28/09/2022 às 08h13min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h02min

América Latina celebra o Dia Mundial do Turismo consolidando a recuperação do setor com desafios crescentes

A partir das lições deixadas pela pandemia, o turismo deve ser considerado um pilar de desenvolvimento, tornando-se um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente

SALA DA NOTÍCIA THAIS BARION
https://www.decolar.com/
Divulgação

Este ano, o Dia Mundial do Turismo acontece em um cenário em que a América Latina consolidou a recuperação do setor em um ambiente que apresenta crescentes desafios. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a Europa e as Américas lideram a retomada do setor de viagens. No primeiro trimestre de 2022, a Europa teve um aumento de 280% nas chegadas internacionais e as Américas registraram um crescimento de 117%, em relação ao mesmo período de 2021.

“O turismo internacional consolida sua forte recuperação em meio aos crescentes desafios. Embora, o setor de viagens tenha sido um dos mais afetados, hoje podemos olhar para o futuro como uma das indústrias mais resilientes”, comenta Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar

No Dia Internacional do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Decolar – empresa de viagens líder na América Latina –  descreve os principais fatores que condicionaram a sua recuperação na região:

  • Levantamento das restrições sanitárias e avanços na vacinação: os governos dos países latino-americano se esforçaram para avançar com a vacinação contra a COVID-19. Nesse sentido, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o México foi um dos países mais visitados do mundo em 2020 e 2021, sendo um dos que tiveram menos restrições sanitárias devido à pandemia. 
  • Recuperação dos destinos urbanos: impulsionada pela reativação de eventos culturais e musicais, congressos acadêmicos e médicos, entre outros, principalmente nos países da América Central. 
  • Ampla oferta de destinos naturais: os destinos com belezas naturais, que proporcionam atividades ao livre, rapidamente se adaptaram às novas circunstâncias e contribuíram para a recuperação do setor na região.
  • Implementação do anywhere office: a nova realidade pós-pandemia transformou a forma como os latino-americanos viajam, proporcionando facilidades para trabalhar de qualquer lugar e isso beneficiou o desenvolvimento de produtos como os aluguéis de residência por temporada (vacation rentals). O workation permite prolongar a estadia e programar viagens por mais tempo.
“Na agenda do setor estão fatores como a sustentabilidade, a promoção do emprego e da educação, o aumento dos investimentos e a aceleração da sua transformação digital. Por isso, acreditamos que o turismo deve ser reconhecido como um pilar do desenvolvimento na América Latina”, finaliza Daniela. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia