28/09/2022 às 09h52min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h01min

Do mundo corporativo à embaixadora do bem-estar sexual

Criadora da Good Vibres deixou cargo em uma multinacional e, em apenas dois anos, coleciona uma carreira de pioneirismo na venda de produtos sexuais e na geração de conteúdo sobre sexualidade aberta e saudável

SALA DA NOTÍCIA NB Press
Hoje, quase metade dos pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). O contingente ultrapassa 30 milhões, em um universo de 52 milhões de pessoas, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). Porém, em uma sociedade onde o público feminino enfrenta um abismo de desigualdade de gênero, tornar-se empreendedora é uma arte. Quando o trabalho é com sexualidade tudo fica ainda mais desafiador.
Nesse cenário, Isabela Cerqueira, idealizadora e CEO da Good Vibres – empresa que despontou na internet como precursora na popularização do bem-estar sexual – conseguiu ressignificar o segmento. Aos 26 anos, a engenheira deixou um cargo em uma multinacional e fundou a empresa em um quarto nos fundos de casa. Com intuito de quebrar os tabus sobre a sexualidade e mudar a abordagem erotizada sobre sex toys, masturbação feminina e outros temas, Isabela foca em debater o assunto e em vender acessórios que ampliam a capacidade de prazer nos momentos íntimos, como vibradores, sugadores, lubrificantes e outros.
Ela conta que sempre teve muita naturalidade com temas sobre sexo. Não à toa, a Good Vibres nasceu da vontade de ajudar pessoas a vivenciarem sua sexualidade de forma mais saudável e feliz. Para Isabela, os bloqueios na comunicação e na vivência sexual acontecem por conta do tabu, reflexo de gerações de mulheres que não foram ensinadas a conhecer seu próprio corpo, suas vontades e potenciais para desfrutar o prazer. “Sempre gostei de falar sobre sexo e via isso como algo natural. Entretanto, quando trazia o tema em rodas de conversas com amigas, percebia que essa não era a realidade da maioria”, explica.

O projeto ganhou vida em 2020, durante a pandemia, quando ela começou essa discussão no Instagram com as amigas, trazendo diversos pontos sobre sexualidade de forma aberta, ampliando a roda de conversa para quem quisesse ouvir e falar sobre sexo sem tabus. A página foi crescendo de forma bem mais acelerada do que imaginava.
O gancho para aliar o conteúdo sexual aconteceu quando ela expôs a paixão por sex toys e como eles foram determinantes no seu processo pessoal de autoconhecimento sexual. Muitas pessoas passaram a pedir dicas de artigos eróticos com essa finalidade. Nesse momento, ela entendeu a dificuldade de encontrar no mercado produtos de qualidade, com preços acessíveis, que focassem no prazer próprio. Foi, então, que aproveitou a oportunidade de transformar essa paixão em uma empresa.
Em outubro de 2020, Isabela saiu do emprego em regime CLT e literalmente colocou a cara na sua marca. Com quase 90 mil seguidores, ela é a imagem da Good Vibres e publica vídeos com milhares de views falando abertamente sobre prazer de forma humanizada. Em apenas dois anos, a Good Vibres apresenta crescimento exponencial. Em setembro de 2022, o faturamento já dobrou em relação a 2021 inteiro. Com a expansão constante, Isabela e sua equipe, que hoje soma oito pessoas, já tiveram que mudar de escritório duas vezes após o quartinho que abrigou sua primeira sede.
Agora, a empreendedora foca em expandir. Tanto na discussão da sexualidade quanto nas vendas. Ela deu início a sua pós-graduação em educação sexual para ampliar o conteúdo educacional e acaba de lançar o primeiro produto da linha de produção própria – o lubrificante vegano e hidratante Senses Lubri. Em 2023, a meta é criar mais parcerias com grandes lojas de departamento e drogarias para lançar outros produtos autorais.
Como reconhecimento do seu trabalho, a empreendedora foi convidada para ser membro do conselho empresarial de comércio eletrônico e varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). “Contribuir com a geração de empregos e me tornar conselheira executiva de uma instituição com 212 anos de tradição foi um marco na minha carreira”, destaca Isabela Cerqueira, idealizadora e CEO da Good Vibres.
“O início foi bem difícil porque falar sobre um tema tão sensível infelizmente ainda implica em ouvir muitas críticas e assédio. Para muitos, era motivo de constrangimento falar de um assunto que, na minha visão, deveria ser natural. Ainda assim, segui em frente com a ideia de que não poderia falar sobre sexo sem tabu se tivesse vergonha ou medo de encarar abertamente o tema nas redes com minha imagem. Ser mulher e decidir empreender no mercado erótico requer coragem e resiliência para encarar o mundo patriarcal que joga contra. Mas com muito carinho, verdade e estratégias inovadoras, hoje somos precursores do bem-estar sexual e ajudamos milhares de pessoas nessa trajetória”, analisa ela.
Apesar dos desafios, Isabela avalia que, trabalhar duro, ter objetivos claros, atrelar a empresa a um propósito que faça sentido e construir uma boa equipe são alguns fatores determinantes para o sucesso. “O empreendedorismo não espera você estar em um dia inspirado ou produtivo, então acredito que a forma como o empreendedor gerencia as adversidades, conseguindo gerar soluções eficazes e oportunidades, é crucial para uma empresa”, finaliza a CEO.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia