21/04/2020

Porto Mauá,está com o nível das suas águas bem baixo e transparentes.

Rio Uruguai

Foto: Silvio da Silva Vargas Fotos Publicas

O rio Uruguai, em Porto Mauá, principalmente na localidade de Volta Grande, distante em torno de 8 km da cidade, está com o nível das suas águas bem baixo e transparentes.

Olhando-se do alto, é possível ver nitidamente onde cruza o canalão (largura 10 a 15m e profundida 25 a 30m) e as pedras no fundo do seu leito, sendo que as pedras estão começando a ficar emersas, mas nada comparável ao que ocorreu no dia 24 de maio de 2012, quando era possível atravessar a pé, em sentido transversal (oblíquo) o rio Uruguai até à Argentina, numa distância aproximada de 1.000 metros, sendo que em linha reta a distância é de 770m, bastava apenas cruzar o canal com um caíco.

Algumas secas: 2012, 2005, 1979 (2ª maior) e 1942 (maior seca com 6 meses sem chuva).

As imagens e o baixo nível do rio Uruguai, mostram o percurso realizado pelo canalão, sendo que na segunda e terceira ilha, cruza ao lado de ambas, entre um e dois metros de distância, em alguns lugares passa a menos de dois metros do barranco do rio, sendo um perigo para quem frequenta estas duas ilhas e a própria costa do rio. O baixo nível também revela as pedras e o perigo que elas representam para as embarcações que frequentam o rio, por estes motivos, é indispensável o uso de coletes salva vidas aos que frequentam o rio.

Na localidade de Três Pedras, interior de Novo Machado, basta passar o canalão, que é possível atravessar o rio Uruguai a pé, caminhando sobre as pedras emersas do rio Uruguai, num percurso de apenas 500 metros de distância.

Texto: Vilson Winkler

Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp