28/09/2022 às 10h22min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

A internacionalização da Datum a partir do multiculturalismo do Canadá

Alexandre Zanetti*

SALA DA NOTÍCIA Datum
Datum

Tornar a Datum uma empresa tech global, a partir de um país que celebra o multiculturalismo e a diversidade e incentiva a cultura de inovação e de empreendedorismo. É com este objetivo que a Datum está iniciando o seu processo de internacionalização desde o Canadá, país que, apesar da diferença de idioma, tem muitos pontos em comuns em termos culturais com o Brasil.

Uma dessas semelhanças é justamente a base de formação multicultural do Canadá, onde a diversidade étnica é identificada imediatamente nas ruas e onde a imigração continua sendo incentivada em vários segmentos. Calcula-se que a metade da população de 2,8 milhões de habitantes de  Toronto, por exemplo, seja constituída por imigrantes.

Outro ingrediente que pesou na escolha pelo Canadá, para deflagrar a internacionalização da Datum, foi o fuso horário muito próximo ao do brasileiro. Esta é uma considerável vantagem competitiva em relação a outros mercados dinâmicos em tecnologia, como a Índia ou a China. Compartilhar o mesmo fuso horário “nearshore,” faz toda a diferença em questões como as frequentes reuniões remotas entre os times do Brasil e do Canadá.

É óbvio que em seu plano estratégico de expansão internacional a Datum considerou os múltiplos desafios que teria pela frente, e eles apareceram mesmo em um país com similaridades com o Brasil como o Canadá. São diferenças relevantes na área da legislação e, claro, é fundamental uma imersão mais aprofundada na cultura local.

Mas a Datum se preparou adequadamente, com base em um plano de instalação no Canadá com o apoio de consultoria local, e agora está plenamente estabelecida, em um escritório próprio em Kitchener, com uma equipe de seis colaboradores, que conta com o suporte permanente do time de mais de 300 colaboradores da Datum no Brasil.

Nosso time está tão motivado e empenhado com esse processo que não precisamos duplicar nossa estrutura organizacional, para dar conta dos encargos inerentes ao início de uma trajetória de internacionalização. Além disso, já contamos com uma experiência acumulada em gestão de times que trabalham de forma remota, fazendo com que nossa metodologia propicie uma performance melhor do que no caso do trabalho presencial físico.

O território de início da operação canadense foi igualmente definido com muito cuidado e ele não poderia ser outro, a região do chamado corredor tecnológico Toronto-Waterloo, que hoje sedia um dos ecossistemas mais vibrantes do mundo. Todos os grandes players tecnológicos do Vale do Silício estão instalados no hub Toronto-Waterloo, onde a multidão de talentos em TI é disputada e valorizada.

Neste corredor de cerca de 110 quilômetros, estão instaladas mais de 15 mil empresas de tecnologia, sendo 5.200 startups do segmento. São mais de 200 mil trabalhadores no setor de tecnologia, em um espaço onde estão instaladas 16 Universidades e colégios e em uma região com 6 milhões de habitantes, falando 150 idiomas. A estimativa é a de que mais de 1.000 iniciativas tecnológicas floresceram a partir do corredor Toronto-Waterloo.

É nessa Babel tecnológica, uma das áreas mais cosmopolitas e de fomento à inovação do planeta, que a Datum começa a sua experiência internacional e desde onde passa a oferecer seu amplo leque de serviços em Tecnologia da Informação. E nesse ponto de partida a empresa já conta com importantes parcerias, com a Universidade de Waterloo, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e com a Communitech Data Hub, o principal centro de inovação do polo de Toronto-Waterloo. Desde essas conexões esperamos dilatar de modo consistente nossa rede de contatos no Canadá e em toda a América do Norte, que representa boa parte do share global de tecnologia.

O horizonte de oportunidades que vislumbramos é imenso.  A pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização da economia, o cenário das startups de base tecnológica é um dos que mais crescem e atraem investimentos e a demanda por soluções tecnológicas, como as oferecidas pela Datum, está em curva ascendente. Do mesmo modo, a pandemia evidenciou a possibilidade de operações remotas, com vários ganhos de valor para as empresas de TI e seus clientes. A área de desenvolvimento de softwares, que é a especialidade da Datum, encontra de modo particular um terreno fecundo e sem limites para crescimento.

Alguns segmentos do mercado canadense se mostram especialmente promissores. São os casos das fintech e retailtech, em constante ebulição no país, e também as áreas de óleo, gás e mineração, que são muito fortes na economia nacional.   

Os primeiros passos dados já foram muito ricos em termos de intercâmbio de conhecimentos, de troca de saberes. Esperamos e acreditamos que a partir do ecossistema de Toronto-Waterloo desenvolveremos uma rota de sucesso para uma marca brasileira, com perfil globalizado, em um dos ambientes mais férteis para o empreendedorismo e a inovação no mundo.  

 

Alexandre Zanetti é CEO da Datum TI

 

Sobre a Datum TI

Com cerca de 300 colaboradores, a Datum TI é um dos principais players do mercado de TI do país e está há mais de 20 anos no mercado. Um dos seus objetivos é impactar o mercado global de TI com inovação, tecnologia e gestão de times ágeis. A empresa atua também no desenvolvimento de software, de plataformas e aplicativos mobile, outsourcing de profissionais altamente capacitados e consultoria em TI. Lidera mais de 60 projetos ativos por mês e possui mais de 30 clientes ativos. Entre os clientes, estão Arezzo, C&A, Lojas Marisa, Magalu, Banco Original, Santander, Vale, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

NR7 Full Cycle Agency

[email protected]


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia