28/09/2022 às 14h21min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h03min

Com 5G, TecBan testa videoconferência em Libras no Banco24Horas para atendimento aos clientes

Tecnologia amplia qualidade da imagem, conexão sem interrupções e contato ágil, melhorando a experiência dos usuários

SALA DA NOTÍCIA Renata Passos
São Paulo, setembro de 2022 – Com um olhar para inovação, inclusão e excelência em experiência do cliente, a TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas, está realizando uma prova de conceito do primeiro caixa eletrônico capaz de viabilizar o atendimento humanizado por linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva e surdos no Brasil. A funcionalidade comprova um dos potenciais da tecnologia 5G com a transmissão de vídeo em alta qualidade sem interrupções.

O Banco24Horas 5G, que foi lançado de forma pioneira em maio de 2021, utilizando o 5G da Claro e em parceria com a Embratel e a Ericsson, já vinha sendo utilizado em ambiente controlado, em um dos escritórios da TecBan, em Alphaville (SP). O caixa eletrônico inicia sua fase dois de funcionamento com a nova tecnologia: o serviço de videoconferência feito por meio de um totem, disponibilizado ao lado do caixa, que conta com um tablet equipado com câmera HD com alta resolução.


“A TecBan é pioneira no uso de 5G no Brasil para desdobramentos no mercado financeiro. Inicialmente provamos o princípio mais básico da tecnologia 5G, relacionado a conectividade de rede através da alta disponibilidade do caixa eletrônico. Também aprimoramos o nosso monitoramento com imagens de alta definição para o time de segurança e entregamos acesso à internet via rede WiFi de alta velocidade para os nossos clientes. Entendemos que para o mercado financeiro um dos principais ganhos futuros da tecnologia 5G está em novas aplicações desenvolvidas para uma melhor experiência do atendimento às pessoas. Nesta nova iniciativa, experimentamos o conceito para atendimento através de uma videoconferência intuitiva, com alta resolução e que permite o benefício da inclusão para aqueles que se comunicam por meio de Libras.” explica Marcelo Preto, Gerente Executivo de Telecom na TecBan.

Um piloto interno foi realizado nos meses de maio e junho de 2022. Desde então, a equipe de atendimento da TecBan, focada no Banco24Horas, passa por treinamento de melhores práticas para a utilização da ferramenta.

Dados do IBGE, de 2020, apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. “A excelência no atendimento ao cliente é um princípio da TecBan e estamos certos de que com o avançar do 5G no Brasil e uma possível escalada do formato de videoconferência de alta qualidade tem um potencial enorme para levar cada vez mais inclusão financeira para todos os brasileiros, de todas as regiões, classes sociais e necessidades específicas”, comenta Alexandra Muniz, Gerente Executiva de Atendimento na TecBan. Além disso, a executiva reforça a conveniência da solução: “Sem necessidade de usar os seus recursos próprios, como o celular e a internet, o cliente que tiver qualquer intercorrência durante a realização das transações pode imediatamente entrar em contato com a nossa central de atendimento dando abertura a protocolos e tendo, em muitos casos, a resolução em tempo real”.

Para utilizar o atendimento via vídeo, basta seguir um passo-a-passo simples e intuitivo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados. Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência. 

A experimentação é fruto de um trabalho em equipe. Internamente o projeto foi liderado pelo TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar. “O TechLab é uma iniciativa da TecBan que desenvolveu um ambiente seguro para que as principais tendências e inovações sejam exploradas, tanto pensando em desenvolvimento de soluções que serão aplicadas em nossos negócios, quanto na livre experimentação para aprimoramento de conhecimentos e conceitos. Neste caso em específico pela evidente melhoria no atendimento ao cliente, tem tudo para ser um projeto escalado para toda a rede do Banco24Horas”, afirma Carlos Quevedo, Gerente Executivo de Arquitetura Corporativa e Inovação Tecnológica na TecBan.

O TechLab está também estudando e desenvolvendo as próximas fases. Segundo Quevedo, um próximo passo será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones.

Para o futuro, além da implementação do recurso para o uso do público, há ainda muitas possibilidades de desdobramentos e melhorias. “É possível imaginar, por exemplo, que a chamada por vídeo em um caixa eletrônico possa ser realizada para um atendimento mais personalizado de uma gerência ou de uma central das mais de 150 instituições que já utilizam o Banco24Horas”, conclui Marcelo Preto.

Sobre a TecBan

Com 40 anos de experiência, a TecBan é uma empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. Somente na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e serviços que impactam todas as classes sociais e perfis de público, por todo o Brasil.

Líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, é dona e gestora do Banco24Horas, somando mais de 2,1 bilhões de transações ao ano em seus mais de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em mais de 1 mil cidades do País. A marca está presente na vida de 152 milhões de brasileiros e proporciona acesso a mais de 90 serviços financeiros e não financeiros aos clientes de mais de 150 instituições, levando desenvolvimento econômico e movimentando 5% do PIB. O Banco24Horas oferece também soluções móveis e business to business, focados em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas, além de parcerias com fintechs, bancos digitais e sociais, por meio do HubDigital, e opções de cash-in em seus caixas eletrônicos recicladores.

Visionária, a TecBan foi a primeira empresa brasileira a colocar a sua plataforma de Open Finance em produção, iniciando a integração com o Open Insurance em 2022. Também atua na monitoração, operacionalização e gerenciamento de redes de autoatendimento e serviços complementares das cooperativas, com o ATMManager. Nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, está presente por meio da TBNet e da TBForte. Já com a Serviços Integrados TecBan compõe um vasto portfólio com mais de 15 soluções para atendimento de setores variados entregando experiência e capilaridade nacional em projetos especiais.
Para conhecer mais, acesse o site da TecBan  ou visite nossas redes sociais.

Sobre o Banco24Horas
O Banco24Horas está presente na vida de 152 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia às pessoas de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico e mais de 1.000 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

O produto faz parte do portfólio da TecBan, que há 40 anos desenvolve soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente. Visionária, a empresa está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

Além do Banco24Horas, a TecBan também oferece soluções como o ATMManager, Open Finance as a Service TecBan e HubDigital TecBan. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Para conhecer mais, acesse o site do Banco24Horas ou visite nossas redes sociais.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia