28/09/2022 às 09h04min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

Coletivo de alunas discute questões do universo feminino em escola de SP

SALA DA NOTÍCIA Paulo Galvão de França Amaral
Centro Educacional Pioneiro

Coletivo de alunas discute questões do universo feminino em escola de SP

Em 2021 grupo de professoras do Centro Educacional Pioneiro, escola da zona sul de São Paulo, criou  o coletivo Mechas-se com a proposta de oferecer oficinas para refletir sobre as desigualdades de gênero no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O Mecha-se, capitaneado pela professora e coordenadora de Ciências e Inovadoria, Marcia Sacay, surgiu após uma oficina de STEM e motivou as alunas a criarem  campanha de doação de absorventes – Menstru_ação – que mobilizou toda a escola e famílias, e levou  para dentro da sala de aula a discussão sobre a pobreza menstrual, um problema social e de saúde pública enfrentado por muitas mulheres em situação de vulnerabilidade.

 Outra frente de ação do coletivo, é ensinar técnicas de defesa pessoal ao público feminino. “ O especialista em defesa pessoal, André Zanata ensinou golpes de posicionamento de defesa, ataque e esquiva”, conta a professora Carolina Puccini

 Num segundo momento, elas puderam conversar com Nicole Aun, fundadora do Movimento Atreva-se, que trabalhou o “desprincesamento” de dois contos da Disney: “A Bela e a Fera” e “A Branca de Neve”.

 “Para esse ano, queremos que o coletivo Mechas-se seja o espaço para que as alunas compartilhem o que querem aprender, conversar, contar sobre sentimentos, discutir o que as deixam insatisfeitas ou bravas e transformar tudo isso em ações potentes, coletivas dentro e fora da escola”, continua Carolina Puccini.

 A equipe Mechas-se, segundo a professora,  estará presente para apoiar no que for necessário, mas quer valorizar o protagonismo das alunas e maior contato  com Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia, áreas onde o reconhecimento feminino e a valorização é muito reduzida em relação aos homens.

Esse ano os encontros serão presenciais e ocorrerão às terças-feiras durante o  intervalo tanto da turma da manhã quanto da tarde. Serão encontros curtos, de 20 minutos, na biblioteca, no Lab. Explorer ou no HUB do colégio, e irão variar de acordo com as temáticas propostas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia