28/09/2022 às 11h16min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

Congresso de Gestão e Negócios promove palestra sobre investimentos na bolsa de valores em Catalão

Palestra integra as atividades do III Congresso de Gestão e Negócios (CG&N), que acontece em diversas regiões do Brasil; ação é gratuita e aberta à comunidade.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Assessora de imprensa da Una Catalão
Imagem: Una Catalão.
A Una Catalão, integrante do Ecossistema Ânima, vai promover, hoje (28), às 19h15, na Sala de Metodologias Ativas do Bloco J, a palestra “Investimentos na bolsa de valores”, com o investidor Jorge Fernando Carísio Fernandes. A palestra integra as atividades do III Congresso de Gestão e Negócios (CG&N), que acontece em diversas regiões do Brasil, com transmissão on-line.

A ação é recomendada para estudantes dos cursos da área de Gestão e Negócios, como Administração e Ciências Contábeis, bem como gestores, administradores e contadores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Isso se explica porque o investimento na bolsa é uma habilidade necessária para esses profissionais, como esclarece a coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Una Catalão, Simone Hilário da Silva Brasileiro.


“Enquanto os administradores são responsáveis pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada, os contabilistas têm o papel de orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos e tributos”, explica Brasileiro. “As duas profissões requerem segurança para realizar decisões financeiras, seja a situação do mercado favorável ou desfavorável para a competitividade da empresa”.

Mas não somente as empresas devem se capacitar para investir no mercado de ações. No ramo individual, essa também tem se tornado uma atividade comum. Dados da B3, a bolsa de valores do Brasil, mostram que o número de investidores na bolsa cresceu 15% em 2022. Entre julho de 2021 e junho de 2022, houve entrada de 1,25 milhão de novos investidores, o que representou um salto de 40% em um ano.

Atualmente, no Brasil, cerca de 4,40 milhões de pessoas investem na bolsa. Entre os novos investidores, 48% estão na faixa de 25 a 39 anos. As vantagens do investimento são muitas: além de fazer o dinheiro render, o investimento no mercado de ações é uma alternativa vantajosa para garantir organização financeira no futuro e obter ganhos acima da inflação e rentabilidade no longo prazo.


Palestra e CG&N

O palestrante Jorge Fernando Carísio Fernandes é graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia. Ele investe na bolsa de valores desde 2011 e é professor do curso on-line “Investimentos para iniciantes: uma abordagem prática”, que envolve os principais ativos de renda fixa e variável, como CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto, ETF, fundos imobiliários e ações.

A palestra integra as atividades do CG&N, um evento de natureza científica, acadêmica e empresarial que busca abordar temáticas profissionais da área de Gestão e Negócios. O congresso nasceu em 2020, na unidade da Una em Pouso Alegre. Com o sucesso da primeira edição, o evento foi ampliado em parceria com a UniBH e outras unidades do Ecossistema Ânima.

A terceira edição do Congresso é realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, de maneira remota, com o tema  “Conexões entre governança corporativa, soft skills e tecnologia”. Entre as palestras, estão “O Futuro da Administração e Desenvolvimento de Competências”, “O Futuro das Organizações Explorando Soluções de um Hub” e outras. Para se inscrever, basta acessar o link.


Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade. 


Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
 
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia