28/09/2022 às 10h29min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h01min

Empresas investem em atendimento ao consumidor para fidelizar clientes

Atendimento por mídias sociais, sites especializados em reclamações ou whatsapp são algumas das práticas adotadas

SALA DA NOTÍCIA Zul
Zul

São Paulo, setembro de 2022 - Para fidelizar o cliente, mais do que oferecer um bom produto ou serviço, é necessário que o atendimento, inclusive no pós-venda, seja ágil e acessível. Para se ter uma ideia, de acordo com o Procon-SP, houve aumento de 653% de reclamações referentes às vendas online na comparação entre o segundo semestre de 2019 e o mesmo período de 2021. E, para que essas queixas sejam solucionadas, é preciso contar com um time bem preparado, que proporcione confiança e consiga fidelizar o consumidor mesmo depois de uma experiência ruim no atendimento, uma falha no processo ou problema no produto.

 

Vale lembrar que, além daqueles que recorrem ao Procon, ainda há o grupo que vai até as redes sociais postar reclamações de forma pública, o que pode ser prejudicial para a marca, afastando novos consumidores.

 

Atentas a essas questões e com objetivo de prestar um atendimento diferenciado, as empresas estão investindo cada vez mais em novos canais, como whatsapp, respostas rápidas a queixas em sites como o Reclame Aqui,  retorno por redes sociais, entre outros. 

 

Confira as práticas que têm sido adotadas para fidelizar os clientes: 

 

Zul+

O Zul+, uma plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige, tem investido fortemente em serviços de suporte disponíveis em seu aplicativo e portal. São respondidas 100% das perguntas que chegam em sites como Reclame Aqui (portal brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços) ou por redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube e Facebook). Graças a esse time de atendimento ao cliente, o Zul+ foi indicado ao prêmio Reclame Aqui na categoria de serviços online, com desempenho considerado “Ótimo”.

 

O próximo passo para ampliar o atendimento ao consumidor é o serviço de auxílio pelo WhatsApp, que está em implementação. 

 

Sobre o Zul +

Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de estacionamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tag de pedágio sem mensalidade (que permite viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro e pagamento de estacionamento de shopping.

 

Apto

Em agosto, o Apto lançou o novo especialista de customer experience, o Vince. Inteligência artificial desenvolvida para se relacionar diretamente com o cliente e auxiliar na busca pelo imóvel perfeito, o Vince passou por uma repaginação e ganhou o aspecto 3D, com referência nas novidades do mercado como a Lu, do Magalu, e o CB, das Casas Bahia. 

Disponível via WhatsApp, o personagem faz uma interface amigável enaltecendo a missão da própria empresa, de estar acessível e pronta para atender o cliente a qualquer momento do dia. 

 

Sobre o Apto

Fundado em 2015 pelo executivo Alex Frachetta, o Apto é uma plataforma de lançamentos imobiliários com imóveis novos das construtoras e imobiliárias de todo o Brasil. O objetivo da startup é colaborar com a transformação digital no setor, inovando na apresentação de imóveis na planta, em construção e prontos para morar. Com presença em todas as capitais e principais cidades do país, o Apto tem mais de 150 clientes e motivou R$ 785 milhões em vendas em 2021.

 

123Seguro

Plataforma digital de seguros com um número de NPS de 76 na etapa de sinistros e 73 em atendimento, a 123Seguro aposta em uma equipe preparada para estabelecer uma conexão racional e emocional com seus clientes. Além de uma tecnologia de ponta, a empresa investe em funcionários especializados que, além da parte digital, entendem os desejos do seu público. De acordo com a companhia, a equipe que que irá atender aos usuários precisa, além de resolver os possíveis problemas, explicar as soluções para que haja um entendimento claro entre ambas as partes. 

Sobre a 123Seguro

A 123Seguro é uma plataforma digital de seguros, que tem como objetivo transformar a contratação de seguros na América Latina. Com operações diretas no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, a tecnologia da empresa combina a comparação de preços com a emissão e assessoria de apólices, permitindo que os usuários adquiram seguros de grandes companhias de forma rápida e transparente. Integrada com as principais seguradoras latino-americanas, a insurtech já aconselhou mais de 1 milhão de usuários em sua plataforma em todo território Latam.

 

CleverTap

A CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários, utiliza o WhatsApp como seu principal canal de atendimento ao cliente. Por ser a rede social mais utilizada do país, a empresa acredita ser muito importante agregar seu público à plataforma, pois, além de fidelizar a clientela, a marca conquista uma informação valiosa: o contato do meio de comunicação mais utilizado por seu usuário. 

Sobre a CleverTap

A CleverTap é a nuvem de retenção nº 1 do mundo que capacita as marcas de consumo digital a aumentarem a retenção de clientes e o valor da vida útil. Utilizada por mais de 1.300 clientes em 100 países e 10.000 aplicativos, a empresa impulsiona a individualização contextual com a ajuda de uma camada de dados unificada e profunda, insights baseados em IA/ML e automação, permitindo que as marcas ofereçam experiências hiperpersonalizadas e agradáveis ​​a seus clientes.

 

Melhor Envio

O Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, criou uma "digital influencer 3D" para atender sua clientela. Carinhosamente chamada de Mel, a mascote da empresa é especialista em e-commerce e ajuda os lojistas com suas necessidades por meio de uma caixa de perguntas e respostas. A personagem vem tomando cada vez mais forma e já participou até de eventos fora da internet. 

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. A empresa foi fundada em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

 

Onze

A Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, tem como parte do serviço aos clientes um app com chat com especialistas à disposição para tirar todas as dúvidas de seus colaboradores em tempo real, sem chatbot ou robôs. A equipe assume as dúvidas e auxilia seus colaboradores, liberando tempo do time de RH e investindo em uma solução mais ativa desde o início do contato com o app.

Sobre a Onze
A Onze é a primeira Prevtech do Brasil. Uma solução de previdência privada e saúde financeira que chega com a proposta de reinventar esse mercado, oferecendo acesso a uma plataforma 100% digital e sem burocracia, fundos diversificados e gestão especializada do dinheiro. Com a solução de saúde financeira da Onze, os colaboradores têm acesso a check-ups financeiros periódicos, consultas individuais com especialistas e uma plataforma com milhares de vídeos sobre finanças.

 

Klubi

 

O Klubi, a única fintech autorizada pelo BACEN para operar como administradora de consórcios oferece ao mercado um modelo que garante uma experiência simples, transparente e segura durante toda jornada do cliente, desde a simulação de um plano de consórcio até a conquista e liberação do crédito, com suporte via whatsapp e área de membro no site que mostra todos as cotas compradas, além de trazer informações sobre sorteios.

 

Sobre Klubi

O Klubi é a primeira fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios. O Klubi tem o propósito de inclusão e educação financeira com uma experiência digital, simples, transparente e segura. 

 

Fundado por Eduardo Rocha, o Klubi tem o apoio de investidores institucionais relevantes - Igah Ventures e Parallax Ventures - e empreendedores de renome -  Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).

 

Ekko Group

Com mais de 1000 corretores, que passam por treinamentos constantes para aprimorar o relacionamento com os clientes, a holding se tornou referência no mercado imobiliário de alto padrão na região metropolitana de São Paulo e vem investindo em um atendimento cada vez mais humanizado. Desde a realização de eventos, como nas entregas de seus empreendimentos, até a comunicação com o cliente que é atualizado durante todo o processo de compra.

 

Sobre a Ekko

Incorporadora líder nas regiões de Osasco, Granja Viana e Alphaville, e contando com mais de 3.000 clientes ativos, a Ekko Group iniciou as operações como empresa familiar em 1999  e se transformou em uma incorporadora no início de 2010. Tornando-se referência no mercado e líder regional, desenvolvendo projetos de alto padrão a empresa se destaca por entregar empreendimentos, sempre adequados ao perfil de cliente de cada região. Atualmente, conta  30 projetos lançados e mais de 40 em desenvolvimento. Até 2025, o objetivo é estar entre as cinco maiores e mais rentáveis empresas do setor imobiliário brasileiro, atuando com políticas sólidas e bem definidas, como o trabalho sustentável.


 


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