29/09/2022 às 15h35min - Atualizada em 29/09/2022 às 22h21min

TUCCA Concertos Internacionais traz para São Paulo guitarrista norte-americano Pat Metheny, vencedor de 20 prêmios Grammy Awards

Shows do jazzista acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, às 21h, no Teatro Alfa

SALA DA NOTÍCIA Grasiela Caldeira
www.sympla.com.br
Divulgação
Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, Pat Metheny, desembarca em São Paulo na próxima semana para fazer dois shows, nos dias 3 e 4 de outubro, às 21 horas, no Teatro Alfa. Os espetáculos fazem parte da série de concertos internacionais realizada pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e toda a renda dos ingressos é revertida para o tratamento de crianças e adolescentes atendidas pela associação, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo.

O compositor e guitarrista, vencedor de 20 prêmios Grammy Awards, se apresenta na capital paulistana com um dos seus grandes parceiros, o baterista Antonio Sánchez. Segundo o músico, Antonio é um dos maiores bateristas de todos os tempos. “O fato de podermos compartilhar tanta música juntos ao longo desses anos é algo realmente especial para nós. Estou muito orgulhoso de todos os seus sucessos como a trilha do filme que ganhou o Oscar, Birdman”, conta.


Pat completa: “Estar junto com Antonio é algo como nada que eu já experimentei com qualquer outro músico. Ele tem a capacidade de ouvir e estar dentro da música com uma intensidade única.”

Além de Antonio na bateria, o guitarrista traz para esta turnê no piano, Gwilym Simcock. Nascido no Reino Unido, Simcock foi escolhido como uma das 1000 pessoas mais influentes de Londres pelo jornal Evening Standard. “Eu ouvi falar de Gwilym pela primeira vez em uma viagem a Londres alguns anos atrás (...) Quando ouvi o CD dele, me tornei fã na hora. Gwilym é simplesmente um dos melhores pianistas que já ouvi em muito, muito tempo. Tínhamos planejado ficar juntos por algumas horas, mas acabamos tocando sem parar por uma tarde inteira”, conta Pat.

No baixo, os shows contam com Linda May Oh, australiana, muito conhecida na cena de jazz de Nova York (EUA). "Adoro acompanhar os novos músicos pela cidade e saio com frequência para conferir o que todos estão fazendo. Na primeira vez que ouvi Linda, ela foi imediatamente para o topo da minha lista de candidatos”, comenta o guitarrista.

Eles vão apresentar uma variedade de músicas da carreira de Pat. Recentemente, Metheny foi incluído no Downbeat Hall of Fame como membro mais jovem e sendo o quarto guitarrista - juntando-se a Django Reinhardt, Charlie Christian e Wes Montgomery. 

Sobre Pat Metheny:

O premiado guitarrista nasceu na cidade de Kansas (EUA) em uma família de músicos. Começou estudando trompete, mas logo se interessou pela guitarra. Metheny introduziu uma maneira moderna de tocar e improvisar, mas profundamente enraizada nas tradições do jazz melódico, swing e blues. Com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1975), ele reinventou o som tradicional do “jazz guitar” para uma nova geração de músicos. Ao longo de sua carreira, continuou a redefinir o gênero, utilizando novas tecnologias e trabalhando constantemente para evoluir o potencial de improvisação e som de seu instrumento.
Já se apresentou com artistas de vários universos, como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, Milton Nascimento e David Bowie.
Aos 19 anos, tornou-se o professor mais jovem da Berklee College of Music (Boston, Massachusetts), onde também recebeu um doutorado honorário mais de vinte anos depois (1996). Foi um verdadeiro pioneiro no campo da música eletrônica e um dos primeiros músicos de jazz a tratar o sintetizador como um instrumento musical sério. Foi fundamental no desenvolvimento de vários novos tipos de guitarras, como o violão soprano, Pikasso de 42 cordas, PM-100 da Ibanez e uma variedade de outros instrumentos personalizados.
Ganhou 20 Grammy Awards em 12 categorias diferentes e o Pat Metheny Group ganhou sete Grammys consecutivos, feito inédito no gênero. Desde a década de 70, Metheny passou a maior parte de sua vida em turnê, com uma média de 120 a 240 shows por ano.

SERVIÇO
TUCCA Música pela Cura 2022
Show: “AN EVENING WITH PAT METHENY” – Jazz
PAT METHENY, guitarra
Gwilym Simcock, piano
Linda May Oh, baixo
Antonio Sánchez, bateria

Onde: Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Quando: 3 e 4 de outubro, às 21h
Quanto: De R$ 50 a R$ 400
Vendas: www.sympla.com.br ou whatsapp 11 97567-5387


Sobre a TUCCA:
A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer por meio do cuidado integral, humanizado e sem custo para o paciente, certos de que o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento individualizado e de qualidade são a maneira mais efetiva de vencer o câncer. 

Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a TUCCA tem como proposta elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado. Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, união que já beneficiou mais de 4.000 crianças e adolescentes carentes com câncer. Esta jornada pela cura conta com o apoio de empresas, da sociedade civil e de voluntários.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia