 

Com o devido critério, que preze pela saúde e pela estética em mesmo grau, um sorriso saudável e belo estará mais do que garantido.

 

Sobre o Dia Mundial do Sorriso 

Comemorado desde 1999 na primeira sexta-feira de outubro, o Dia Mundial do Sorriso foi criado a pedido do desenhista americano Harvey Ball, que faleceu em 2001. Harvey é o autor daquele círculo amarelo com olhos e boca sorridentes, o Smiley (smile é sorriso, em inglês), hoje usado com frequência nas comunicações digitais, por meio de emojis, e tornando-se uma linguagem universal.

 

Sobre Andreas Koren 

Cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, e embaixador da linha Elmex, da Colgate, na região sudeste do Brasil. É referência em reconstrução de tratamentos estéticos e em transformação de sorrisos com resinas e cerâmicas (“lentes de contato dentais”). É graduado pela FOP-Unicamp, pós-graduado em odontologia estética, especialista em prótese dentária, e mestre em biomateriais na área de cerâmicas pela FO-USP.  É parceiro técnico da norte-americana Ultradent Products (Salt Lake City/USA), e parceiro técnico da linha de microscópios odontológicos da global alemã Carl Zeiss. Foi colunista por cinco anos (2012-17) de uma das maiores revistas de Odontologia Estética do Brasil e coautor do best seller odontológico, de 2018, “Laser in Dentistry”, lançado em Dubai/UAE.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia