27/09/2022 às 16h50min - Atualizada em 28/09/2022 às 02h00min

Oxitec apresenta solução sustentável de controle biológico contra o mosquito da dengue na ExpoPrag

Contando com estande com neutralização de CO2, a empresa de biotecnologia participa pela 1ª vez do evento para mostrar o Aedes do Bem™ para o público

SALA DA NOTÍCIA CDI Comunicação - Assessoria de Imprensa
Divulgação

A Oxitec Ltd, líder no desenvolvimento de soluções de controle biológico de insetos, estará presente na ExpoPrag, o principal evento da América Latina sobre controle de vetores e pragas urbanas, entre os dias 28 e 30 de setembro. A empresa terá como destaque o Aedes do Bem™, tecnologia desenvolvida para entregar, de maneira simples, sustentável e eficaz, uma ferramenta de controle do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela -- que funciona apenas adicionando água.  

De acordo com Natalia Verza Ferreira, diretora geral da Oxitec Brasil, “é oportunidade ímpar para mostrar a representantes de empresas, estudiosos e ao público um grande avanço no controle seguro e direcionado de vetores de doenças, capaz de fornecer aos governos e comunidades uma solução biológica sustentável, ecologicamente correta, livre de tóxicos e, ao mesmo tempo, simples, escalável e economicamente viável”.  

Segundo a executiva, que também é cientista e doutora em Genética e Biologia Molecular, a adoção de medidas mais eficazes no controle do mosquito Aedes aegypti se faz cada vez mais importante, visto que só entre janeiro e junho deste ano o mosquito provocou mais de 1 milhão de casos de dengue no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. “É preciso inovar, já que as práticas e ferramentas tradicionais de controle do mosquito não têm gerado os resultados esperados já há algum tempo. A crescente resistência do Aedes aegypti aos inseticidas e larvicidas químicos preocupa, além do seu impacto na saúde e no meio ambiente”, ressalta. 

Anúncio de expansão 

Durante o evento, a Oxitec anunciará a expansão nacional de cobertura do Aedes do Bem™, por meio de parcerias com empresas que farão a comercialização e distribuição da solução para todo o país. Entre as companhias que já foram licenciadas pela Oxitec para distribuir o Aedes do Bem™ para empresas e governos estão a Detecta, que atenderá o Estado de São Paulo; a Bioseta, responsável pela região Sul do Brasil; a Prime, que comercializará a solução no Rio de Janeiro e no Espírito Santo; e o Grupo Expansão, que levará a solução para os demais estados do Brasil. 

“Estamos muito bem posicionados para atender governos, empresas e a população em geral por meio de distribuidores licenciados a partir do final de outubro, e em lojas de varejo com um produto novo para o consumidor a partir de janeiro de 2023. Com isso, será possível assegurar a cobertura de 100% da população brasileira”, explica Natalia. 

Estande sustentável     

Para participar da Expoprag, a Oxitec investiu em um estante totalmente sustentável, com neutralização de dióxido de carbono (CO2), em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade. “Toda a emissão de gases do efeito estufa que foi preciso para construir o espaço serão quantificados para realizar uma compensação ambiental nas mesmas proporções”, diz Natalia. Com isso, a empresa recebeu o selo de Evento Neutro de responsabilidade compartilhada. 

A Expoprag é um ponto de encontro do setor de controle de vetores e pragas urbanas para ativação de negócios, lançamento de produtos, geração de conteúdo, conhecimento de tendências e inovações do mercado, fortalecimento de relacionamento e networking. 

Sobre a Oxitec  

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam o gado. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Saiba mais em oxitec.com.br 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia