28/09/2022 às 13h11min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h00min

Estudantes participam de mutirão de ações sociais e de ecologia integral

Iniciativa faz parte do projeto “Agostinianos presentes na Comunidade” do Colégio Santo Agostinho e Obras Sociais Agostinianas

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação

 

O último sábado, dia 24 de setembro, foi marcado pela solidariedade e a responsabilidade com a nossa Casa Comum, o planeta Terra. Alunos do Colégio Santo Agostinho e de Obras Sociais Agostinianas, mantidas pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), promoveram uma série de ações voluntárias em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Contagem, e em São Paulo, no município de Bragança Paulista. As atividades fazem parte do projeto “Agostinianos presentes na Comunidade”. 

Para definir as ações, foi realizado um diagnóstico no entorno das escolas. Após avaliação qualitativa, foram indicadas as questões prioritárias e definidas as que pudessem ser realizadas pelos próprios estudantes. Aleluia Heringer, diretora de Relações Institucionais e ASG (Ambiental, Social e Governança) da Instituição, destaca que a iniciativa chama a atenção dos estudantes para o entorno onde estão inseridos. 

“A educação ambiental nasce no seu entorno. Não adianta querer salvar as baleias da Dinamarca se você não voltar o seu olhar para a sua rua.  Marcamos as atividades de todas as Unidades do Colégio e Obras no mesmo dia, justamente para os alunos entenderem a diversidade e a importância de cada ação para cada local”, conta.

A diretora explica que, desta forma, “os alunos começam a se interessar e perceber que existem várias maneiras de ajudar e entender que eles podem fazer algo coletivamente para o bem comum. Como podemos criar um ‘nós’ a favor da nossa Casa Comum”. Aleluia também ressalta a importância da iniciativa para a formação de lideranças conscientes. “No manifesto do nosso projeto, enfatizamos que queremos formar líderes que conheçam a realidade do seu entorno e que acreditam que podem mudá-las. Essa ideia de identificação de problemas e propostas de intervenção faz parte dessa sensibilização e desta forma de educar”, enfatiza.

Ações socioambientais

Na Unidade Belo Horizonte do Colégio Santo Agostinho, em ação promovida pelo Núcleo de Pastoralidade, alunos do Grupo de Convivência Agostiniana (GRUCA) participaram de acolhida no Lar dos Idosos. A atividade contou com música, bate-papo e lanche, oferecido para os internos e funcionários. Já na Unidade Gutierrez, ocorreram ações de sensibilização da comunidade do entorno sobre coleta seletiva, envolvendo alunos do Ensino Fundamental.

Em Contagem, os estudantes do Colégio Santo Agostinho participaram de uma série de ações no Parque Fernão Dias. O Colégio faz parte do Conselho Gestor do espaço, que é uma Área de Preservação Ambiental (APA), abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica, localizada nos municípios de Contagem e Betim. Além de piquenique e momentos de lazer, os alunos do 6° ano do Colégio Santo Agostinho participaram de atividades de artes. Os estudantes do 7° ano fizeram o plantio de 60 mudas típicas do Cerrado e da Mata Atlântica. Já os alunos do 8° ano foram os responsáveis pela fixação das placas para as mudas, além de participarem de trilha interpretativa e exploratória.

A estudante Lira Braga Lourenço, do 7º ano D do Ensino Fundamental da Unidade Contagem, conta que a experiência foi muito gratificante. “Nós desenvolvemos vários conhecimentos a respeito de plantas do Cerrado e Mata Atlântica. Com o apoio de nossos pais, professores e colegas, conseguimos plantar e restaurar o parque com êxito e para mim isso é muito importante. O Parque Fernão Dias era um lugar simplesmente abandonado há algum tempo, mas com a ajuda do nosso Colégio ele voltou ao que realmente tinha que ser – ele floresceu. Espero poder ver as grandes árvores no futuro!”, enfatiza. 

Na Obra Social, Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), no Barreiro, foram promovidas ações de sensibilização sobre coleta de resíduos eletrônicos e plantio de mudas no Parque das Águas, também na região do Barreiro. 

Em Bragança Paulista (SP), a Escola Santo Agostinho (ESA), organizou um mutirão de revitalização do espaço Ecopedagógico, que contou com limpeza e reforma dos canteiros da horta e poda da grama. A ação permitiu o plantio e uso das mudas na feira Sebrae, que é aberta a toda a comunidade.

No Rio de Janeiro, as ações serão no dia 29 de setembro, no Colégio AIACOM, obra social localizada no bairro Engenho Novo. A partir de projetos desenvolvidos pelos alunos, será realizada ação de conscientização na comunidade do entorno sobre o consumismo e uma reflexão dos impactos desse modelo de consumo no aumento dos resíduos, que causam danos significativos ao meio ambiente.

Todas as ações foram preparadas por meio de uma atividade integrada entre o Grupo de Trabalho, Envolvimento, Iniciativa Ambiental e Social – GTEIAS e a equipe pedagógica de todas as Unidades e Obras Sociais.

Novos Alunos

O Colégio Santo Agostinho, fundado em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha, já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.

Para aqueles que desejam proporcionar aos filhos uma educação inovadora, o Colégio está com inscrições abertas para o processo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2023, em suas quatro Unidades. Com um ensino contemporâneo, aliado aos desafios do novo tempo, o Colégio evoluiu sem perder a essência e a conhecida excelência acadêmica, estimulando o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Estão abertas as inscrições para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e, além disso, para a Educação em Tempo Integral na Unidade Nova Lima e para o High School Canadá nas Unidades Belo Horizonte e Nova Lima. Os pais ou responsáveis devem acessar o site admissao.santoagostinho.com.br para realizar a inscrição. Na página também estão disponíveis os editais, quadro de vagas, além da possibilidade de agendamento de visita para conhecer a estrutura física das Unidades. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia