28/09/2022 às 17h43min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h00min

O desafio é democratizar o uso do conhecimento e das tecnologias

Evaldo Vilela defende a disseminação de ferramentas tecnológicas entre pequenos centros produtores

SALA DA NOTÍCIA Vervi Assessoria

Em seminário realizado na terça-feira (27/9), pelo Instituto Fórum do Futuro, grupo voltado para o debate de questões estruturantes do Brasil a partir das perspectivas de desenvolvimentos sustentáveis, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, destacou em abertura do evento a importância das universidades presentes no agronegócio do país, com legados e ideias que são levadas adiante que reforçam cada vez mais o papel do alimento para a paz mundial.

 

“Todas as universidades estão contribuindo, mas iniciamos esse alinhamento pelas instituições científicas voltadas para a agropecuária, de modo a aproveitarmos o momento que a liderança do ex-ministro e presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, possibilita de levarmos essa mensagem para o mundo”, pontua Vilela.

 

Destacando a fala de Paolinelli sobre a inclusão social e tecnológica de pequenos e médios agricultores, Evaldo reforça que atualmente existem cerca de 5 milhões de famílias que necessitam de tecnologia para terem meios de renda própria alinhados com a pauta de sustentabilidade, que também contam com o apoio e iniciativas das universidades na busca de mecanismos e projetos que aumentam não só a sustentabilidade, mas também a produção de alimentos.

 

“A questão da agricultura e da produção sustentável está no alcance de todas as universidades que, de alguma maneira, contribuem para uma produção que respeita os nossos biomas”, ressalta Evaldo.

 

Para o presidente do CNPq, o principal desafio é democratizar esse conhecimento. As produções têm que abraçar a causa da sustentabilidade, que envolve os produtores que estão alijados do processo tecnológico. Derivados das florestas, derivados de fibras, produtos no campo da produção de energia limpa, são alguns dos muitos exemplos de contribuições que a tecnologia aplicada pela plataforma de C e T já oferece em alto nível para o Brasil”, conclui.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia