24/09/2022 às 10h39min - Atualizada em 26/09/2022 às 00h06min

“A escalada da Ciência e da Tecnologia ao longo da História” é o título do novo livro do engenheiro e pesquisador Fernando Alcoforado

Lançamento será nesta segunda (26) na Escola Politécnica da Ufba - Federação

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Nesta segunda (26) de setembro de 2022, às 18 horas, o engenheiro Fernando Alcoforado lançará, na Escola Politécnica da Ufba (Federação), o livro “A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade” (Ed. CRV). A publicação apresenta em mais de quatrocentas páginas debates de como a ciência e a tecnologia precisam ser colocadas a serviço da sociedade para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazer com que seus efeitos sejam benéficos para toda a população mundial e solucionar seus problemas atuais e futuros. Temas como "Os métodos da ciência na validação de medicamentos e vacinas e a pandemia do novo Coronavirus", "O conflito entre ciência e religião", "A ciência e os avanços do conhecimento em sistemas de educação", "As fragilidades do Brasil em ciência, tecnologia e inovação", integram os capítulos do livro.

De acordo com o autor, o termo escalada é, dentre outros, o ato ou efeito de ascender que é feito progressivamente. Isto é o que tem sido feito ao longo da história pela humanidade que, ao escalar a ciência e a tecnologia, promoveu o progresso econômico e social e criou as condições para tornar possível assegurar sua sobrevivência como espécie. “A contribuição da ciência e da tecnologia para a sociedade são inquestionáveis, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da educação, da alimentação, do meio ambiente, da indústria, da energia, dos transportes, das comunicações e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente”, explica Alcoforado.

Ainda segundo o autor, por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo em que vivemos e prospectar o futuro. “Suas realizações estão presentes desde o domínio do fogo até às conquistas resultantes da domesticação dos animais, o surgimento da agricultura e da indústria, da moderna ciência da informação e a conquista do espaço, as quais contribuíram para a espetacular melhora da qualidade de vida da humanidade no último século”, complementa.
Numa linguagem de fácil compreensão, inclusive para leigos em ciência e tecnologia, a obra apresenta a evolução da ciência e da tecnologia cobrindo vários séculos de descoberta e teorias científicas desde os primórdios da humanidade até a era contemporânea. Nela, transitam os maiores personagens da história da ciência e da tecnologia. 
 
É destinada às Universidades, aos gestores e pesquisadores no campo de ciência e tecnologia, aos professores universitários e estudantes das áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas e de Saúde, aos gestores dos setores de produção agrícola, industrial, de comércio e de serviços, aos órgãos governamentais dedicados à ciência e tecnologia e para todos que desejarem adquirir amplos conhecimentos em ciência e tecnologia. 


Fernando Alcoforado, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema Confea/Crea é engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos. É autor de livros importantes, a exemplos de Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016) e A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021). 
O lançamento deste livro conta com o apoio da Escola Politécnica da Ufba, Instituto Politécnico da Bahia, Crea-BA e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. E no canal do youtube do autor é possível conhecer, além desta publicação, outros temas relevantes da nossa história, ciência e tecnologia.
 
SERVIÇO
Lançamento do livro “A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade” (Ed. CRV)
Autor: Fernando Alcoforado (engenheiro e professor)
26 de setembro de 2022, às 18h
Escola Politécnica da Ufba - Rua Aristides Novis, 2 – Federação 
(com estacionamento disponível)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia