28/09/2022 às 17h51min - Atualizada em 28/09/2022 às 20h00min

Contagem regressiva: veja como se preparar para o ENEM

Jean Karlo, coordenador de preparatórios da Refuturiza EDU, explica o que os estudantes devem priorizar

SALA DA NOTÍCIA Pine PR
REfuturiza Educação
 

Faltando menos de dois meses para a aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é chegada a hora de iniciar um cronograma de prioridades para a revisão do conteúdo. Pensando nisso, Jean Karlo, coordenador de cursos preparatórios da REfuturiza EDU, plataforma de educação para as classes C e D, explica sobre como os estudantes podem se preparar para esta reta final.

De acordo com o professor, é fundamental pensar, nesse período de contagem regressiva, quais áreas merecem um pouco mais de esforço e dedicação no período que antecede a prova. Afinal, hoje o ENEM é uma das principais portas de entrada às universidades. Isso porque a pontuação obtida no exame dá acesso a programas como o Sisu, para faculdades públicas, e ao Prouni, para bolsas de até 100% em faculdades privadas. 

“Estar atento a essas oportunidades é uma forma de buscar crescimento e ascensão social. Atualmente, existem diversos recursos de aprendizado que podem auxiliar os estudantes, como as videoaulas, podcasts, simulados e exercícios”, comenta. De olho nesse cenário, o profissional elenca 5 dicas:

1 - Elabore um plano de estudos: “Elaborar um cronograma de estudos é fundamental para a organização e otimização do tempo. Assim, dentro desse formato, o estudante conseguirá planejar a sua sequência de estudos, considerando a sua própria rotina”, explica Jean Karlo.

2 - Esteja atento às principais notícias do país e do mundo:  “Acompanhar os noticiários e compreender os temas que estão em alta em nível nacional e mundial ajuda os estudantes a construírem repertório sobre os fatos. Os participantes precisam estar bem preparados e informados, pois, em muitos casos, a própria mídia tem pautado debates importantes sobre temas sociais”, argumenta.

3 - Mantenha o hábito da leitura e treine redação:  “Ler é um ato que faz total diferença para aqueles que desejam escrever bem. Afinal, a leitura auxilia no desenvolvimento cognitivo dos candidatos, além de ajudá-los a criarem repertório e vocabulário para a escrita”, comenta o coordenador de preparatórios. Além disso, o profissional salienta que exercitar a escrita é essencial para que o estudante tenha domínio sobre o texto dissertativo.

4 - Faça exercícios com provas anteriores: “Fazer exercícios de provas anteriores ajuda os candidatos a entenderem a estrutura do exame. Desse modo, essa preparação prévia facilita o entendimento dos estudantes na hora da prova”.

5 - Busque diferentes fontes de estudo: “Hoje existem diversas formas de estudos, as quais podem ser adaptadas à rotina de cada pessoa. Além de cursos preparatórios, sejam eles gratuitos ou não, há diversos conteúdos disponíveis sobre as temáticas da prova, bem como podcasts e canais no YouTube que fazem essa revisão e preparação”, finaliza.

Sobre a REfuturiza: 

A REfuturiza é uma empresa do Grupo Cartão de TODOS focada em empregabilidade e educação detentora das iniciativas REfuturiza EDU, REfuturiza EMPREGOS e REfuturiza CAMPUS. Voltada para jovens e adultos das classes C e D, a marca tem como propósito ajudar cada pessoa a despertar o seu potencial para reescrever a sua história e conquistar o seu sucesso. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, preparatórios e cursos de idiomas a partir de R$9,99.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia