28/09/2022 às 15h53min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h00min

Consultórios odontológicos apostam em tecnologia para tornar experiência de tratamento menos estressantes e mais inclusivas

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A partir de um novo conceito que surge na indústria de equipamentos odontológicos, em que o foco é a humanização da relação entre os profissionais e seus pacientes, as idas aos consultórios se transformaram em atendimentos confortáveis, modernos e cada vez mais tecnológicos. A busca da Gnatus Produtos Médicos e Odontológicos - indústria com sede instalada em Barretos, interior de São Paulo -, está centrada no impacto e na mudança na vida das pessoas, sejam elas profissionais ou pacientes.

Nessa esteira, o desenvolvimento de produtos com tecnologias digitais alia-se a necessidades como praticidade e agilidade para o dentista e segurança e rapidez para o paciente, com consequente redução de estresse para os dois grupos. “Nossa ideia é fazer cada dia mais pessoas sorrirem, oferecendo conforto e segurança aos pacientes no momento do atendimento odontológico”, comenta o vice-presidente da Gnatus, Cristiano Queiroz.


Para isso, a imersão no mundo digital tornou-se constante na indústria, atuando de forma integrada e sempre oferecendo uma visão completa do que o seu cliente realmente necessita. Ferramentas como escaner 3D em tempo real, raio X digital, câmeras com zoom mais potente que algumas máquinas fotográficas profissionais, câmera intraoral, computador integrado ao consultório, entre outros produtos, garantem maior eficiência e agregação de valor ao profissional e economia de tempo ao paciente. “Procuramos equipar o dentista para que ele tenha tudo à mão, sob seu controle, sem precisar esperar que o paciente perca horas tendo que fazer alguns procedimentos em outros locais, por exemplo”, destaca Cristiano Queiroz.

Outra questão destacada pelo executivo é a preocupação com a biossegurança, exigência crescente entre os profissionais de saúde de forma geral, desde procedimentos menos invasivos e estressantes até a recuperação do paciente. “Buscamos estar sempre bem próximo do que os profissionais precisam, entendendo suas demandas e desenvolvendo projetos com apoio de uma equipe de dentistas responsável por analisar cada produto”.

Acessibilidade e boas experiências
Se agilidade e desempenho são quesitos fundamentais aos consultórios odontológicos que buscam oferecer atendimento diferenciado em tecnologia e humanização, a acessibilidade e a atenção à inclusão formam outra composição importante. De acordo com Queiróz, a Gnatus trabalha com constante aperfeiçoamento de equipamentos no sentido de tornar o atendimento clínico cada vez mais inclusivo. Ele explica que pacientes com deficiência motora, por exemplo, que podem ser tratados sem o deslocamento de cadeiras. Os novos conceitos de projetos para os consultórios também ficam mais próximos do solo, para que pessoas idosas consigam sentar sem dificuldades. E o que muita gente sempre sonhou: as peças de mão já operam com sistema de funcionamento que gera ruídos menores, diminuindo a ansiedade e o estresse em pacientes comuns e, especialmente, em autistas.

As crianças também são alvo da indústria no desenvolvimento de projetos especiais para consultórios odontológicos. “O atendimento odontopediátrico precisa de muito cuidado e atenção porque é justamente ali que se desenvolve a confiança em ir ao dentista. Por isso, nosso maior cuidado é com a experiência que a criança terá na consulta e uma das tecnologias que têm apresentado ótimos resultados é a câmera intraoral. Esse equipamento permite ao dentista usar o computador para mostra de forma ampla o dente e todas as curiosidades da ‘boquinha’ em atendimento”, ressalta o vice-presidente.

Transversalidade
Além da equipe de dentistas que avalia cada projeto de equipamentos em desenvolvimento, a Gnatus também atua com uma rede de arquitetos especialistas em clínicas de saúde para troca de informações - que farão toda a diferença para a concepção desses espaços. Larissa Gnoatto é uma dessas profissionais de arquitetura que atua junto a dentistas. Para ela, pensar a melhor composição física das clínicas é tão importante quanto as ferramentas utilizadas pelos dentistas. “Uma coisa é ter equipamentos de qualidade. Outra coisa é instalar esses equipamentos de forma funcional dentro da clínica. São duas etapas que se complementam”, explica a arquiteta que atua em Curitiba (PR).

Larissa lembra que as medidas dos equipamentos precisam encontrar lugar totalmente adequado no espaço físico para que o investimento em tecnologia não se perca ou fique sem sentido em uma acomodação que não atenda à lógica de trabalho do profissional. “Avalio as necessidades e os desejos dos dentistas em suas clínicas. O principal é a parte técnica de instalação estar compatível com o projeto de arquitetura e, assim, nos permitir oferecer e implementar inovações, sugerir um modelo maior ou menor de autoclave ou tipo de cadeira, por exemplo”, destaca.

Foco no produto

É com essa preocupação, que o vice-presidente da Gnatus destaca que todos os produtos da marca são cuidadosamente projetados para oferecer conforto, ergonomia, praticidade e desempenho. “Dessa forma conseguimos diminuir a fadiga e o estresse do cliente no tempo de atendimento, fazendo com que o dentista tenha total controle de tudo o que precisa, de uma forma rápida e prática”. E não para por aí: a indústria conta com uma equipe especializada e dedicada ao desenvolvimento de novos projetos, alinhado a um time de dentistas parceiros que analisam os produtos e oferecem um feedback. “Estas informações são usadas para melhorarmos nossos produtos, fazendo com que eles atendam todas as necessidades do profissional”, conclui Cristiano Queiroz.

Sobre a Gnatus
Com sua matriz sediada em Barretos, no estado de São Paulo, a Gnatus é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos odontológicos e médicos. Além de toda a tecnologia de seus produtos, atualmente a Gnatus é a empresa do setor odontológico brasileiro com o maior número de certificações e tem como objetivo atender as necessidades e as exigências de seus clientes. Além do alto padrão de qualidade, a Gnatus está presente no território nacional com duas fábricas, revendas, representantes, distribuidores e filiais estrategicamente distribuídos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia