28/09/2022 às 12h39min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

Green Nation recebe 11 mil visitantes em Rio Preto e divulga vencedores do Festival Multimídia

Pesquisa com visitantes revela que 97,6% acreditam que irão mudar suas atitudes em relação ao cuidado com o planeta após vivenciar as experiências

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
A primeira edição do Green Nation – um dos principais eventos no Brasil a conectar sustentabilidade, cultura, entretenimento e educação – realizada fora das capitais pode ser considerada um sucesso absoluto, tendo recebido respostas amplamente positivas do público de Rio Preto e região.

O evento, que completa 10 anos de existência em 2022, ocupou os cerca de 2.700 m² do GraneleiroComplexo Swift de Educação e Cultura entre os dias 21 e 25 de setembro, oferecendo aos visitantes experiências interativas, sensoriais e emocionais que trouxeram como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Respostas Positivas - Numa realização do CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente) com correalização do grupo TEM+, em cinco dias evento, o Green Nation recebeu aproximadamente 11 mil visitantes de Rio Preto e região, entre estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de famílias e público em geral.

Ao longo do evento, parte do público presente deu um feedback bastante positivo. Dentre os cerca de 230 visitantes que responderam à pesquisa de opinião, 90,6% deram nota máxima (10) sobre o quanto avaliavam o tema da cidadania planetária como importante e 97,6% acreditam que as experiências irão mudar suas atitudes em relação ao tema.

“Ao término desta edição do Green Nation, podemos afirmar que Rio Preto agora faz parte da nossa história. História esta que já reúne 10 anos, muito bem celebrados em 2022. Estamos felizes e honrados com a recepção da cidade e esperamos poder escrever novos capítulos em conjunto, através da realização de futuras edições.” – comenta Marcos Didonet, idealizador e diretor geral do Green Nation.

É importante ressaltar que o evento prossegue na cidade com a Mostra Internacional de Cinema Green Nation, em cartaz nas salas do Riopreto Shopping Center, até o dia 30 de setembro, sexta-feira.

FESTIVAL MULTIMÍDIA - GREEN NATION
Além das instalações e experiências interativas, o Green Nation trouxe ainda mais uma edição de seu Festival Multimídia, que revelou os seus vencedores na tarde de 25 de setembro, domingo, em uma cerimônia realizada no GraneleiroComplexo Swift de Educação e Cultura.

As estatuetas foram entregues pela direção do evento e também pelo diretor e cineasta Lawrence Wahba, grande homenageado desta edição e que está completando 30 anos de uma carreira consolidada como um dos mais importantes documentaristas de natureza do Brasil, com trabalho reconhecido internacionalmente.

Vencedores – Os trabalhos premiados foram avaliados por um Júri Oficial, composto por Wahba, Kátia Regina Penteado Casemiro (secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) e Marcos Didonet (idealizador e diretor geral do Green Nation) - e por um Júri Popular. Na categoria Reportagem, a decisão foi unânime, com os júris Oficial e Popular escolhendo o mesmo vencedor: “Campeonato Baiano de Saveiros de Vela de Pena”, de Nelson Antônio Andrade Correia Filho.

Já na categoria Ilustração, o Júri Popular premiou “Natureza versus Grandes Centros Urbanos”, de Fabiano dos Santos, enquanto o Júri Oficial escolheu “A Natureza Pede Ajuda”, do mesmo artista, que concorreu com mais de uma obra.

Em Fotografia, “Tumbérgia-azul”, de Maria Fernanda Mussi foi a escolhida pelo Júri Popular e “Encontre-me”, de Pedro Rezende, pelo Júri Oficial. Por fim, Bruna Barbosa recebeu o prêmio de melhor foto do Green Nation, registrada durante os cinco dias de evento.

Além do Troféu Green, os vencedores foram premiados com o curso online Capturando Imagens de Natureza, ministrado por Wahba.

GREEN NATION é apresentado por: Ministério do Turismo e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Patrocínio: Braskem, Facchini, Guaraná Poty e Açúcar Santa Isabel
Copatrocínio: CPFL, Mar & Rio, Kodilar, Instituto Rodobens e Tereos
Apoio: Instituto CPFL e Super Porecatu
Promoção: TV TEM
Correalização: TEM+
Parceria: Senac, SEMAE, Riopreto Shopping Center, CBAN, Oficina da Sustentabilidade e Vipotech
Realização: CIMA, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia