29/09/2022 às 12h04min - Atualizada em 29/09/2022 às 22h28min

Emoções na política: como evitar conflitos e discussões no trabalho, na família e nas relações

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Motta
O período eleitoral se aproxima e com ele é muito comum saber de alguém que já discutiu com um amigo, colega ou familiar sobre política, e que tenha saído de grupos, redes sociais ou, até mesmo, aqueles mais radicais que romperam relações e criaram inimigos por conta de posicionamento político contrário ao seu.

Em entrevista recente, Scott Mainwaring, um dos maiores especialistas do mundo em política e democracia na América Latina, afirmou que o “Brasil vive mistura tóxica de ódio pessoal e polarização política”.


Paulo Vieira, Master Coach, PhD em Business Administration e presidente da Febracis, reconhecido pelo público como principal autoridade em Inteligência Emocional no Brasil, alerta para a gestão das emoções para evitar conflitos dessa natureza no ambiente familiar, trabalho e nas relações sociais. “Dentro deste contexto, é fundamental que as pessoas tenham domínio de suas emoções nas mais diferentes situações. Isso resulta em relações saudáveis consigo mesmo e com o outro, mesmo em ambiente diverso, com visões de mundo diferentes”, analisa.

A Inteligência Emocional é sustentada por dois pilares essenciais: as competências emocionais pessoais e as competências emocionais sociais. Elas representam as habilidades necessárias para viver de forma positiva, em equilíbrio consigo e com o mundo e dominá-las é essencial no atual cenário de polarização. A partir deste entendimento, o Master Coach traz dicas de como aplicar, na prática, esse conceito e evitar conflitos:

 
  1. Adaptabilidade: é a capacidade de ser flexível na adaptação a pessoas dos mais diferentes estilos, índoles e comportamentos. É estar preparado para lidar com situações adversas e voláteis, tendo como base a autoconsciência emocional e o autocontrole emocional.
 
  1. Pratique a empatia: perceba as emoções alheias, compreenda seus pontos de vista e se interesse ativamente por suas preocupações. Em uma discussão, não significa necessariamente abrir mão de suas convicções, mas buscar entender os argumentos do outro e ceder quando necessário.
 
  1. Não ataque a identidade do outro: reconheça o próximo e ame-o como ele é, lembrando que ele é importante. Reforce e lembre-o de suas características positivas, ao mesmo tempo em que você também deve se posicionar de forma a trazer clareza também em relação aos seus sentimentos, por exemplo: “Eu me sinto triste quando isso acontece”.

Em qualquer área de trabalho e nos relacionamentos — sejam eles amizade ou laço familiar — precisamos lidar diariamente com as emoções para alcançar bons resultados. A sua má gestão pode levar o indivíduo a cometer atos que futuramente trarão fracasso, arrependimento e vergonha. “Por isso, exercitar as emoções certas ajuda a ter uma compreensão do que acontece em nosso íntimo e com aqueles que estão ao nosso redor, levando-nos a saber como reagir perante às mais diversas ocasiões”, analisa Vieira.

Esse e outros temas serão abordados durante o Método CIS, o maior treinamento de Inteligência Emocional do mundo, que acontece entre os dias 6 e 9 de outubro, em Fortaleza e nas unidades Febracis. A imersão já impactou mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo e trabalha todas as áreas da vida de forma sistêmica, a fim de que os participantes adquiram técnicas e ferramentas para impactar seu dia a dia e aumentar a sua produtividade, tornando-os indivíduos mais capazes de transformar seus sonhos em objetivos e alcançá-los de forma sustentável e congruente com os seus valores.
 
Informações Método CIS 
Data: De 6 a 9 de outubro (quinta-feira a domingo)     
Horário: Dia 6 (quinta), às 14h. Nos demais dias (sexta-feira a domingo), às 10h  
Local: Centro de Eventos do Ceará.
Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz - Fortaleza - CE
Inscrições: Método CIS | Inteligência Emocional e Alta Performance (metodocis.com)




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia