29/09/2022 às 18h55min - Atualizada em 29/09/2022 às 22h14min

Obras de arte feitas por crianças de escolas públicas de Iporanga são expostas em praça da cidade, dia 1º de outubro

Iniciativa faz parte do projeto B A T U, criado por artista espanhol Ieltxu Ortueta

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
A Praça da Matriz, em Iporanga receberá sábado, 1º de outubro, a exposição B A T U, que levará ao público os trabalhos que o artista, performer e designer gráfico espanhol Ieltxu Ortueta realizou ao longo da semana junto aos alunos das escolas EMEIEF José Maciel da Silva e EMEF Maria Terezinha Pedroso Henrique.

A partir das 14h, o público da cidade e região poderá conferir de perto o resultado desta experiência artística realizada junto aos estudantes de 6 a 8 anos, que puderam vivenciar o processo de criar, brincando, as suas próprias obras de arte. A iniciativa foi contemplada com o Proac Direto Fomento a Projetos Culturais, da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo.


A instalação artística interativa será formada por módulos intercambiáveis, para que os visitantes possam entrar, sair, desenhar, trocar de lugar os retângulos tridimensionais e, desta maneira, fazer com que o projeto tenha um caráter de brincadeira criativa e lúdica, em que crianças e adultos desdobram possibilidades de jogo, criam, experimentam e participam da própria a obra.

A ideia é que, desta maneira, toda a comunidade escolar e da cidade possa apreciar e interagir com o trabalho das crianças-artistas.

B A T U - O nome do projeto surgiu do verbo Bat, que no idioma Basco, região onde nasceu o artista, significa juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e reunir-se.

A proposta parte de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco. As crianças são convidadas a utilizar materiais como papel, tintas, cola escolar, tesouras, pincéis e fitas para colocar a criatividade para trabalhar e, desta maneira, serem artistas e criadores das suas próprias obras. Obras que compõe uma instalação coletiva com a experiência de dois dias de Laboratório de Criação.

“Toda criança é artista, precisa criar, inventar e brincar para ser e estar no mundo. A criança está no ‘aqui e agora’ o tempo todo e criar não é só se expressar, criar é ser, se relacionar e se entender no espaço e no mundo, olhar para a infância de forma horizontal, querer de fato dialogar e descobrir possibilidades juntos é algo que me leva a trabalhar com as infâncias ”, destaca Ieltxu Ortueta.

Ieltxu Ortueta - Nascido em Bilbao (País Basco/Espanha) e radicado no Brasil desde 2003 e reside e cria em Cunha desde 2016. É ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. É o criador de Artefactos Bascos, plataforma para desenvolver projetos multidisciplinares como as performances interativas FLOU!, C A M P O , BATU e Playgrounds Por Todo Lado!, esta junto com o diretor holandês residente em New York, Erwin Maas. Com o projeto Chão (Laboratório de Experiências Performáticas para Crianças do Meio Rural), foi indicado ao 2º Prêmio Select de Arte Educação e contemplado com o edital ProAc de Artes Integradas, realizado em 2017 na cidade de Cunha (SP).

Investiga propostas interativas e relacionais com crianças por meio de procedimentos artísticos (artes visuais, performance e design gráfico) buscando criações coletivas e ao mesmo tempo singulares em que toda criança é artista. Pensando em arte/vida/encontros, criou a residência de convívio E U P! (Encontros Únicos Potentes) na Montanha de Cunha, com foco em arte para a primeira infância na contemporaneidade. Apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Chile, Espanha, Noruega, África do Sul, Alemanha, Palestina e México. Faz parte da Rede VINCULAR (Rede Latino-americana de Criação para os Primeiros Anos) e de SMALL SIZE (Network for the diffusion of Performing Arts for Early Childhood).

SERVIÇO

Exposição interativa B A T U
Dia 1º de Outubro
Local: Praça da Matriz, às 14h

Apoio: Prefeitura de Iporanga/Secretaria Municipal de Educação

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação
Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral
11 3806-1636
[email protected] (cel: 11 9 9231-3211)
[email protected]  (cel: 11 9 9855-8144)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia